ATILA’S PRODUÇÕES
FOTOGRÁFICAS
Conheça todos os modos de cena/disparo da sua câmera.
Fonte e crédito das fotos site: http://www.detonablog.com.br/
Você
conhece todos os modos de cena/disparo da sua câmera? Saiba para que eles servem e quando você deve usar cada um
deles para obter os melhores resultados.
Você comprou uma câmera nova, mas não sabe exatamente como
aproveitar melhor os recursos que ela traz? Neste artigo falaremos sobre os
modos de cena/disparo existentes na maior parte das máquinas
fotográficas, qual é a função de cada um deles e quando é
melhor utilizar um ou outro. Sabendo isso, vai ser muito mais fácil para você
conseguir melhores resultados, não importando se a sua câmera é compacta ou profissional.
O que são os Modos de cena/disparo?
Os modos de cena/disparo são ajustes que já vem pré-definidos
nas câmeras digitais e facilitam as fotografias em diversas situações. Para
mudar o modo de cena em uma câmera é muito fácil, basta você girar ou mudar um
botão e selecionar o modo que mais se aplica à sua situação no momento da
fotografia.
Conceitos
básicos
Por exemplo, se você pensar na íris do seu olho é mais fácil para entender o que é o diafragma da câmera. Ele é o responsável por abrir e fechar a passagem de luz na lente, e pode estar bem aberto ou mais fechado. Veja a imagem para entender melhor:
Quanto mais aberto o obturador estiver, mais luz passa por ele, em
menos tempo. Essa medida é mostrada em um número desta forma: “f/5.6”, sendo
que quanto maior o número, menor a abertura e quanto menor for o número, mais
aberto o diafragma se encontra. Se o tamanho desta
abertura for muito pequeno, é preciso mais tempo com ele aberto para capturar a
quantidade necessária de luz para a fotografia.
Esse tempo se chama “exposição”.
Por exemplo, se o obturador estiver
quase fechado, é preciso muito mais tempo de exposição para que seja possível
ver algo no resultado final. É possível ajustar esse tempo para vários
segundos, e em algumas câmeras,
até minutos. Essas duas variáveis andam sempre juntas e são inversamente
proporcionais: quanto mais aberto o obturador estiver, menos tempo de exposição é
preciso. Quanto menos aberto, mais tempo.
Manual x Automático
Existem dois modos
principais de ajustes em uma câmera: manual e automático. Se a sua câmera possui um menu circular (como o da
imagem a seguir), com os modos de disparo desenhados nela, é fácil saber qual é
qual: o manual é geralmente marcado por um “M” e o automático pode ter vários
nomes (auto, smart, etc…), e normalmente o seu ícone é verde ou azul, diferente
dos outros.
No modo manual, todos os
ajustes são feitos pelo fotógrafo,
e a câmera apenas obedece ao que foi pedido. É
preciso um domínio um pouco maior de fotografia para conseguir bons resultados desta
forma, porém com treino e determinação é possível aprender.
Os principais ajustes que
precisam ser feitos são a abertura, a velocidade, o foco, o ISO e
o balanço de brancos. É claro que existem outros, porém esses são bem
importantes, e aprender a controlar cada um deles manualmente é fundamental.
Nem todas as câmeras possuem o modo manual completamente
manual. Isto é, algumas compactas permitem que você ajuste ISO, balanço de brancos, área do foco e algumas vezes até a velocidade do disparo, porém outros ajustes são
feitos por ela. Outras câmeras
oferecem um modo no qual você faz todos os ajustes, menos a
abertura e a velocidade.
No menu circular, ele é marcado com um “P”.
Já no modo automático, todos os ajustes são
feitos pela câmera, que “percebe” o ambiente e faz os cálculos necessários
sozinha. Funciona? Sim, funciona, porém não com a mesma precisão do ajuste
manual. Isso por que os ajustes que ela faz são programados para uma situação
semelhante à que está acontecendo, mas poderiam ser melhorados ainda mais.
Prioridade de abertura e velocidade: modos “semimanuais”
Se você considera muito complicado saber balancear a abertura e a velocidade, existem soluções que podem ser muito úteis, são os modos de prioridade. Isso quer dizer que você ajusta um deles e a câmera ajusta o outro! No menu circular, eles geralmente vêm com as letras “S” e “A”.
A prioridade à abertura é geralmente mostrada por um “A” ou “Av”, e desta forma você ajusta o quanto o obturador se abrirá, e a câmera ajusta o tempo necessário de exposição para que seja possível fotografar com as condições de luz do ambiente. Todas as outras configurações podem ser feitas manualmente.
A abertura do diafragma interfere diretamente na “profundidade de campo” da fotografia. Ou seja, uma abertura pequena, vai resultar em uma profundidade maior, e mais regiões da foto vão estar focadas. Já aberturas maiores, resultam em fotografias com pontos mais específicos de foco, pois a sua profundidade de campo é menor. Veja a diferença:
Prioridade de abertura e velocidade: modos “semimanuais”
Se você considera muito complicado saber balancear a abertura e a velocidade, existem soluções que podem ser muito úteis, são os modos de prioridade. Isso quer dizer que você ajusta um deles e a câmera ajusta o outro! No menu circular, eles geralmente vêm com as letras “S” e “A”.
A prioridade à abertura é geralmente mostrada por um “A” ou “Av”, e desta forma você ajusta o quanto o obturador se abrirá, e a câmera ajusta o tempo necessário de exposição para que seja possível fotografar com as condições de luz do ambiente. Todas as outras configurações podem ser feitas manualmente.
A abertura do diafragma interfere diretamente na “profundidade de campo” da fotografia. Ou seja, uma abertura pequena, vai resultar em uma profundidade maior, e mais regiões da foto vão estar focadas. Já aberturas maiores, resultam em fotografias com pontos mais específicos de foco, pois a sua profundidade de campo é menor. Veja a diferença:
Use o modo de prioridade de abertura quando você
quiser controlar a
profundidade de campo, para mostrar detalhes ou a cena toda.
Em alguns momentos, será preciso uma velocidade muito pequena, com o tempo de
exposição grande demais. Use um tripé, nesses casos, se quiser a foto nítida.
Já no modo de prioridade de velocidade (“S” ou
“Tv”), você controla a velocidade e a máquina controla a abertura. Use essa
configuração para os momentos em que você precisa capturar movimentos. Por
exemplo, para fotografar alguém que esteja correndo, se você
usar uma velocidade grande (1/2500), por exemplo, a pessoa ficará completamente
nítida. Já uma velocidade menor dará a noção de movimento, com algumas partes
borradas.
Modos programados: quando usar?
Você já deve ter notado
alguns outros modos na sua câmera, marcados por ícones como uma florzinha, duas montanhas, uma
pessoa, uma lua, etc… Isso varia de fabricante para fabricante, sendo que
existem máquinas com dezenas de ajustes pré-programados, e outras apenas com os
mais básicos.
É importante ler o manual
da sua máquina para saber exatamente o que cada um faz, porém nós vamos dar uma
ajuda e mostrar os principais modos programados (“macro”, “esportes”,
“paisagem”, “noturno” e “retrato”) que você pode encontrar na sua câmera, e em quais situações você pode usar cada um deles.
Macro
O “macro”, marcado com o ícone de uma flor, é um dos modos preferidos
de quem está começando a fotografar, isso por que o seu efeito é muito bonito visualmente. As fotos no modo “macro” ficam bem nítidas no primeiro plano e borradas ao fundo, o
que é perfeito para mostrar detalhes. Os personagens preferidos de quem fotografa assim são as flores e os insetos.
Se você for fotografar pessoas, priorize outros modos, como
o “retrato”, pois esse é especialmente desenvolvido e dá mais resultados quando
o objeto focado é pequeno. Porém lembre-se: nada na fotografia é realmente proibido, portanto se
você quiser experimentar novos resultados, vá em frente!
Esportes
Ao contrário do “macro”, o modo “esportes” prioriza a velocidade ao tirar uma foto. Geralmente indicado pelo ícone de uma pessoa correndo, essa
configuração da câmera é ótima para quando o objeto está se
movendo.
Apesar do nome, não quer dizer que ele seja
adequado apenas para fotografar eventos esportivos. Você pode usá-lo,
por exemplo, para tirar fotos dos seus filhos. Crianças
dificilmente param para serem fotografadas, e com esse modo as chances de conseguir uma foto nítida são
maiores.
Apesar do nome, não quer dizer que ele
seja adequado apenas para fotografar eventos esportivos. Você pode usá-lo,
por exemplo, para tirar fotos dos seus filhos. Crianças
dificilmente param para serem fotografadas, e com esse modo as chances de conseguir uma foto nítida são
maiores.
Paisagem
O nome deste modo de disparo diz muito sobre a
sua utilidade. Se você deseja fotografar grandes áreas, como paisagens, é esse o modo
de disparo ideal! Geralmente o ícone deste modo na máquina são duas montanhas,
indicando que o seu objetivo principal é capturar objetos muito grandes.
Pode ser uma vista bonita, um grupo grande de
pessoas ou qualquer área aberta que precise estar inteiramente focada. A câmera, neste modo de disparo, faz exatamente o contrário do que
acontece no “macro”. Ela ajusta a abertura do
obturador de forma a deixar a profundidade de campo
bastante grande, e focar a maior área possível na fotografia.
Por usar uma abertura muito pequena, em alguns
ambientes pode ser preciso usar um tripé, pois a velocidade de
disparo será muito pequena, resultando em mais tempo de
exposição. Tome cuidado também com o ISO, se o ambiente estiver muito escuro, a foto pode ficar granulada.
Noturno
Muitas pessoas reclamam que, quando fotografam no modo “noturno” (mostrado com o
ícone de uma lua), a imagem sempre treme. Isso acontece, pois
nesse tipo de disparo a câmera vai ajustar uma exposição maior, e se
a máquina não for apoiada em algum lugar, é bem provável que a foto fique mesmo tremida. Portanto, ao fotografar no modo “noturno”, procure sempre
usar um tripé ou apoio.
Uma alternativa usada por muitas câmeras é usar sempre o flash. Não é uma
regra, porém é bastante comum. Dessa forma, o tempo de exposição pode ser menor
e a cena é retratada sem borrões. Porém, tome cuidado: o flash pode realçar
imperfeições da pele, ou deixar a foto “chapada”, isto é, sem profundidade.
Outro problema de se usar o flash é que ele
ilumina o que está mais perto da máquina, portanto, para grandes distâncias o
efeito pode ser o contrário do desejado, deixando o fundo escuro demais.
Paisagens fotografadas no modo “noturno” com flash
dificilmente vão ficar boas. Para esses casos, use o modo “paisagem” com a
máquina apoiada em um tripé.
Retrato
O modo “retrato”, indicado pelo ícone de uma
pessoa, é bem parecido com o “macro”, porém a sua profundidade de campo é um pouco maior. Ele
permite fotografar pessoas, ou objetos maiores,
focando-as completamente e desfocando levemente o fundo. No modo “macro”, o nariz e os olhos poderiam ficar focados, mas as bordas
do cabelo já estariam fora do foco.
Apesar do nome, e do ícone, esse modo não é aconselhado
apenas para retratos de pessoas, podendo ser usado quando o objeto a ser fotografado é grande demais para o “macro”, porém a intenção é destaca-lo, deixando o fundo desfocado.
Crédito das fotos: http://www.detonablog.com.br/
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