terça-feira, 27 de março de 2012

Fotografia Digital - Capítulo VI - Situações Especiais


ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
FOTOGRAFIA DIGITAL – Situações especiais
(Artigo tirado da revista FOTOGRAFIA DIGITAL, da Editora Escalawww.escala.com.br).
Uma verdadeira arte – Harmonia é o principal objetivo no momento da idealização de uma boa e inesquecível foto.

Capítulo VI
Situações Especiais


Cenas e temas
Diversos momentos exigem preparo diferenciado e técnicas específicas do fotógrafo.

FOGOS DE ARTIFÍCIOS
Quantas vezes você já tentou fotografar aquela chuva de fogos de artifício no réveillon? E o resultado? Saiu como o esperado? Caso nunca tenha conseguido a imagem desejada, não se preocupe, é só seguir nossas dicas:

Equipamentos necessários

  • Uma câmara digital (não automática)
  • Uma objetiva grande-angular
  • Tripé

Técnica

  • Utilize o ISO 200.
  • O tempo de exposição será de 4 segundos.
  • A abertura do diafragma de f/11.
  • O tripé é para a fotografia não sair tremida.
  • A grande-angular é necessária para pegar toda cena. Lembre-se que os fogos de artifício vão bem alto.
  • Desligue o flash.

Câmeras automáticas/compactas

  • Fique bem afastado da queima de fogos.
  • Caso não tenha um tripé, pode apoiar a câmera no chão ou em qualquer lugar onde ela fica estática.
  • Utilize o ISO 200.







FOTOGRAFIA COM MOVIMENTO
A técnica de movimento é muito utilizada em fotos de esportes, danças, movimentação de automóveis, entre outros. Mas como os fotógrafos conseguem deixar aquela sensação de velocidade em algumas fotografias? E como eles conseguem congelar aquela ação? Não se preocupe, não é uma técnica tão complicada. Veja como realizar ótimas fotografias utilizando a velocidade do disparo e de do obturador:
  • Caso o objetivo seja priorizar a nitidez, deve-se usar velocidade de obturação alta, aproximadamente 1/100 s. Se a ideia for deixar aquele rastro, então utilizada uma velocidade mais lenta, de 1/30 s.
  • Observe o que vai fotografar, por exemplo: um maratonista tem velocidade bem menor do que um carro de corrida ou ciclista.
  • Fotos de movimento exigem distância do assunto. Por isso a lente mais indicada é uma teleobjetiva.
  • Faça testes até o resultado sair como o esperado.
  • Fotos noturnas que deixam rastros dos faróis dos automóveis pedem velocidade do obturador bem baixa. Às vezes a utilização do tripé é necessária.
Se você gosta de fotografia de shows e tem vontade de produzir boas imagens para mostrar aos amigos, que tal postar na Internet ou quem sabe fazer cobertura fotográfica desses eventos?
 

FOTOS DE CASAMENTOS

A fotografia de casamento é um bom caminho para a profissionalização, mas exige muito cuidado do fotógrafo.
O mais importante é ter consciência da importância dessa data para os noivos e familiares. Antes de sair por aí fotografando casamentos, não se esqueça que não dá para repetir a cerimônia.

Equipamento
Máquina – leve duas câmeras, uma fica de reserva.
Objetiva – zoom 28/35-80/90/105 mm.
Flash – use os modelos mais potentes (Frata, Metz ou Nissin). O uso do flash acionado por fotocélula é recomendado. Ele garante melhor iluminação.

Como começar?
A melhor maneira de começar é praticando no casamento de amigos e parentes. Contudo, não venda seu serviço e avise para não dispensarem o serviço de um profissional.
Converse com algum profissional que já realiza esse trabalho. Veja a possibilidade de trabalhar como assistente.

Equipe
Esse é o tipo de evento que é impossível trabalhar sozinho, pois você vai precisar de ajuda de alguém com responsabilidade para não faltar no dia da cerimônia.
O fotógrafo e seu auxiliar precisam estar vestidos em trajes sociais.
Treine seu assistente, converse e diga o que ele irá fazer.

Passo a passo
  • Nunca deixe de fazer as fotos da noiva no carro, entrada na igreja, casal junto com o padre, padrinhos e plateia.
  • Em locais pequenos é inevitável que o cinegrafista e o fotógrafo fiquem próximos demais. Procure conversar com o outro profissional, veja o que é possível fazer.
  • Utilize velocidade de aproximadamente 1/90. Vai perder um pouco de luz, mas terá imagens mais estáveis.
  • Além da fotocélula, é possível usar radio flash. Seus auxiliares vão posicionar os flashs.
  • Use o ISO 400. Mas se for utilizar o melhor é ISO 100 ou 200, isso garante mais qualidade na ampliação.
  • Utilize sempre o modo manual. Para fotos estáticas, use velocidade 1/30. Para a entrada e saída dos noivos, 1/60 com abertura f/5.6.
  • Fique atento aos movimentos de emoção dos noivos e pais. Não perca o momento dos cumprimentos, sempre rendem belas imagens.
  • Depois de ter feito as fotos que não podem faltar, tente ângulos mais criativos. Um close do beijo, de uma lágrima ou um sorriso.




FOTOGRAFIA DE SHOWS
Todos os eventos, nacionais ou internacionais exigem credencial. Então será necessário entrar em contato com as assessorias de imprensa.
Caso seja uma cobertura independente, a dica é crie um blog, site e poste as fotos lá.
Use essa plataforma para vender seu peixe para as assessorias.
Caso não consiga a credencial, certifique-se com a organização se é permitida a entrada do público portando equipamento de filmagem ou fotográfico. Se for proibido, esqueça. Mas se for permitido, compre seu ingresso e mãos à obra.

Veja algumas dicas:
  • Procure um ponto onde tenha espaço suficiente para você ter mobilidade.
  • Nunca use flash. Os artistas não suportam aquela luz no rosto, já precisam suportar diversos canhões de luz direcionados para o palco.
  • Trabalhe com ISO 800 ou 1600. Observe se a luminosidade do palco é alta. Caso esteja, procure utilizar ISO menor para não ter muita granulação na foto.
  • Os fotógrafos profissionais aconselham uma velocidade de 1/60 s. Dificilmente as fotos saíram tremidas. Caso sinta segurança, pode utilizar velocidade 1/100 s.
  • Utilize o foto automático.
  • Utilize uma objetiva zoom. Com ela vai poder afastar e aproximar do assunto de forma rápida.





AUTORRETRATO
A chegada do Orkut, Myspace, Facebook e outras páginas de relacionamento na Internet fizeram aumentar as fotos de autorretrato. Se você já tentou fazer isso, notou que é preciso várias tentativas para alcançar o resultado desejado. Portanto, como tempo é dinheiro, observe como pode economizá-lo:

Passo a passo

  • Se sua câmera for reflex (sistema de espelho no corpo da câmera, que mostra a fotografia exatamente como o fotógrafo vê através de seu visor), utilize o modo manual, assim consegue um resultado bem melhor.
  • Pode utilizar um tripé ou algum lugar para apoiar o equipamento. Normalmente, os autorretratos mais interessantes são feitos sem esse auxílio. As fotos mais criativas são realizadas só utilizando as mãos.
  • Pegue um objeto e faça o foco na mesma distância que você vai ficar da câmera. Faça também a fotometria da luz.
  • Feito isso, é só substituir o objeto pela pessoa.
  • Caso deseje uma imagem bem próxima do rosto, utilize o modo macro (representado por uma flor na maioria das câmeras digitais).
  • Outra possibilidade de autorretrato é fazer uma foto com espelho, mas dispense o flash.
  • A ideia do autorretrato é ser diferente mesmo e mostrar suas diversas facetas.
  • Os autorretratos do artista plástico e cineasta Andy Warhol (Pittsburgh, 06/08/1928 – Nova Iorque, 22/02/1987) é um ótimo material de referência.



Primeiras cenas

PÔR-DO-SOL
Fotografar o pôr-do-sol é sempre uma ótima ideia. Com certeza, é um das cenas mais belas que a natureza proporciona.

Aí vão algumas dicas:

  • Fotografar castelos de areia: Fique no mesmo nível que o castelo e garanta que sua família também esteja no mesmo nível.
  • A melhor luz será geralmente no final da tarde ou de manhã cedo.
  • Observe os animais na praia, tais como caranguejos e fotografe-os usando a sua função macro.
  • Experimente em pé na água, mantendo sua câmera perto da água e bata a foto tendo como alvo a praia. Mantenha o flash. Isto irá “preencher” as sombras sobre seus rostos (especialmente se seus temas estão usando chapéus).
  • Tenha cuidado com sua câmera, areia e água salgada são muito nocivas e podem danificá-las!
  • A maior dificuldade ao se fotografar o pôr-do-sol está na medição correta da quantidade de luz. A luz direta, vinda do sol, faz com que somente ela seja considerada pelo fotômetro interno da câmera e as áreas adjacentes fiquem escuras, sem detalhe algum, como na fotografia abaixo.


 Passo a passo
  • Utilize uma teleobjetiva acima de 200 mm. Ela permite uma imagem mais próxima do sol. Se sua câmera é automática, utilize apenas o zoom óptico.
  • Faça a fotometria (medição de luz) no céu e nunca diretamente para o sol. Repare que a beleza da foto é a coloração do céu avermelhado ou alaranjado.
  • Algumas câmeras automáticas possuem uma medição de luz parcial da área (spot meter). Isso ajuda, pois dessa maneira é possível medir a área do céu que se deseja que fique com a luz correta.
  • Se o pôr-do-sol é em uma praia, você pode chegar mais próximo da água e tentar ângulos diferentes.
  • A praia é um lugar fantástico, não só para fotografar a família e os amigos se divertindo, como para obter algumas boas fotos de paisagem
Exemplo
Raríssimas vezes encontramos um pôr-do-sol avermelhado, igual a este que fotografamos. A localização geográfica, o clima, a época do ano e as condições do tempo vão dar a tonalidade ao espetáculo. Geralmente ele acontece amarelado, com poucos tons de laranja ou vermelho. Quando encontramos um pôr-do-sol avermelhado vale qualquer esforço para tentar obter uma boa foto. O resultado, por pior que seja sempre agradará.
Se a sua máquina possui zoom óptico, use-o. Não aconselho o uso do zoom digital. Raríssimas câmeras têm um zoom digital quase semelhante, em qualidade ao zoom óptico. A Canon S5IS é uma delas, que com um zoom óptico de 12x consegue multiplicar esse valor por 4, aproximando o assunto 48 vezes, quase sem perder a qualidade. Mas para fotografar esta cena, não precisa, e nem deve usar, tanta aproximação. A função tele, nessas fotos, é realçar o plano de fundo em relação aos elementos do primeiro plano, quando houver.
Quanto à fotometragem, devemos medir a luz nas áreas adjacentes. Nas câmeras automáticas, basta apontar para o céu, por exemplo, apertar o disparador até a metade e mantê-lo nesta posição tão logo a regulagem esteja concluída. Isso fará com que ela não se perca. Em seguida, aponte novamente para o assunto principal, o sol, e faça a tomada da fotografia com a regulagem obtida na focagem do céu.



FOTOGRAFIA DE MODELOS
Fotografar modelos é o sonho de muitos iniciantes. A melhor maneira de começar é contar com ajuda de amigos (as) ou namorados (as).
O importante no trabalho com modelos é dirigir a cena e não esperar que a pessoa saiba o que você quer. Se o objetivo é fazer fotos de nu artístico, seja mais cauteloso e leve o ensaio a sério. O mais importante entre o fotógrafo e o (a) modelo é a confiança.

Equipamento

Objetiva – zoom de 80/105/135 mm ou 300 mm. Caso não tenha esse tipo de lente, não precisa comprar. Seja criativo.

Flash – nas externas use flash menos potente (de preenchimento) ou para efeito com luz direta (sem rebatedor) nas internas. Você pode direcionar o flash para uma parede branca ou teto, isso vai suavizar a luz do flash.

Passo a passo
  • A abertura e velocidade que vai usar é uma escolha sua. Lembre-se, quem vai dirigir a cena é você. Use toda a técnica que aprendeu nos capítulos anteriores.
  • Converse bastante com a pessoa que vai fotografar, mostre alguma referência do que pretende fazer (fotos de revistas). Criar confiança é importante para o (a) modelo ficar mais à vontade.
  • Explique as poses. Evite tocar na pessoa, deixe que ela se posicione. Não deixe o (a) modelo ficar enfurecido (a) e não o (a) segure muito tempo em uma posição.
  • Utilizar objetos para o (a) modelo interagir é interessante. Cadeiras, bolas grandes e coloridas, um tecido. Esses objetos valem muito quando a ideia é realizar um ensaio nu.
  • Faça closes, não fique preso somente nas poses. Dispense aquele plano de 3x4.
  • Fotografe sem afobação. Tenha calma e passe essa tranquilidade para o (a) modelo.
  •  Use e abuse da iluminação. Tente fotografar com velas, lanternas, abajur, entre outras. Não use uma luz chapada sobre o (a) modelo, isso tira toda a graça do corpo.
  • Dispense fetiches exagerados, o resultado pode ser uma foto de mau gosto. Lembre-se que vai mostrar seu trabalho para outras pessoas.
  •  Um dia antes de fotografar o (a) modelo, é importante que ele (a) não use roupas com elásticos, isso deixa marca no corpo. Um banho morno ajuda a amenizar as marcas.
  • Evite locações com muita informação, isso desvia a atenção do (a) modelo. Praias são ótimos lugares para realizar belas imagens.
 
(continua - Próximo capítulo, Photoshop).

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

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