domingo, 25 de novembro de 2012

Fotografia Digital - Capítulo VIII - Fotojornalismo



ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

FOTOGRAFIA DIGITAL – Fotojornalismo

(Artigo tirado da revista FOTOGRAFIA DIGITAL, da Editora Escalawww.escala.com.br)
Uma verdadeira arte – Harmonia é o principal objetivo no momento da idealização de uma boa e inesquecível foto.

No momento certo
Para flagrar um acontecimento inusitado ou uma situação de grande importância é preciso alguns conhecimentos.


Capítulo VIII
Fotojornalismo

Fotojornalismo não é apenas a captura de um instante, é também informação, documento ou ilustração que a imprensa utiliza para representar o fato com a fidelidade. Ela tem por objetivo contextualizar, esclarecer ou oferecer outro ponto de vista para o leitor.

Nesse campo da fotografia não cabe trucagens, modificações ou mesmo encenação de acontecimentos. Contudo, existem diversos casos, nos quais a fotografia documental foi usada de maneira equivocada.

Diferente do que acontece com o repórter, o fotojornalista pode trabalhar no noticiário de esportes, política, moda, cotidiano, etc. Trabalhar para um grande jornal ou revista é o sonho de muitos que estão começando na carreira.

A dúvida mais comum é de que maneira começar?

Veja algumas dicas importantes:

Primeiro passo
A primeira coisa é preparar um bom material para portfólio. No caso, se a pretensão é fotojornalismo, corra atrás de fatos interessantes e inusitados. Porém, não deixe de fazer um currículo impresso.

Concursos
Fique atento aos concursos de fotografia. A participação é importante, mostra interesse e iniciativa.
É também uma ótima oportunidade de conhecer outros profissionais, trocar ideias e mostrar um pouco do seu trabalho.

Portfólio de fotografia
Escolha cinco fotos de cada área do fotojornalismo: cotidiano, política, cultura moda e esporte.
Feito isso, procure um laboratório profissional e faça as ampliações em tamanho grande, por exemplo, 20x25 ou 20x30.

Caso já tenha alguma foto publicada em algum veículo, coloque no portfólio. Isso traz credibilidade às suas fotos.

É interessante fazer um portfólio virtual. Atualmente existem diversos sites que permitem postar seu álbum de fotos. O mais utilizado pelos apaixonados por fotografia é o Flickr.

Pauta
Alguns profissionais aconselham o futuro fotojornalista a ser credenciar em apenas uma área da fotografia. Porém, diante de um mercado em constante mudança, isso não seja tão indicado.

Em fotojornalismo, a pauta é a informação. Hoje você pode fotografar uma greve no ABC, amanhã a inauguração de uma ponte e assim por diante,

A foto é o resumo de um acontecimento, independente do veículo de comunicação (jornal, revista, internet). O objetivo é levar ao leitor uma imagem clara do acontecimento. 















Ética na manipulação digital em fotojornalismo.



Procedimento de ajuste para compensar defeitos da imagem digital.
  • Balanço e correção de cor;
  • Clarear ou escurecer parcialmente;
  • Retoque de riscos, manchas, pó e ruídos digitais;
  • Correção de distorção de lente;
  • Ajuste do foco;
  • Eliminar olhos vermelhos.
  
Procedimentos aceitáveis
  • Cortes, suavização de foco para reduzir ou eliminar material supérfluo, preservando o assunto principal do evento;
  • Encobrir a identidade de menores, quando fotografado em situações constrangedoras, com tarjas pretas ou distorções;
  • Em fotos de capa e página principal é aceitável o ajuste de foco, edição de cor, aplicação de luz com efeito criativo, montagens, retoques de pele e título sobreposto.
  


Procedimentos inaceitáveis

  • Adicionar, remover ou mover objetos de tal modo que o contexto do evento seja alterado;
  • Progressão de idade ou regressão (acrescentar cabelos brancos);
  • Mudar a expressão facial de uma pessoa, gestos, roupa, partes do corpo ou acessórios pessoais;
  • Retoques que aumentam ou reduzem a qualidade ou aparência de um artigo, ou  a estética de um lugar;
  • Aplicação de um movimento para criar uma impressão enganosa que o assunto está se movendo a uma velocidade diferente da realidade do evento;
  • Uso de qualquer outro procedimento de edição digital de forma a criar uma impressão enganosa do evento, dos participantes ou contexto;
  • Em fotografia de natureza, deve ser tomado cuidado especial para representar o animal ou planta em seu ambiente atual, habitat e contexto (não iluminar o fundo para parecer que um animal noturno é diurno ou colocar um animal em colocações geográficas fabricadas);
  • Não é aceitável manipulação de fotografia de natureza para criar um falso aparecimento de animais associando com outros animais (inclusive humanos) agrupar animais de forma não natural ou aumentar o número de animais em um grupo;
  • É permissível o destaque em imagens ou parte de imagens de natureza com a finalidade de investigação ou visibilidade, contanto que a manipulação seja incidental, óbvia ou especificamente descrita para o espectador;
  • Não é admissível representar um fenômeno fabricado como natural (por exemplo, adição de uma estrela cadente ou arco-íris).
Fonte: www.digitalcustom.com






Regras básicas para uma boa fotografia documental
  • Cores firmes e textura forte;
  • Um momento expressivo, impactante;
  • Planos bem definidos;
  • Foto sem ruído. Foque o assunto, não o que está em sua volta;
  • É preciso mostrar com clareza o que ocorreu no momento. Ou seja, situações de dinamismo são diferentes de suavidade. Por exemplo: uma fotografia de esporte exige movimento;
  • Evite o banal. Contextualize a fotografia;
  • Não seja apenas um fotógrafo, observe o qe ocorre em torno. Conheça o assunto que vai fotografar. É importante estar a par dos acontecimentos. Leia jornais, revistas e acompanhe os noticiários da televisão;
  • Seja autocrítico. Procure melhorar sua técnica e abuse de sua sensibilidade, ela pode surpreender;
  • Analise se a fotografia é útil como informação;
  • Observe as fotografias de jornais, revistas e sites. Treine seu olhar jornalístico. O melhor exercício é observar as fotografias dos grandes fotógrafos.
  
    ROBERT CAPA
O húngaro Andrei Friedmann ou Robert Capa (Budapeste, 22/10/1913 – Thai-Binh, Vietname, 25/05/1954) foi um dos principais correspondentes de guerra. Levou tão a sério sua célebre frase: “Se as fotografias não sãp suficientemente boas, é porque não está suficientemente perto”, que foi morto em combate. Sobre o ocorrido, Cartier-Bresson disse: “Para mim, Capa vestia traje de luz de um grande toureiro, mas ele não matava; grande jogador, ele lutava generosamente por si e os outros num turbilhão. Quis a fatalidade que ele fosse atingido em plena glória”.
Capa realizou a fotografia “Morte de um Soldado Legalista”, em 1936. Foi o mais importante retrato sobre a Guerra Civil Espanhola. É a fotografia mais famosa de Capa, na qual é possível observar como o soldado Frederico Borrel é morto. A imagem transmitiu todo sentimento daquela guerra. Contudo, ela foi contestada por alguns historiadores, que afirmavam que Capa fez o soldado “morrer” por diversas vezes até conseguir ficar satisfeito com o resultado. Apesar das dúvidas, o fato não foi provado e a fotografia resume de maneira única a fronteira entre a vida e a morte.

Agência
Os fotógrafos Robert Capa, Daniel Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger fundam em 1947, nos Esatdos Unidos, a agência Magnum Photos. O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é um dos grandes fotógrafos dessa agência.

(continua - Próximo capítulo, Compra certa).


ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
 

Nenhum comentário: