terça-feira, 2 de outubro de 2012

Banco de Imagens: Dinheiro ao alcance dos dedos




ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
(Artigo publicado na revista “fotomania” Nº 08, da Case Editorial – Site www.revistafotomania.com.br )

DINHEIRO AO ALCANCE DOS DEDOS

                        Uma das maneiras de se ganhar dinheiro com a fotografia e projetar seu nome no mercado, é participar dos bancos de imagens, Neles é possível aumentar seu rendimento vendendo as suas fotos e a de outros fotógrafos.

                        As vendas de fotografias para as agência de bancos de imagens é um negócio muito praticado hoje em dia na internet. A grande maioria deles possibilita que você indique fotógrafo e/ou clientes, que através de vendas efetuadas, lhe proporcionam uma porcentagem de lucro, que é variável a cada banco. O uso dos bancos de imagens são utilizados por agências de publicidades e design, que mediante assinaturas, recebem um número de créditos ou de descargas para serem gastos ou baixadas com  fotografias, vídeos, ilustrações e gráficos, por um determinado período.

                        São necessários softwares chamados “Referral Program”, que podem ser baixados gratuitamente na rede. São programas de referência, como o próprio nome diz, e servem para gerenciar e gerar acordos comerciais. Através deles é possível controlar as entradas e saídas, assim como as comissões pelas vendas efetuadas de seus produtos ou dos que você indicou.
Confira alguns dos Bancos de Imagens mais conhecidos:


ISTOCKPHOTO
São os pioneiros do mercado. A intenção deles é ser o seu “agente” e se possível, com exclusividade sobre seu material. Oferecem lucros de 15% a 45%. Para o contribuinte não exclusivo paga-se entre 10% e 20% por material descarregado. O pagamento é feito após o acúmulo de US$100 em sua conta.

O programa funciona com base na compra de créditos e premia aos usuários com o maior número de descargas realizadas. Confira a tabela com os valores dos créditos, a “moeda” utilizada no programa:

12 créditos = US$ 18,00 ($1,54/unidade)
26 créditos = US$ 39,50 ($1,52/unidade)
50 créditos = US$ 75,00 ($1,50/unidade)
120 créditos = US$ 175,00 ($1,46/unidade)
300 créditos = US$ 430,00 ($1,43/unidade)
600 créditos = US$ 800,00 ($1,33/unidade)
1000 créditos = US$ 1.250,00 ($ 1,25/unidade)
2000 créditos = US$ 2.250,00 ($ 1,13/unidade)


DREAMSTIME

                        Em 2010 esta agência fotográfica possuía mais de 10 milhões de imagens online, cerca de 100mil colaboradores e mais de 2,5 milhões de usuários. É um dos sistemas mais utilizados pelos seus benefícios imediatos. Por sua inscrição recebe-se US$5 e o direito de colocar seu banner em seu site.

                        O fotógrafo recebe entre 30% e 60% por transação e se a imagem for exclusiva, 10% a mais. Para cada usuário cadastrado por meio de link, você recebe 10% do valor pago das fotografias descarregadas pelo período de três anos. Possui um blog que integra todos seus usuários e que atualiza o sistema para cada entrada de nova fotografia, as mais procuradas, procedência, autor e etc.


SHUTTERSTOCK

                        A agência ShutterStock em 2010 comprou uma de suas  concorrentes, a Bigstock. Por conta disso, tem em seu banco quase 15 milhões de imagens e vídeos, o maior do mundo. Crie sua conta, passe pelo processo de aprovação de suas fotografias e comece a comercializá-las. Seu lucro pode variar entre US$ 0,25 a US$ 28,00 para cada imagem descarregada. O programa oferece uma ferramenta que controla todas as fotografias pertinentes ao seu grupo que são descarregadas e comercializadas. O banco funciona mediante a venda de assinaturas que determinam o número de dias e descargas que podem ser realizadas.

                        Não há dúvida que os bancos de imagens são um caminho a mais a ser seguido pela facilidade em ganhar dinheiro e pela divulgação internacional de seu trabalho, porém, antes da inscrição em qualquer um deles, recomenda-se ler atenciosamente todas as cláusulas contratuais quanto aos direitos de imagem e distribuição. 
(Artigo publicado na revista “fotomania” Nº 08, da Case Editorial – Site www.revistafotomania.com.br )

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Nenhum comentário: