terça-feira, 14 de outubro de 2014

COMO TRANSFORMAR FOTO DIGITAL COLORIDA EM PRETO E BRANCO


ATILA'S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS





Como transformar uma foto digital colorida em Preto e Branco, utilizando a edição de imagem do Picasa 3:


Para postar as fotos no meu Blog, dentre vários softwares especializados em postagem e correção de imagens, optei pelo Picasa 3.








 O que é o Picasa 3:

Assim como outros programas de fotoshop disponíveis na rede, o google desenvolveu um aplicativo que serve como fotoshop e é mais simples de ser usado, oferecendo funções que são desconhecidos em outros programas, além de ser um organizador de imagens, o Picasa 3 oferece um visualizador de imagens onde facilmente pode ser dado zoom sobre a imagem, o diferencial é que o zoom é feito sem efeitos de pular fotos, o que o torna mais interessante. Para selecionar novas fotos basta clicar nas setas que ficam na parte de cima do aplicativo, e o visualizador de imagens aparece com o fundo escurecido e somente a imagem selecionada fica em destaque.

A parte responsável pela edição de imagens esta com bastantes novidades, e bem fácil de usar, com um manual simples e dando a opção de desfazer tudo após usar a imagem, outras funcionalidades interessantes são as colagens que da o suporte para se fazer montagens de varias fotos em uma só, onde você poderá empilhar as imagens da maneira que desejar, e o aplicativo auxiliam nos ajustes e melhor posicionamento das imagens, alem das imagens tem a opção de filme, onde pode se criar um filme com todas as fotos desejadas, podendo adicionar slides de textos no meio das imagens e após a criação é dada a opção de enviar direto para o youtube. Para ter esse novo aplicativo é simples, basta clicar nesse link http://picasa.google.com.br/  e fazer o download e aproveitar desse mais novo beneficio que nos é dado.

Utilizando as ferramentas do Picasa 3, abaixo exemplifico, passo a passo, como transformei uma foto digital colorida em Preto e Branco:

1 - passo: Abra o Picasa3 e selecione a foto;

Foto (1) – original.
















2 - passo: Você pode após selecionar a foto clicar duas vezes nela e abrirá uma janela já no item para a transformação ou, também, selecionar a foto, clicar em Imagem, Visualizar Editar, ligará as opções, Básico, Ajuste e Efeitos. Clica em Efeitos, e escolhe a opção P&B filtrado, automaticamente a foto ficará em Preto e Branco;

Foto (2) – Efeito, P&B filtrado.















3 – passo: Já com a foto em preto e branco, modelo acima, foto (2) você pode aperfeiçoá-la ainda mais para chegar a sua finalidade, clique na opção Básico, Estou com sorte (correção das luzes e cores com um clique) e pronto, num clique a foto foi transformada mais uma vez conforme exemplo abaixo; e

Foto (3) – Efeito, P&B filtrado + Básico, Estou com sorte.


4 – passo: Aproveitando o modelo acima, foto (3), aplica-se mais uma transformação, clique em Efeitos saturação e no botão móvel zera a saturação, pressione o botão Aplicar. Volta para o Básico e clica em Autocontraste + Autocor + Luz de preenchimento + botão móvel e  deslize-o para a direita, obtendo, assim, mais uma nova exposição, foto (4).

Foto (4)  Efeito, P&B filtrado + Básico, Estou com sorte + Efeitos, saturação zerada + Básico, Autocontraste + Autocor + Luz de preenchimento, botão móvel.
















Esses foram alguns dos exemplos de como se altera as fotos digitais coloridas em Preto e Branco. Você ainda pode trabalhar a imagem com vários ajustes e desfazê-los passo a passo.

O Picasa 3 oferece mais opções para trabalhar com a imagem, além dessas que foram utilizadas nos exemplos acima existem várias maneiras, no próprio Picasa 3, de aperfeiçoar e transformar suas fotos digitais coloridas em Preto e Branco.

Faça você mesmo essa experiência e verá como é fácil a sua utilização. Use a sua criatividade para que suas fotos fiquem cada vez mais perfeitas e bonitas.

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS