domingo, 21 de novembro de 2010

Dicas de Fotografia - Como Fotografar Shows e Espetáculos

Como fotografar Shows e Espetáculos por

 Karina Santiago


Este é um artigo escrito por  Karina Santiago publicado por Claudia Regina no site:
http://www.dicasdefotografia.com.br/como-fotografar-shows-e-espetaculos

Atendendo ao generoso convite da Claudia Regina vou passar pra vocês algumas dicas de como fotografar shows e espetáculos teatrais. Me especializei nessa área por também trabalhar como produtora musical e ter cursado algumas matérias de Artes Cênicas na Universidade de Brasília. Acabei então juntando todas as paixões e atualmente esse tipo de foto é 95% de todo meu trabalho fotográfico.
Vejo muitas fotos de shows e espetáculos que são um desastre. Pra ser sincera, a maioria. Vem de erros básicos como ISO e velocidade. A busca da facilidade de se usar um ISO alto acaba com qualquer foto de show.

Brinco sempre que essa é uma área da fotografia amiga da dor. Porque sair de uma sessão de fotos de show ou espetáculo é sair de um grande desgaste do braço, um “acessório” determinante nas fotos.
1.Equipamento
Em shows e espetáculos, as condições de iluminação são críticas e o uso de flash é totalmente desaconselhável, na maior parte das vezes, por vários motivos. O principal deles é que provavelmente você vai incomodar àqueles que assistem e os que se apresentam. Em peças teatrais é proibido o uso do flash. O segundo é que o flash vai tirar todo o clima da apresentação. O uso de objetivas claras é uma necessidade, caso contrário compensar isso será bem complicado, mas não impossível. Uma tele-objetiva é necessária porque dependendo da altura do palco o ideal é estar mais afastado para não se ter apenas fotos de baixo pra cima.

2.ISO
O principal erro que se pode cometer para esse tipo de fotografia é colocar um ISO muito alto. Devido à quantidade de áreas de sombra que normalmente existem, tratando-se de iluminação de palco, o ruído vai estragar sua imagem. Então eu sempre aconselho que se use ISO máximo 800 e em casos extremos 1000. Mais que isso você não mais terá uma foto excelente (perfeita), por melhor que seja o redutor de ruído da sua câmera. Lembre-se: você está fotogrando um motivo cuja iluminação foi pensada para criar áreas claras e áreas de sombra dura. Evite ter uma foto com todas as partes claras, a sombra é sua amiga.

Abaixo um exemplo de foto (à esquerda) com ruído e (à direita):

Peça O Direito Ao Grito

3. Abertura
É preciso fotografar 100% manual pois usando qualquer outro tipo de programa da máquina fica inviável o controle absoluto. A abertura vai depender da sua objetiva, mas mesmo que tenha uma f/2.8 ou maior eu não aconselho o uso de uma abertura tão grande a não ser que seja um close. Caso contrário você terá o foco numa área muito restrita pois a profundidade de campo será pequena. Uso sempre abertura por volta f/4.0, quando quero deixar apenas uma pessoa focada e abertura f/8.0 pra mais de uma.

Abertura f/4.0, primeiro plano focado:

Espetáculo Dingou Béus – Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo


Abertura f/8.0 com todos os artistas focados:

Espetáculo Sexo, a Comédia – Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo

4. Velocidade
É geralmente aqui em que a dificuldade aparece. Não dá pra fotografar shows e espetáculos com tripé, porque a movimentação do artista inviabiliza a máquina parada. Só que com ISO em no máximo 800 e abertura não tão grande, a velocidade tem que ser baixa e aí haja braço. Sim, o segredo pra uma boa foto de show é o braço. Jamais menos de 1/30, mesmo com IS, porque o próprio movimento do artista vai estragar sua foto. 1/40 é uma velocidade boa se você não estiver usando uma tele, caso contrário 1/100 com uma objetiva entre 200 e 400mm. Infelizmente achar a velocidade ideal dependendo da luz de palco, vem com a prática, pois o gráfico em nada vai te ajudar e provavelmente mostrará uma falsa subexposição, assim como o fotômetro. Alguns movimentos são benéficos, como mãos ou o instrumento se movendo. Esse tipo de movimento é seu amigo, não se preocupe com uma imagem 100% estática. Mas lembre-se que o rosto precisa estar estático.



Show Marco Lobo Quinteto

5. Enquadramento
Nada melhor do que a boa e velha regra dos terços para determinar um bom enquadramento. O uso dessa regra te dará pelo menos 70% de chance de acertar. Estude-a e use, não só pra fotos de espetáculos e shows, mas para fotos em geral. Vejo muitos problemas de enquadramento que seriam resolvidos pelo simples conhecimento dessa regra. Cuidado para não colocar na linha imaginária inferior e ficar com um quadro estranho.
Aprenda aqui como utilizar a regra dos terços na fotografia.

Show Kleiton e Kledir


6. Qualidade da Foto
Fotografar em RAW vai facilitar muito caso você tenha uma iluminação muito fraca e precise clarear a foto na pós produção. Não gosto de recorrer a esse recurso, mas às vezes é necessário. Então nesse ponto o Adobe Lightroom vai salvar sua vida se você tiver fotografado em RAW. Mesmo porque em JPEG provavelmente a máquina vai interpretar a luz como quiser e você não terá um resultado real. Caso preciso usar o Lightroom, use os recursos de Fill Light e Blacks, além de poder aumentar um pouco a exposição.


7. Pontos gerais a serem observados
Evite inclinar a linha do horizonte. Muitas pessoas pensam que isso vai dar “movimento” à foto e o que se tem é, na maior parte das vezes, apenas uma imagem brega;
Nem sempre o artista em primeiro plano deve ser seu motivo principal. Olhe com carinho para todos os músicos em palco;

No final do show ou espetáculo sempre haverá uma saudação final, fique atento para pegar esse momento;
Aquele momento especial vai surgir rapidamente, então esteja a postos;

Cuidado com iluminação vermelha, ela não é muito bem interpretada nos sensores das máquinas digitais;
Vai publicar a foto na internet? Marca d’água nela. Esse tipo de imagem é uma das que mais são “roubadas”. Tenha também o cuidado de colocar suas informações nos Metadados de cada foto;

Prática é tudo porque os recursos da máquina não te ajudarão muito. Então treine o olhar, veja o trabalho, analise velocidade e abertura e acostume-se a ser um “fotômetro”.

No mais, boas fotos e bom show.


Show Pedro Vasconcellos e Eduardo Belo

Karina Santiago. Veja as fotos dela em www.picasaweb.com/karinasantiago.


ATILA'S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


Nenhum comentário: