quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Guia de iniciantes para Preto e Branco



ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


(Reprodução do texto e fotos da matéria publicada na revista “Fotografia para iniciantes” – Ano 1 N° 3, da On Line Editora – site: www.revistaonline.com.br)


Guia de iniciantes para Preto e branco
Você descobrirá novas oportunidades quando passar a enxergar de forma monocromática.

Fotografias em preto e branco podem ser deslumbrantes. Elas funcionam em qualquer condição climática, dentro ou fora de casa, e com diversos assuntos diferentes, Isto acontece porque imagens sem nenhuma cor dependem de luz e contraste para produzir a profundidade e gerar interesse. Objetos com uma vasta gama de contraste funcionam ainda melhor, e isso significa procurar por qualquer um com uma grande variedade de tons: do branco puro ao preto piche, e qualquer tom intermediário.

Considerar a luz solar disponível ou ampliar a iluminação com seu flash pode ser uma excelente maneira de aumentar o contraste em fotos preto e branco. Pense em adicionar uma forte luz lateral para fotografar retratos, ou clicar paisagens em um dia nublado para que você tenha muito branco, cinza e tons escuros no céu.

Criar fotos em preto e branco pode ser muito simples, e existem diversas maneiras de fazê-lo. Usar o modo predefinido da câmera é o mais fácil, pois permite que você veja a foto final na hora.

No entanto, mesmo nas fotos em preto e branco, a gama de cores ainda afeta a aparência da foto final. Portanto, tirar uma foto colorida e usar um software de edição de imagens para remover e editar os tons de cor geralmente garante melhores resultados.

Aprenda o que procurar e como tirar fotos monocromáticas fantásticas







 
Decifrando jargões
Contraste
O contraste de uma foto se refere aos tons do objeto, que vão do branco ao preto, ou do tom mais claro ao mais escuro. Uma foto com áreas brancas ou pretas é chamada de uma cena de alto contraste. Se tiver muitos tons de cinza, é uma cena de baixo contraste.


Cinco passos para excelentes fotos em preto e branco
O1 – Inspiração
         Fotografias em preto e branco funcionam bem com muitos assuntos, e você pode melhorar a aparência geral de muitas fotos removendo toda a cor da cena.

02 – Paisagens
            Paisagens são muito populares na fotografia em preto e branco, uma vez que os muitos tons e cores da cena podem ser reforçados quando convertidos para preto e branco.

03 – Configurações
            Existem muitos modos específicos de fotografar em preto e branco e, dependendo da câmera, existem filtros de arte criativos que podem realçar ainda mais a aparência da foto.

04 – Retratos
            Remover a cor de um retrato pode eliminar qualquer distração da foto, bem como chamar a atenção para a expressão e os detalhes do rosto do modelo.

05 – Edição
            Algumas das melhores fotos em preto e branco são criadas após a remoção da cor em um programa de edições de imagens. Mostraremos a você as melhores técnicas para conversões criativas.






1.   Inspiração
Use a fotografia em preto e branco a seu favor
Existem muitos assuntos que funcionam melhor em tons de cinza com a ausência de cor melhorando a imagem.

Fotografia em preto e branco pode parecer uma técnica simples de dominar. No entanto, ela não é adequada a todos os assuntos e, com frequência, pode ser usada no contexto errado, resultando em imagens entediantes.

Fotografias com uma grande quantidade de detalhes de textura são excelentes para preto e branco, já que a conversão ressaltará os detalhes em todas as áreas da foto, do principal ponto de foco a todo e qualquer ponto de interesse no fundo.

O preto e branco também pode ser usado para melhorar uma foto, removendo a cor que distrai do assunto principal e direcionando o foco para onde realmente deve estar. Isto funciona bem em fotos com um segundo plano fora de controle e que possa perturbar.



2.   Paisagens
Use o preto e branco para aprimorar uma paisagem
O céu está entediante?
Descubra como salvar sua imagem

Paisagens são ótimas para as fotos em preto e branco, principalmente por sua ampla gama total. A conversão de paisagens para preto e branco também realçará os detalhes da cena, e pode ser usada como uma ferramenta para resgatar céus sem graça.

O céu, em qualquer foto, é muito importante, mas ainda mais quando você fotografa em preto e branco. Um céu plano entediante resultará em um céu sem vida e branco, o que pode tirar a graça de toda a imagem. Céus nublados, com muitas formações de nuvens, conterão uma maior quantidade de contraste, o que é perfeito para preto e branco, como mostramos em nosso exemplo...






Dica técnica
Nas fotos em preto e branco, a iluminação é tudo. Tente usar a luz do sol para adicionar profundidade e detalhe a sua foto.






3.   Configurações
Utilize as configurações disponíveis
Brinque com os diferentes filtros e faça a conversão no computador para ver o que produz o melhor resultado.

Existem duas maneiras principais de criar imagens em preto e branco – filtros de arte embutidos ou edição de imagem na pós-produção. Muitas câmeras digitais hoje vêm com uma série de modos de cena e filtros artísticos consagrados, incluindo o preto e branco. Estes modos buscam remover a cor e realçar o contraste da foto. O modo Sépia é muito popular e procura recriar o efeito de filmes antigos, ao passo que muitas câmeras oferecem o modo Filme Granulado, que converte suas fotos para monocromáticas e adiciona granulação com ruído, como as antigas fotos de filme.

No entanto, muitos fotógrafos ainda escolhem ignorar estes modos automáticos e convertem suas fotos coloridas para preto e branco usando softwares de edição de imagem após fotografar.

Descobriremos abaixo se os efeitos embutidos na câmera ou a edição das imagens dá o melhor resultado.




4.   Retratos
Faça retratos em preto e branco
Com a iluminação correta, qualquer clique pode ficar excelente.

         Retratos são muito populares na fotografia em preto e branco. Converter um retrato para preto e branco pode suavizar e ressaltar tons de pele, bem como aumentar os detaçhes as expressão facial. Bebês e pessoas de mais idade fivam ainda melhores com as rugas e as texturas da pele sendo ressaltadas, mas qualquer modelo funciona, conforme mostraremos a seguir.

            Remover a cor da foto vai ajudar a obter uma iluminação mais atraente, além de remover quaisquer distrações do segundo plano. Isso também ajuda a chamar atenção ao ponto de foco principal da imagem – os olhos do fotógrafo.

            Retratos também se beneficiam do uso de diferentes efeitos, tais como iluminações high key (baixo contraste, alta exposição) e low key (alto contraste, imagens com tons mais escuros), que ajustam a direção e força da iluminação na cena e podem ser conseguidos ao usar os modos embutidos da câmera ou iluminação extra, como efeitos do flash.

Decifrando jargões
High e low key
Imagens high key são, geralmente, aquelas que contêm a maioria de tons claros, ao passo que imagens low key contém tons e cores mais escuros. Os efeitos high e low key podem ser ressaltados usando consagrados modos de cena e artísticos, que possibilitam enfatizar os tons da cena.



5.   Edição
Use as conversões de preto e branco de forma criativa
Confira um toque de cor no Elements com o nosso tutorial de coloração seletiva.

         Coloração seletiva é o processo de converter uma imagem para preto e branco, mas escolhendo uma parte específica dela para manter colorida.

            Essa técnica destaca o objeto colorido como sendo o ponto focal da foto. Isto deixa o resto da foto sem cor e chama a atenção para o tema escolhido. Experimente para ver como fica!









ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS



Nenhum comentário: