quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MODELO - Terceira Parte -

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Artigo publicado no site:



MODELO - TERCEIRA Parte –
- O Espaço da Modelo – Modelo Nota 10 – Cuidados – Fotogenia – Expressão Facial em Fotografia – Emoções – O Composite -

O ESPAÇO DA MODELO 

Neste módulo você encontrará explicações a respeito de algumas das opções existentes no mercado de trabalho da modelo.
EDITORIAL DE MODA — São matérias produzidas pelas próprias revistas (não são matérias pagas) para informar e mostrar ao seu público as tendências ou lançamentos da moda.  Cada revista é dirigida a um tipo de público e é importante que a modelo conheça o maior número possível de publicações, para conhecer o estilo de cada, ou eventualmente, poder escolher entre elas. Em geral, as produtoras escolhem as modelos para os editoriais nas agências, o que não impede que em alguns casos freelances sejam contratadas. Os cachês nem sempre são altos, mas podem ajudar a impulsionar a carreira de uma modelo. Dependendo da revista ou do fotógrafo, a modelo poderá ser chamada para trabalhos mais lucrativos.
PUBLI-EDITORIAL — É uma publicidade redigida como matéria jornalística (muitas vezes ela precisa ser identificada para que não haja confusão). Há também os anúncios – a empresa que deseja divulgar um produto procura uma agência de publicidade para desenvolver uma campanha. A agência estabelece o perfil das  modelos  que irão participar e por meio de uma produtora contrata as profissionais  de uma Agência de Modelos.  Nos publis e nos anúncios os cachês são mais altos que nos editoriais.
FOTOS DE DETALHES — Muito usadas em comerciais ou editoriais. Os detalhes promovem partes do corpo: mãos, pés, bumbum, cabelos, etc.. Algumas modelos conseguem ganhar bastante dinheiro com esse tipo de trabalho.
MAIÔ, LINGERIE, NU — Entre todos os trabalhos são os que podem oferecer os melhores cachês do mercado.  Para fazer esse tipo de trabalho, a modelo precisa ter um corpo rigorosamente bem proporcionado, sem defeitos aparentes. Marcas de sol ou tatuagens podem atrapalhar muito, na maioria das vezes. Muitas modelos – especialmente as menos experientes e mais jovens – sentem dificuldade de encarar esse tipo de trabalho, por questões familiares ou por não se sentirem à vontade. Quando se trata de nu, o cachê tende a ser ainda maior, mas é preciso lembrar que o perigo é muito grande quando se pensa em uma carreira, pois nem todas as propostas são sérias ou os veículos não conseguem produzir um trabalho de bom nível.
CATÁLOGO DE MODA — As grandes confecções costumam fazer catálogos com fotos de seus lançamentos para representantes ou distribuidores.  Esse trabalho é normalmente muito bem produzido, feito por fotógrafos de nome e paga bem às modelos. A desvantagem é a de ser um material dirigido a um público restrito.
FEIRAS E CONVENÇÕES — O trabalho em feiras e convenções pode ser uma boa opção para quem está começando a carreira. Normalmente são contratadas diretamente pelos expositores para distribuir folhetos, sorrisos e, eventualmente, responder às dúvidas dos clientes. Em alguns casos, modelos famosas são contratadas por muito dinheiro, pois servem de atração para o público. De qualquer forma, é uma boa oportunidade de se conhecer o mercado e estabelecer contatos com pessoas importantes. Se a modelo for inteligente (inteirar-se e aprofundar-se a respeito do produto oferecido,  falar mais de uma língua, lidar com computadores, fax, etc..) e fazer um trabalho sério, pode  se especializar nessa área a ponto  de trabalhar repetidas vezes para um mesmo  ou vários clientes durante muito tempo. Uma curiosidade: para este tipo de trabalho, nem sempre as medidas rigorosas da passarela são bem aceitas, o que acaba favorecendo a modelo considerada “grande”, de manequim 40 ou 42.
PUBLICIDADE — Diferentemente do editorial, a publicidade exige mais da modelo, seja em fotografia ou vídeo. Além da própria imagem, a modelo tem que ajudar a vender um produto e se enquadrar dentro de uma estrutura para consegui-lo. Há menos liberdade de criação, tanto para a modelo como para o fotógrafo, pois acima deles, existe uma concepção pré-elaborada pela agência de publicidade. Nos editoriais a liberdade é maior, pois prevalece mais o jogo entre a modelo e o fotógrafo.
PUBLICIDADE x EDITORIAL — É uma opção entre dinheiro ou liberdade. O roteiro do trabalho publicitário pode exigir que a modelo saiba atuar. Neste caso o talento pode falar mais alto que a beleza, pois o tipo físico deve estar de acordo com um perfil adequado, pode ser gorda ou magra, alta ou baixa e assim por diante.  A estética nem sempre é a da passarela.


MODELO NOTA 10
Algumas dicas importantes na carreira de uma modelo profissional:    

PROFISSIONALISMO — Ser modelo profissional não é nenhuma brincadeira ou passatempo. Você estará trabalhando com outras pessoas, cada qual com sua atribuição e responsabilidade e todos esperando que você faça a sua parte com seriedade. Portanto, aprenda tudo que lhe for ensinado e aperfeiçoe-se!
PONTUALIDADE — Chegar atrasada para um teste ou trabalho, pode significar perder uma oportunidade  e, até mesmo, comprometer uma carreira. O prejuízo pode ser muito grande, pois muitas vezes os profissionais e equipamentos são pagos  por hora.
CUMPRIR DETERMINAÇÕES — Por exemplo, se é para comparecer a um appointment de camiseta branca, você deve ir de camiseta branca impecável. Não se esqueça de chegar sempre de cabelo lavado e pele limpa.
CONTROLE — Não dê palpites inconvenientes. Se existe um cabeleireiro contratado, não tente ensiná-lo a pentear. A responsabilidade é dele ou da Produtora que o contratou
DISPONIBILIDADE — Muitas vezes um trabalho só tem horário para começar. Evite marcar compromissos que possam interferir no andamento do trabalho. Se não houver como, avise a equipe de trabalho com bastante antecedência.
CONCENTRAÇÃO — É fundamental para acompanhar o andamento da produção e não perder as instruções e dicas do fotógrafo e/ou diretor. Certos trabalhos exigem muita concentração e até mesmo paciência de todos os elementos envolvidos.
PALPITES — Se você tiver alguma ideia que possa acrescentar alguma coisa ou melhorar o trabalho, observe qual o melhor momento e se existe a possibilidade de transmiti-la. Se for possível, transmita-a sob a forma de ideia, não como imposição – você tanto pode estar certa como completamente equivocada.
INCONVENIÊNCIA — Nunca coloque ou discuta questões alheias ao trabalho ou ao momento. Por exemplo, discutir cachê na hora da filmagem ou fotografia. Isso é decidido antes de assinar o contrato ou é discutido com a agência ou produtora.
CUIDADOS — Nenhum detalhe deve ser esquecido. Da cabeça aos pés, tudo deve ser rigorosamente observado. Um descuido muito comum: o esmalte das unhas. Use sempre uma cor neutra, a não ser que seja orientada em contrário.
VERSATILIDADE — Procure “sentir” o clima do trabalho: a roupa, maquiagem, iluminação e tente incorporar uma personagem que se adapte perfeitamente à situação.
APERFEIÇOAMENTO — Procure sempre aperfeiçoar-se. Cada trabalho é uma situação distinta. Leituras, cursos, vídeos, são fontes inesgotáveis de informação. Aproveite-os.
IMAGEM — Aceitar qualquer trabalho ou frequentar todas as festas não vai torná-la melhor profissional. Pelo contrário, a superexposição pode desgastá-la. Essa é a razão pela qual algumas personalidades não aceitam divulgar produtos como cigarros ou bebidas alcoólicas. Os princípios individuais devem estar acima de qualquer cachê. Com o tempo a experiência ajuda a ser seletiva. Mais uma vez, vale o ditado “qualidade não é quantidade”.

A OPINIÃO DE QUEM CONHECE
Chico Aragãofotógrafo – “Para ser modelo não é necessário ter um tipo de beleza estonteante. Tem que ser interessante e fotogênica, Se for assim, tem mercado de trabalho. Ser magra ajuda, pois a fotografia tende a acrescentar alguns quilinhos a mais nas pessoas. Alguém magro veste melhor e parece mais elegante. Dançar facilita, principalmente pelo fato de a maioria dos fotógrafos não dirigir bem as modelos. Quem dança tem melhor expressão corporal mesmo quando está parada. A modelo não precisa ser nenhuma atriz, mas seu corpo precisa ‘falar’ um pouco. Procurar conselhos de bons cabeleireiros, maquiadores ou produtores é importante. Invista em um bom fotógrafo na hora de fazer o book. Sorte também é fundamental. Sem falar nos agentes, que quando bons, são importantíssimos”.
Bob Wolfenson – fotógrafo – “As baixinhas que me desculpem, mas altura é fundamental. E tem que ter espírito, saber se mexer e dominar a cultura da carreira. A beleza é importante, mas não é fundamental, a modelo pode inventar. Mais importante é não ser fria ou tímida. Tem que gostar do que faz”.
Amália Spinardi editora de moda de CAPRICHO – “A primeira preocupação dos fotógrafos é saber se a garota se mexe bem. É claro que a modelo tem que ser interessante, mas isso é uma coisa inexplicável, que a gente bate o olho e vê. Não existe mais a fase da ‘bonitinha’. Quando pego um book, se está muito posado não me impressiona, mesmo que a menina seja linda”.
Leda Gorgoneeditora de moda da ELLE – “A modelo tem que saber vestir uma roupa, valorizando a matéria. Ela tem que atuar dentro da roupa, jamais ser só um cabide. É fundamental ter corpo, altura e maneiras elegantes e muita disposição. Às vezes é preciso pular na água no inverno ou vestir um casaco pesado no verão”.
Iza Smith editora de moda da PLAYBOY – “A carreira de modelo não é só glamour. É necessário ter concentração, disponibilidade de tempo, trabalho e dedicação. Começar a carreira cedo pode significar deixar de lado coisas importantes como os estudos ou a família para se dedicar ao trabalho de corpo e alma. A modelo tem que estar atenta aos movimentos da moda e se preparar para enfrentar trabalhos  em que tenha que encarnar papéis. Ajuda, também,  ser muito educada e ter um senso muito grande de responsabilidade”.
Luciana Costa Cunha produtora de elenco da ESPIRAL – “A modelo tem que ter bom humor, estar descansada para enfrentar uma filmagem e atender aos pedidos da produção. Se é para ir bem vestida, não adianta aparecer de bermuda e chinelo porque está fazendo calor. Escolho as modelos de acordo com o que o roteiro pede: uma menina grandalhona ou atrapalhada, outra com rosto meigo, e assim por diante”.
Ricardo Belino manager da Agência ELITE – “São dois os aspectos básicos: o físico e a personalidade. Os padrões físicos devem ser compatíveis com a demanda do mercado e ter um look agressivo. A modelo tem que ser uma pessoa determinada, insistente, saber conviver profissionalmente com a sistemática da carreira, que inclui o recebimento de diversos ‘nãos”.
Lena Carderari editora de moda da NOVA – “Mais do que ser bonita, tem que ter corpo perfeito, tem que saber interpretar, ser um pouco atriz. Saber sentir a roupa que está vestindo e transmitir isso é uma complementação da beleza. Tem gente que não parece bonita, mas cresce muito nas fotos. Para se desenvolver na carreira tem que ter certa malícia, jogo de cintura, ser aberta, ativa e estar de bem com a vida”.
Ina Sinisgaili head booker da ELITE – “Em primeiro lugar vem o talento. A modelo na frente das luzes e das câmeras deve se transformar. É um trabalho que exige muito esforço”.
Vera Golik editora de beleza de NOVA – “É fundamental perceber que ser bonitinha é uma coisa; ser fotogênica e ter o dom para ser modelo é outra coisa. Às vezes uma ótima modelo nem é tão bonita assim, mas faz acontecer na foto, com expressividade e força visual. Outra coisa é investir na profissão: ler revistas nacionais ou internacionais, acompanhar desfiles ou tendências, etc.. Nada vem por mágica, tem que dar duro”.
Paulo Vainer fotógrafo –“O principal é a performance em frente às câmeras. Na verdade toda modelo tem que ser um pouco atriz. Não adianta ser só bonita. O tipo físico típico da brasileira nem sempre funciona, porque tem formas arredondadas, o que já se constitui num problema”.
Malu modelo da ELITE – “Uma modelo tem que ter estilo, expressão e beleza. Estilo é fundamental, com ele a modelo consegue comunicar bem uma ideia. Uma modelo como a Linda Evangelista é mais estilo do que beleza”.
Waldyr Gozzi modelo da L’EQUIPE – “Tem que ser solto e desinibido para ficar natural em frente às câmeras. Na Europa, sobretudo, a beleza já não conta tanto. É preciso ter tipo, estilo e um bom book que mostre tudo isso”.


CUIDADOS

PERMANENTES

1.      Procure cuidar do seu corpo, afinal ele é sua ferramenta de trabalho. Manter uma dieta saudável e fazer exercícios com regularidade só traz benefícios.
2.      O mesmo cuidado deve ser dispensado aos dentes, cabelos e unhas.
3.      Cuidado com o sol. O pior sol é aquele que se toma no dia a dia sem se perceber seus danos. Se você se expõe com frequência ao sol em horários mais críticos, use um protetor solar nas regiões mais expostas.
4.      Mesmo que não esteja trabalhando, procure se informar e se atualizar a respeito das coisas que giram em torno da profissão.

NA VÉSPERA


1.      Durma cedo. Isso evita olheiras e pele opaca.
2.      Não coma muito, pois a barriga pode ficar um pouco saliente. Prefira saladas e sopas; carnes e massas em excesso deixam o olho inchado.
3.      Faça as unhas das mãos e dos pés.
4.      Depile pernas, axilas e virilha. Um lembrete: observe a reação de sua pele e veja se não é mais conveniente deixar a depilação para o momento mais adequado. Observe se os pelinhos em cima dos lábios (buço) não precisam ser descoloridos ou depilados.
5.      Limpe a sobrancelha. Deixar isso para a última hora pode ser perigoso.
6.      Lave e trate os cabelos.
7.      Faça uma lista de tudo que é preciso para o dia seguinte e deixe tudo o que puder pronto para o trabalho. Deixar tudo para o último instante é arriscado demais. Se for necessário, ligue para o fotógrafo ou produtor para tirar qualquer dúvida.
8.      Não tome sol. Isso pode acabar com qualquer trabalho.
9.      Gaste o tempo que achar suficiente na frente do espelho. Treine caras, bocas e posturas que você acha que poderão ajudar a melhorar seu desempenho.

NO CAMARIM


1.      Nunca mexa no cabelo depois de pronto.
2.      O mesmo vale para a maquiagem. Depois de maquiada a modelo não pode comer, beber, mascar chicletes ou fumar. Evite coçar o rosto, assim como fazer expressões que possam afetar a maquiagem.
3.      Depois de vestida, não se sente. Procure agir de modo a não estragar a produção.

NO ESTÚDIO


1.      Não tenha medo do fotógrafo. Ele não morde, a menos que a modelo o force.
2.      Não tenha medo de perguntar a função de cada equipamento ou atitude, isso só ajuda a conhecer melhor o seu trabalho.
3.      Tenha cuidado ao caminhar pelo estúdio, normalmente existem fios e outros apetrechos espalhados e pequenos acidentes podem se transformar em grandes prejuízos.
4.      Se você quiser aparecer com uma expressão forte, coloque a língua no céu da boca. O rosto fica mais anguloso.
5.      No close, olhe para a lente como se quisesse devorá-la. Sinta-se poderosa, olhe com olhar desafiador, como se estivesse chamando alguém para a briga.
6.      Quando sorrir, evite fechar os olhos.  Treine na frente do espelho até encontrar a medida certa. O mesmo é indicado para evitar dobras no pescoço.
7.      Quando quiser transmitir um ar casual, procure pronunciar algumas palavras que possam ajudá-la na expressão.
8.      Preste atenção na colocação das mãos. É a parte do corpo mais difícil de arrumar.
9.      Se tiver que segurar algum objeto, tome muito cuidado. Se fizer muita força, as veias saltam.
10.  Cuidado com a barriga. Comida em excesso ou proximidade da menstruação podem ser difíceis de lidar. Procure alongar o corpo jogando o quadril para o lado e vire o tronco de frente para o fotógrafo.
11.  Orelha de abano pode ser disfarçada com fita adesiva.
12.  A mesma solução pode ser tentada com relação às gordurinhas localizadas na região das axilas e dos seios.
13.  Cuidado na hora de fotografar sentada. Coxas apertadas no assento ficam grossas e sempre mostram a celulite.
14.  Não deixe os braços colados no corpo, principalmente se você tiver excesso de peso. Essa posição aumenta ainda mais o volume do corpo. Procure deixar os braços leves e soltos.
15.  Procure se colocar do modo mais natural possível. Se você não pode posar, fazer caras e bocas, vai ficar parecendo uma criança tentando imitar uma modelo.
16.  Movimentos largos, só para quem tem prática. O campo de visão da lente é limitado e o fotógrafo não pode ficar “procurando” a modelo. Use gestos pequenos e suaves.
17.  Se estiver deitada de lado, não jogue todo o peso em cima do cotovelo. Apoie de leve e vire ligeiramente o tronco para cima. Isso evita que um peito “caia” sobre o outro.
18.  Procure fazer movimentos leves e sequenciais, para facilitar o trabalho do fotógrafo.
19.  Preste atenção nas palavras do fotógrafo e do produtor. Eles, normalmente, sabem qual é o caminho para se obter a melhor imagem.
20.  Seja criativa. Procure variar as poses e expressões. Observe a reação dos profissionais com quem está trabalhando. Só dê palpites se sentir que serão bem recebidos e, principalmente, não faça coisas nem tome atitudes que possam abalar o clima do trabalho. Se surgirem novas proposições ou novas direções durante o trabalho, você só deve aceitar se quiser, por isso discuta-as em todos os detalhes. Lembre-se: se você se propôs a fazer um trabalho, é sua obrigação cumpri-lo.

FOTOGENIA

Por que algumas pessoas sempre saem bem nas fotografias e outras não? É difícil saber a resposta. Não é só uma questão de beleza. Uma coisa é certa: é impossível fotografar bem – pelo menos profissionalmente – se não se sentir à vontade em frente às câmeras. A modelo tem que ser “amiga” da câmera e vice-versa. Não se pode sentir medo de olhar para a lente. É por isso que a maioria das pessoas perde boa parte de sua espontaneidade na hora de ser fotografada. Por essa razão, a fotogenia não deixa de ser uma técnica e, portanto, pode ser adquirida. O aprendizado pode não ser muito fácil, mas com vontade e persistência, quase todo mundo pode desenvolver  um bom trabalho.
A atuação do fotógrafo é importantíssima, pois além de dar o “clic”, ele deve saber preparar, orientar, conduzir, relaxar, enfim, dirigir a modelo (este é o verdadeiro talento do artista). Cabe à modelo, ser uma verdadeira atriz, ou seja, dominar a técnica. Para uma boa foto, a modelo deve saber interpretar: transmitir expressão e emoção, criar uma atmosfera de verdade em torno de sua “personagem”, tudo isso com estilo próprio.
Para Pedro Martinelli, fotógrafo de moda e diretor do estúdio Abril, “acabou o tempo em que bastava a modelo fazer biquinho e pôr a mão na cintura”. Amália Spinardi, editora de moda de Capricho, diz que “é fundamental que a modelo saiba se mexer e se movimentar. Cada vez mais as revistas estão produzindo fotos externas, e a modelo tem que ter inteligência e percepção para se colocar nas fotos”. É nesse ponto que o trabalho da modelo se torna um verdadeiro desafio. Uma atriz usa todos os recursos disponíveis para transmitir sua mensagem, inclusive a voz. A modelo não dispõe desse recurso, a menos que se trate de um comercial com áudio, e aí a coisa pode ficar muito mais difícil ainda.
Estudar teatro e expressão corporal ajuda muito também, é claro. Se não puder, treine bastante na frente do espelho. Existem exercícios que podem fazer verdadeiros milagres. Por falar em espelho, use-o como uma ferramenta de trabalho. Observe-se nele, aumente seu conhecimento sobre seu próprio corpo. Qual é o seu olho maior? Seu nariz é torto? Um peito é mais alto que o outro? Descubra o seu melhor ângulo e o que você tem de melhor para mostrar.
Depois de fotografar, pegue suas fotos e analise-as com a ajuda de pessoas que entendam do assunto. Descubra seus pontos positivos e negativos. Seja autocrítica com o resultado, porque além de você, outras pessoas terão acesso ao seu trabalho (fotógrafos, editores, produtores, clientes, etc.).
Finalmente, observe cada vez mais o que sai publicado nas revistas e veículos de um modo geral, aprenda a definir o que é bom ou ruim, o certo e o errado. Quando você conseguir, já estará no caminho certo e durante a caminhada poderá descobrir que, quase sempre, mais importante que a beleza é o talento. Descubra o seu!

EXPRESSÃO FACIAL EM FOTOGRAFIA
                                                
Uma ótima maneira de deixar mais solta a musculatura do rosto é através do exercício A-E-I-O-U. Uma vez desenvolvida esta musculatura, você poderá fazer qualquer expressão facial com maior facilidade e naturalidade.
Sem utilizar palavras, você tem que passar emoções, ideias que estejam de acordo com o produto que está sendo anunciado.
A força da imagem tem que dizer tudo. É como se você falasse através da expressão do seu rosto; com isso, ao posar para uma foto, a maneira de olhar, de sorrir, de gesticular vai dar o sentido exato do sentimento que você quer expressar. Para que você possa desenvolver o maior número de expressões faciais possíveis é preciso treino, e a melhor maneira de treinar é de frente a um espelho.
A maneira de sorrir, de olhar, de inclinar a cabeça e a posição das mãos ajuda a compor a imagem desejada. Use a sua imaginação, assim, quando você tiver que externar um determinado sentimento já saberá que expressão deve utilizar sem que prejudique a sua fotogenia.
O modelo fotográfico é como se fosse um ator de uma fotonovela que não tem legenda. Por isso, é preciso um treino constante das emoções que você deseja passar por trás de cada expressão e este treinamento é livre e deve ser feito diariamente.
                                                                                                                  


                                   

                                     1- Fale a letra "A", abrindo bem a boca e os olhos, você pode expressar surpresa ao dizer a vogal "A" colocando as duas mãos ao rosto e mantendo os olhos bem abertos.






2- Pronuncie a vogal "E" exagerando na expressão. Se  você pronunciar a letra "E" com a mão direita levantada, o dedo indicador em riste, pode passar a  idéia de quevocê está chamando a atenção de alguém.












3- Letra "I", os dentes devem aparecer como se  estivessem trincados. A letra "I" dita com uma das mãos levantadas com a palma para cima, pode externar  pouco caso, desprezo, um sei lá.








               
4- Ao dizer a vogal "O", a boca deve ficar semi-aberta, com o formato oval, para expressar choque, espanto; basta falar a letra "O" com as duas mãos próximas ao rosto, abrindo bem os olhos.





 5- Ao pronunciar a letra "U", os lábios devem ficar juntos formando um bico. Se você apertar bem os olhos, levar as duas mãos ao rosto com as palmas viradas para dentro e pronunciar a letra "U", você  poderá passar a idéia de que está vaiando alguém.







É claro que estes gestos não são fixos, você pode criar uma expressão diferente cada vez que repetir a mesma vogal. Tudo vai depender da maneira que você posicionar as mãos. É, portanto um jogo livre e gostoso de ser praticado. Com muita criatividade, aos poucos você irá desenvolver todo seu potencial de expressões, e ao mesmo tempo soltará a musculatura facial.
·         Alegria, vivacidade, são expressões muito utilizadas em foto.
·          Moda para noite, anúncios de cigarro, são trabalhos que geralmente exigem do modelo um ar sofisticado; encontre o seu.
·         Cabelos desalinhados, amparados por uma das mãos, boca semiaberta, podem formar a imagem da mulher sexy-agressiva.
·         Angústia, tristeza, desespero, são emoções que também precisam ser trabalhadas e aperfeiçoadas para que não prejudique sua fotogenia.



EMOÇÕES

São quatro as nossas emoções básicas: alegria, tristeza, raiva e medo.
·         A alegria acelera o metabolismo deixando-nos mais dispostos, ativos, às vezes produzindo um certo estado de euforia e otimismo em relação ao que nos rodeia. Aparentemente encontramos disposição para fazer coisas que normalmente não faríamos.
·         A tristeza desacelera metabolismo, deixa-nos lentos, indispostos, podendo nos conduzir a verdadeiros estados de depressão. De um modo geral, o quadro é exatamente o contrário do produzido estado de alegria.
·         A raiva acelera as reações, principalmente em nível de extremidades, ou seja, frequentemente se sente vontade de  bater, chutar, arranhar, etc. Outro efeito verificado é a diminuição na capacidade  de raciocínio, o que pode, às vezes, levar-nos a praticar atos impensados.
·         O medo produz dilatação das pupilas (para permitir maior entrada de luz) e aguçamento dos sentidos preparando-nos para responder mais rapidamente às ameaças. É uma reação tipicamente animal, de preparação do organismo para um ataque. Normalmente o medo, em doses pequenas, nos torna mais alerta e menos suscetíveis a acidentes. Já o medo em excesso conduz ao estado de pânico, em que a capacidade de raciocínio também é afetada, fazendo com que nem sempre possamos refletir sobre os atos praticados durante o período em que nos encontramos nesse estado.

Embora as emoções sejam estados instintivos, representá-las pode ser um ato premeditado. É isso que faz do ator a sua maior característica: ser “dono” de suas emoções, podendo expressá-las no momento em que isso se fizer necessário. A modelo tem de tomar emprestado do ator essa capacidade, ou seja, estar pronta para representar um papel diante das câmeras. Eis algumas das emoções que a candidata à modelo deve treinar — e muito —para, pelo menos, parecer convincente em seus trabalhos.


·         alegria
·         tristeza
·         raiva
·         medo
·         interesse
·         desinteresse
·         surpresa
·         desilusão
·         gosto bom
·         gosto ruim
·         gosto azedo ou amargo
·         susto
·         ingenuidade
·         superioridade
·         submissão
·         sensualidade



O COMPOSITE

O composite é um cartão contendo a reprodução de uma ou mais fotos da modelo. Ele é tão importante quanto o book.  Este é um material de uso da modelo, já o composite é de uso da agência, da produtora e do cliente. É um material mais fácil de guardar e de transportar e, por isso, de alta rotatividade. Quando a modelo se apresenta para um casting, ela leva o book, mas deixa o composite para o arquivo.
Frente e verso – O composite nada mais é do que um cartão de visita mais sofisticado. Nele o cliente encontra o nome da modelo, suas medidas, fotogenia e endereço da agência. Um composite tem pelo menos três fotos. Na frente, um close bem bonito e atrás, uma foto de roupa e outra de maiô ou lingerie. Mas esse padrão não é obrigatório, pois a modelo pode usar apenas duas fotos, ou então, uma quantidade maior, mas sem exageros. Se não fizer parte de suas opções de trabalho, não coloque fotos de maiô ou lingerie. Se tiver fotos publicadas, use-as no lugar de fotos produzidas. O material pode ser em cores ou P&B, duplo ou com quatro páginas, dependendo da condição financeira da modelo ou da agência. Independente do layout, todo composite deve informar:
feminino
masculino
·         altura
·         cabelos
·         olhos
·         manequim
·         busto
·         cintura
·         quadril
·         sapato
·         altura
·         cabelos
·         olhos
·         manequim
·         colarinho
·         tórax
·         quadril
·         sapato


O nome da modelo e o telefone da agência devem aparecer em destaque. Mais uma vez, o critério de escolha das fotos e do fotógrafo é o fator mais importante. É um investimento bastante grande, e, portanto, não pode dar margem a futuros arrependimentos.
Foto tirado do site: http://www.worldmodel-shop.com.br/composite-1.html





ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MODELO - Segunda Parte -

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Artigo publicado no site:
MODELO - Segunda Parte –
- O Ciclo da Moda – Moda X Estilo – Ética Profissional – Elegância – Fama e Sucesso – Profissão (Modelo)- Opções de Trabalho –

O CICLO DA MODA

             Os grandes estilistas, de um modo geral, trabalham praticamente o ano todo. Entra estação, sai estação, o ritmo de trabalho é praticamente o mesmo, pois além da  alta-costura, as grandes marcas também lançam no mercado suas coleções prèt-a-porter.

            Na temporada de desfiles de alta costura, são lançadas peças exclusivas, feitas à mão, na quase totalidade dos casos. São artigos de alto luxo e preço, pois são peças únicas e personalizadas. Normalmente as peças saem da passarela diretamente para a compradora, passando apenas pelos ajustes necessários. São roupas usadas por milionárias e artistas e grandes estrelas. Nesses desfiles também são mostradas peças que nunca serão usadas, pelo menos em condições normais, mas são peças consideradas como delírios dos estilistas, são feitas mais para atrair a atenção da mídia ou para gerar polêmicas. Isso acaba gerando publicidade importante para ajudar a vender outros produtos da griffe, como perfumes e acessórios, além da linha prèt-a-porter.

           Os desfiles de prèt-a-porter (também chamados de ready-to-wear) não  lançam peças, mas coleções. Cada peça é lançada no mercado numa tiragem limitada, mas suficiente para atender a demanda, e a distribuição é feita de maneira estratégica. São essas coleções que traduzem e adaptam para o grande público as tendências verificadas nos grandes desfiles de alta-costura. Por serem roupas assinadas por grandes estilistas, o preço é, naturalmente, bastante elevado em comparação a outras peças menos famosas, embora acessíveis a uma porção bem maior da população.

           Outros efeitos são verificados após os lançamentos das coleções. Há uma mobilização generalizada em todos os outros segmentos da indústria voltada para o ramo. As fábricas de tecidos e indústrias de acessórios (bolsas, sapatos, bijuterias, etc.) procuram desenvolver cores, texturas e padrões adotados pelos estilistas: são os produtos que serão encontrados nas lojas de departamentos, onde se compra a roupa inspirada em determinado estilista, ou os tecidos que permitirão copiar ou imitar um vestido visto num desfile ou numa revista de moda.

           Por outro lado, os grandes nomes da moda estão sempre de olho nas tendências de rua, ou seja, naquilo que as pessoas estão usando no seu dia-a-dia, na noite, no seu grupo social, etc. Muito do que se lança como “novidade da estação” ou “última moda” nada mais é do que aquilo que muitos já usavam no seu cotidiano. Veja o exemplo da moda “punk”. Isso faz com que a moda seja, de certo modo, cíclica, tanto de cima para baixo como vice-versa, ou mesmo no que se refere ao tempo. Basta ver o que muitas vezes é tachado como o que há de mais moderno: “anos 70”!  


MODA  x  ESTILO

“ O mais importante não é a moda, mas o estilo. A moda passa, o estilo fica.” (G. Kalil)
        
A modelo, sem querer, faz parte de um processo que, de certa forma, impõe um padrão de conduta às pessoas “normais”. 
A partir do que é decidido sabe-se lá onde e por quem, de repente, as pessoas se sentem obrigadas a mudar seu guarda-roupa em função do que “está na moda”. Quanto mais suscetível é a pessoa – seja pela idade, grau de insegurança, etc. – mais ela é levada a acreditar que usando aquilo que está na moda ela será mais bem aceita na sociedade ou no grupo com o qual ela convive.  Isso, às vezes, faz com ela perca seu poder de autocrítica e, ao mesmo tempo, incentivada por todos os lados – seja pela mídia (televisão, revistas), a vendedora da loja, etc. – e acabe gastando o possível e o impossível só para se sentir mais integrada.  Isso quer dizer que “andar na moda” é uma coisa ruim?
Uma coisa é acompanhar a moda naquilo que possa ser adequado às suas condições financeiras, características físicas ou grau de vaidade. Outra é perder completamente o senso do ridículo e se enfiar em roupas que, na verdade, só vão acentuar determinados traços que, muitas vezes, poderiam ser disfarçados se a roupa fosse mais  bem escolhida ou adaptada às suas condições. Por exemplo, uma roupa da moda que está à venda naquela loja de marca famosa fica muito justa ou decotada, por que compra-la e não mandar fazer uma igual, porém que se ajuste melhor à pessoa? Outro exemplo seria aquela calça justíssima que todo mundo está usando. Se a garota tem aqueles quilinhos a mais, por que se enfiar numa peça um ou dois números abaixo e se transformar numa panela de pressão ambulante? Só pra estar na moda? Afinal, a pessoa está comprando uma roupa pela griffe ou pelo conforto?
E o estilo? O estilo é fruto do comportamento, da postura e, principalmente, do exercício de livre arbítrio, dos quais todos nós somos dotados. As pessoas mais maduras e mais seguras raramente sentem a necessidade de só usar roupas da moda. Agora, observe que há uma grande diferença entre estar atualizada e estar na moda.
Atualizar-se significa acompanhar todas as tendências, inclusive as mudanças da moda e decidir por si só o que usar ou não. Estar na moda simplesmente significa usar uma roupa apenas porque todo mundo usa.
O que marca realmente uma pessoa é o seu estilo, a moda uniformiza. Ou seja, o estilo diferencia e a moda padroniza. As pessoas seguras gostam se sentir diferenciadas, as inseguras só se tranquilizam quando se sentem diluídas na multidão. Quando uma pessoa se sente resolvida, sua preocupação maior passa ser o cuidado com a própria imagem, seu conforto. Seu maior objetivo é agradar a si mesma e, consequentemente, o meio que ela frequenta. Resumindo, estilo é aquilo que nós achamos que é melhor para nós mesmos enquanto que a moda é aquilo que uns determinam que seja melhor para os outros.


Ética Profissional

Como comportar-se para se transformar numa profissional competente.

Toda profissão exige o cumprimento de determinadas obrigações, é preciso levá-las realmente a sério para não se prejudicar. Entre os muitos deveres de uma Modelo ou Manequim destaca-se o profissionalismo e a cultura geral. Aliados, eles elevam seu conceito diante do mercado de trabalho, abrindo caminhos para novos contratos. Afinal, educação e senso de responsabilidade são assuntos fundamentais que todo ser deveria desenvolver e aperfeiçoar a cada dia.

Algumas noções fundamentais:
- Cuidar da aparência não basta. A parte intelectual também merece um tratamento especial, pois de que vale apresentar-se com um visual impecável, sendo desinformada? Uma Modelo/Manequim precisa estar em dia com seu tempo e, especialmente com os assuntos do ramo: moda, estilistas, designers, etiqueta etc. A atualização é imprescindível. De que vale ser conhecida por sua beleza, mas famosa pela total falta de informação?
- Um bom profissional é conhecido por suas atitudes e a maneira de comportar-se. Se você cultivar determinados hábitos, maiores serão as chances de fazer uma bela carreira. Portanto, guarde esses detalhes:
·                    Não é aconselhável chegar às agências ou editoras de surpresa. Você corre o risco de não ser atendida por falta de hora marcada. O melhor é telefonar para o responsável da área de moda, identificar-se e perguntar quando poderá ser recebida. Anote em sua agenda o compromisso.
·                    Quando estiver a trabalho, a modelo é obrigada a apresentar-se maquilada e com traje adequado à ocasião. Mas não é só, o sorriso, a atitude cordial, a simpatia e a gentileza devem ser incorporados à sua personalidade. Quem lida com o público precisa passar uma imagem agradável e bem humorada.
·                    No primeiro contato com pessoas do ramo, você deverá levar um book (pasta contendo seus trabalhos anteriores e fotos). Além disso, deixe com os produtores sua foto, de preferência em preto e branco, não vale retrato 3x4, a medida ideal é 18x24. Uma outra opção mais barata é fazer um composite (folheto simples, uma folha, ou duplo - duas folhas, contendo fotos em traje esportivo, esporte fino e maiô, e também suas referências, tais como nome, cor de olhos e cabelos, manequim, altura, peso, sapato e telefone). O ideal é procurar um bom fotógrafo para fazer seu composite, caso contrário, poderá perder tempo e dinheiro. Só que não basta deixar o composite nos lugares e considerar "missão cumprida", é necessário fazer-se sempre lembrada.. Renove as visitas a esses locais, e não sinta vergonha de perguntar se há algum trabalho para você. Não se trata de "bancar a chata", e sim de um investimento pessoal.
·                    Você foi chamada para um serviço. Portanto, tem o direito de saber detalhes sobre ele: qual é o tipo de trabalho, horário, local, dia, sua duração, se deverá apresentar-se maquilada, levar alguma roupa especial, e de quanto será o cachê. Estas informações são preciosas para você tomar suas providências. Na véspera, entre em contato com quem a contratou, para confirmar tudo.
·                    Pontualidade demonstra, antes de tudo, profissionalismo. Sendo assim, chegue, pelo menos, meia hora antes do horário determinado. Uma vez iniciadas as atividades, concentre-se nelas e esqueça-se dos outros problemas. Não fica bem alegar pressa de ir embora. Afinal, seu tempo  está sendo pago.
·                    A Modelo deve abraçar sua profissão com consciência e maturidade, mostrando-se suficientemente independente no campo profissional. Na visita às agências, não causa boa impressão ir acompanhada pelo namorado ou pelas amiguinhas. Você deverá apresentar-se sozinha, ou levar consigo apenas uma pessoa da família. Porém, não é aconselhável sua entrada no local de trabalho; terá de esperar em outro recinto. É também inadmissível qualquer interferência por parte do acompanhante. Opiniões tais como: "este biquíni está pequeno em você" ou "outro brinco lhe ficaria melhor" são dispensáveis, pois colaboram para gerar um clima de mal-estar e irritação na equipe de trabalho.
·                    Quando uma empresa contrata seus serviços, apenas seu desempenho a interessa. Ninguém quer saber da sua vida particular, desencontros amorosos, desentendimento familiares, falta de dinheiro, etc... são assuntos muito pessoais, e não devem invadir o campo profissional. Por isso, em trabalho evite confissões afetivas com suas colegas, com a produtora de moda ou fotógrafo. Limite-se a cumprir sua função.
·                    A produção de um anúncio ou de moda exige o uso de vários trajes, sendo assim, é necessário trocar de roupa e de acessórios algumas centenas de vezes. O tira-e-põe de peças é realizado no camarim, na presença de outros modelos, masculinos e femininos, produtores e maquiladores. Calma, não se trata de libertinagem. Neste caso, ninguém olha ou repara o outro, pois a intenção é arrumar-se o mais rápido possível, para não atrasar o andamento da produção. Afinal, todos estão trabalhando. Diante dessa situação, a consciência profissional deve falar mais alto afastando o constrangimento. Exigir um local exclusivo para você, sem a presença de outras pessoas, denota total falta de conhecimento da profissão.
·                    A produção de uma foto, ou gravação de um comercial, é um trabalho de equipe: envolve, além da modelo, o fotógrafo ou o cinegrafista, a produtora, o maquilador, assistentes de estúdio, iluminadores, entre outras pessoas. Todos se mobilizam com o objetivo de realizar um bom trabalho. Cabe à modelo colaborar ao máximo com essa equipe. De que maneira? Fácil: mantendo o bom humor, não dando palpites e aceitando sugestões, a partir do ponto que você aceitou o trabalho. Se a foto, por exemplo, exigir o uso de um saco de papel na cabeça, não faça objeções. Caso o comercial peça o mergulho numa piscina, não crie caso, porque está frio e a água muito gelada. A falta de jogo de cintura gera antipatia, enquanto o desejo de exibição denota falta de segurança em si mesma.
·                    É comum algumas confecções oferecerem a modelo peças de roupa ou acessórios por cortesia, ou por fazer parte do contrato de trabalho: paga-se menos em troca vantagem. Neste caso, não há nada demais em aceitar tal oferta. Entretanto, é antiético tomar intimidade com as vendedoras ou a proprietária de confecções ou lojas, a fim de pedir qualquer mercadoria.
·                    A possibilidade de realizar um trabalho em outro estado existe, e não é remota. Uma revista do Rio, por exemplo, pode convidá-la para posar nas praias do Ceará: deslocamentos fazem parte da profissão, mas você sabe o que exigir e esperar no caso de uma viagem? Fique atenta ao seguinte: diante de um convite como esse, é preciso conter o deslumbramento e aguçar o senso crítico, não se deixe enganar. Há muitos picaretas no ramo. Alguns contratam a modelo para tirar umas fotos, mas, na verdade, suas intenções são outras. Antes de firmar compromisso, faça uma averiguação: veja se alguma colega já trabalhou para essas pessoas ou se a firma ou empresa é conhecida no meio da moda ou da publicidade. Pergunte tudo sobre o trabalho: duração, quantas pessoas vão além de você, se há hospedagens, se dividirá o quarto do hotel com outros modelos, de quanto será o cachê, quando será a partida e a previsão da volta. Se as condições lhe desagradarem, não aceite a proposta, mas dê a resposta com antecedência, para que providenciem sua substituição.
·                    Se as despesas com o transporte correrem por conta do empregador, exija que a passagem de ida e volta lhe seja entregue pelo menos dois dias antes da viagem, não vá sem ter nas mãos a garantia da volta: um direito que lhe assiste. Se você for menor, não fere a ética viajar acompanhada de uma pessoa da família, mas certamente as despesas ficarão por sua conta.

ELEGÂNCIA

Quem não gostaria de ser elegante, ou pelo menos ser chamado de elegante? A gente já nasce elegante ou aprende-se a sê-lo? Elegância significa vestir-se bem e andar na moda? Essas são algumas das perguntas que atormentam algumas pessoas preocupadas com sua imagem.
Difícil de definir, a elegância é facilmente reconhecível quando vista. Não se trata apenas de se estar bem vestido, na moda. Devemos nos lembrar de que a moda não deve ser copiada, mas adaptada ao gosto e estilo de cada um. Não é parecer bem vestido, mas estar bem vestido. E estar bem vestido não quer dizer apenas roupas caras, de griffe, mas sim, de bom gosto.
Por outro lado, quem pensa que elegância está apenas no vestir se esquece de que elegância é, acima de tudo, pose, estilo, atitude, ou seja, o importante é ser elegante para a vida. Elegante é uma pessoa educada, atenciosa e simpática, acima de tudo. Elegância está nos gestos e atitudes e não nas roupas.
Quanto à origem, o fato de a elegância ser inata ou adquirida também é motivo de discussão. Existem pessoas que, sem dúvida nenhuma, nascem elegantes. E por quê? Porque o meio em que elas se desenvolvem contribui para tal. Mas uma pessoa pode aprender a ser elegante? Sem dúvida nenhuma, pois não é preciso ser rico para ser educado. O que é indiscutível é o fato de que a elegância não pode ser simplesmente comprada, mesmo que se isso fosse possível, já seria, em si, um ato profundamente deselegante.

FAMA  x  SUCESSO

É muito frequente a confusão que se faz entre os significados dessas palavras. Sucesso se refere a qualquer atividade quando se consegue atingir os objetivos desejados. Já a fama, que em princípio parece ser a mesma coisa, é o grau de reconhecimento ou valorização que se obtém, relativo a um fato ou pessoa. Nem sempre a fama se refere a um sucesso.  Grandes fracassos também podem ficar famosos, assim como feitos que  em nada recomendam quem os praticou.
Desejar o sucesso e lutar por ele não é nada fácil. Embora possa não parecer, lutar pelo sucesso não é uma coisa feia, é essa luta que nos conduz aos melhoramentos que nos tornarão pessoas capazes e seguras.
 Outro requisito essencial para quem quer ter sucesso é a humildade, pois é ela que nos permite observar a realidade, colher informações e transformá-las a favor de nossos propósitos. Os prepotentes, que se acham donos da verdade, são incapazes desse olhar, pois pairam acima de tudo.
Quanto à busca pela fama, ela não passa de um intenso desejo de chamar a atenção dos outros, mas se isso acontecer, o importante é saber usufruir dela como consequência natural de um trabalho bem- sucedido. Nesse caso a fama é autossustentável o que não ocorre quando ela chega sem uma base concreta e a pessoa famosa passa a viver em função apenas da sustentação dessa fama, que passa a ser o seu principal objetivo e não o aperfeiçoamento profissional.
A fama, portanto, ao contrário do sucesso, pode trazer consequências negativas para quem a obtém. Outro fator a ser levado em consideração é a reação inesperada que a fama e o sucesso podem despertar nas outras pessoas. Da mesma forma que trazem respeito e admiração, podem desencadear a inveja e para lidar com esta, o exercício da humildade ainda parece ser a melhor arma. É preciso saber reconhecer, aceitar e trabalhar no sentido de neutralizar esse sentimento. Caso seja você a pessoa contaminada pela inveja, aprenda a assumir a situação e procure combatê-la da forma mais consistente possível. Coloque-se no lugar da pessoa invejada ou coloque-a na condição de modelo a ser seguido. Aprenda a reverter à situação.
O exercício da humildade nos faz capazes de separar a “pessoa famosa” da “pessoa privada”. Deve-se separá-las de uma forma bem nítida, senão acabaremos perdendo nossos amigos, nossa referências, enfim, nossas raízes, já que a “pessoa famosa” geralmente pertence à outra órbita da nossa vida.
 Uma das piores consequências da não separação dessas duas pessoas é a solidão ou isolamento, pois perdemos nossos verdadeiros amigos e sobram as relações baseadas apenas nas questões que envolvem os interesses profissionais. Acabam-se os interesses, acabam-se as relações. Resumindo, use a sua cara e seu corpo como instrumentos de seu trabalho (eles ficarão famosos) e preserve seu íntimo e seu coração como instrumentos para a vida.

Profissão (Modelo)
                                             
Incrível mesmo é pensar que esse sonho iniciou no século XIII! Naquela época, os pintores da Renascença selecionavam e pagavam modelos para seus quadros, dando início a uma profissão que, hoje, apesar de continuar a ter como base a beleza física, exige muita garra, esforço e dedicação.
As primeiras modelos de moda foram francesas do início do século. Todas as moças europeias queriam tentar a sorte em Paris, pelo menos até o início da Primeira Grande Guerra. Como os padrões de beleza da época eram muito rígidos, quem não tinha requisitos necessários (altura, peso, etc.) sabia que não teria a menor chance de conseguir um lugar sob a luz dos refletores. Já nos anos 90, o retrato de uma modelo pode ter formas diferentes, dependendo do produto, da intenção e do tipo de imagem exigida.
Quando o talento e a vocação se unem, o resultado é o sucesso. Beleza talvez seja o primeiro passo. Mas não basta. Só com muita dedicação e um constante aperfeiçoamento é possível crescer profissionalmente.
O começo de tudo é uma auto-avaliação, crua e fria. Não é preciso ser perfeita para pensar em ser modelo, mas é preciso ter uma boa imagem. É importante que suas medidas sejam proporcionais, que você tenha pele, cabelo e dentes saudáveis e tratados, traços equilibrados e vontade de vencer.
Numa Modelo, a fotogenia é essencial e além da expressão facial, tem que ter um rosto perfeito sem ser necessariamente lindíssima, 1,60m de altura no mínimo, ser magra, pois a fotografia tende a acrescentar alguns quilinhos nas pessoas. Já a Manequim é corpo, precisa ser alta (mais de 1,75m), magra, pois seu trabalho é basicamente desfiles de moda em passarela, e o padrão das roupas é manequim nº 38 e 40. Na lista de qualidades indispensáveis de uma boa modelo estão principalmente: profissionalismo, disciplina, bom humor e humildade.
O profissionalismo não vai deixar você chegar atrasada ou ficar impaciente porque o trabalho esta demorando a começar (ou acabar). A disciplina esta diretamente ligada ao profissionalismo. Ela não vai deixar você ficar dançando até altas horas da madrugada quando sabe que terá uma foto na manhã seguinte e precisa se apresentar bem. O bom humor vai garantir um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e vai fazer você parecer mais feliz naquelas fotos de maiô que foram feitas em pleno inverno, ou dentro de um quentíssimo casaco de pele em pleno verão. A humildade ajuda a aceitar dicas, palpites e até broncas de fotógrafos e produtores, além de não deixar você cair em perigosas malhas do estrelismo que atrapalha bastante nessa ou em qualquer profissão.
Agora é hora de avaliar seus sentimentos e desejos profissionais, verificar se a carreira de Modelo se encaixa em você e mãos a obra...

OPÇÕES DE TRABALHO

Além da passarela, fotos e vídeo, a modelo também encontra colocação em feiras, exposições, congressos, seminários, etc. As feiras são eventos, direcionados para diversos segmentos do mercado, como moda, eletrônica, lazer, esporte, utilidades, serviços, etc. As empresas presentes nessas feiras costumam recorrer às agências de modelos a procura de garotas que não só enfeitem seus stands, como também atuem como relações públicas, recepcionistas, promotoras de vendas, divulgadoras, distribuidoras de prêmios, degustadoras, etc.
Salvo raríssimas exceções, as modelos do primeiro time, as tops, não costumam fazer esse tipo de trabalho (a menos que o cachê seja muito alto). Para quem está começando ou mesmo para quem se especializar, acaba sendo uma boa fonte de renda, pois se o trabalho for bem feito, a possibilidade de ganhar o cliente – neste caso a empresa expositora – é muito grande. Mais uma vez, o fator decisivo para ter sucesso é a força de vontade em aprender tudo sobre a empresa e o produto que está sendo divulgado. Se você estiver ligada a uma boa agência, naturalmente suas chances de trabalhar bastante serão muito grandes.
Muitas Recepcionistas de Eventos começaram como promotoras de venda em lojas de departamento ou hipermercados. É o tipo de trabalho, na área, ideal para quem está começando, pois o nível de exigência não é tão grande quanto o de feiras ou eventos. Ter sucesso, mais uma vez, dependerá de sua seriedade e dedicação.
O perfil da Recepcionista não é o da mulher necessariamente belíssima, alta e macérrima. Saber lidar com as pessoas é mais importante. Simpatia e atenção, juntamente com a capacidade de cumprir suas atribuições, pesam mais do que só beleza ou que alguns quilinhos a mais na balança.  Além disso, espera-se que ela tenha desenvoltura, postura e presença necessárias para o trabalho. Outros requisitos importantes são: conhecer outros idiomas, ter noções de informática, saber lidar com fax, telex, arquivos, fichas, etc.. Finalmente, se a candidata frequentar um curso específico para a área, terá a oportunidade de  conhecer os  segredos do trabalho.
(Fim da Segunda Parte)

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS