Como disse
anteriormente, o marketing em cima da informação Megapixel é
forte, e vem sendo usado pelos fabricantes, vendedores e pela própria mídia
como fator que expressa a melhor qualidade da câmera e consequentemente nas
fotos. Não é bem assim, mas para você entender mais facilmente é preciso que
você seja apresentado à algumas informações básicas do mundo digital. É
fácil, e não se assuste, fizemos este artigo para os iniciantes, portanto,
não iremos entrar em detalhes a ponto de você fundir a cuca. Nossa intenção é
informar e facilitar a sua vida na hora da compra.
Sensores:
Existem dois
tipos de sensores usados nas digitais: CMOS (Complementary Metal Oxide
Semiconductor) e CCD (Charge-Coupled Device). Não vamos explicar cada um
deles, deixemos essa discussão fora do nosso artigo.
Os CMOS,
antigamente eram usados nas câmeras mais simples, hoje em dia, os CMOS
evoluíram tanto e oferecem uma qualidade tão boa, que estão sendo utilizados em
câmeras fotográficas profissionais e até mesmo em filmadoras. Portanto, não se
preocupe com o tipo de sensor. O que você precisa é saber qual a função desse
sensor.
A luz que entra pela lente da câmera, incide
sobre um sensor de imagem, um CCD, ou CMOS. O sensor é dividido em uma grade
muito fina de elementos formadores de imagem, os fotodiodos. São milhares
destes pontos que são afetados pela intensidade da luz. Cada fotodiodo converte
a luz em um sinal elétrico. O conjunto dos sinais elétricos forma a imagem.
Quanto maior o sensor, mais fotodiodos cabem nele, e consequentemente maior é a
resolução e a qualidade da imagem. Resumindo, as informações elétricas são
convertidas para sinais digitais, de fotodiodos para pixels, que é a menor
unidade de imagem digital.
As informações geradas, isto é, as imagens e
sons captados, são então gravadas na memória interna da câmera ou no cartão de
memória.
Para os
"detalhistas", a tabela abaixo apresenta as dimensões de alguns tipos
de sensores.
|
Sensor
(mm)
|
Tipe
|
Largura
|
Altura
|
1/3.6"
|
4.000
|
3.000
|
1/3.2"
|
4.536
|
3.416
|
1/3"
|
4.800
|
3.600
|
1/2.7"
|
5.371
|
4.035
|
1/2.5"
|
5.760
|
4.290
|
1/2.3"
|
6.16
|
4.62
|
1/2"
|
6.400
|
4.800
|
1/1.8"
|
7.176
|
5.319
|
1/1.7"
|
7.600
|
5.700
|
2/3"
|
8.800
|
6.600
|
1"
|
12.800
|
9.600
|
4/3"
|
18.000
|
13.500
|
35 mm filme
|
36.000
|
24.000
|
CMOS
Pixel:
Pix + el =
Pixel.
Pixel é a
junção de duas palavras em inglês - Picture e Element - sendo que Pix é a
abreviatura de Picture em inglês.
Pixel é o
menor ponto que forma uma imagem digital, quando juntamos milhares ou milhões
de pixels, temos uma imagem, ou no nosso caso, uma fotografia.
Megapixel:
Megapixel
equivale a um milhão de pixels. É utilizado nas câmeras digitais para
determinar o grau de resolução, ou definição de uma imagem.
Embora a
quantidade de Megapixels garanta uma maior resolução e determine o tamanho que
poderemos imprimir uma foto. Na verdade, o número de Pixels Efetivos é o
que mais importa, pois é a quantidade real de sensores individuais de luz que a
câmera possui. Se uma câmera possui 10 megapixels, mas somente 5 megapixels
efetivos, ela está utilizando interpolação, ou seja, ela "inventa" os
outros 5 megapixels. Isso, embora aumente a resolução, não necessariamente
acarretará em aumentar a qualidade final.
Imagine que
os sensores das câmeras digitais são formados pelos pixels ou megapixels,
quanto maior os sensores, maiores serão os pixels ou mais quantidades de pixels
teremos no sensor. O problema ocorre quando a quantidade de megapixels aumenta
muito e o sensor não, passamos a ter pixels tão pequenos que a captação de luz
acaba sendo prejudicada.
Portanto,
procure saber quantos pixels efetivos a câmera que você pretende comprar
possui.
Infelizmente,
não existe uma formula que defina o tamanho do sensor em relação a quantos
megapixels seriam ideais.
Agora que
você já conhece o "Sr. Megapixel", podemos seguir com mais
informações das características que definirão a qualidade da sua câmera.
Optical
Image Stabilizer:
Estabilizador
óptico de imagem. Esta tecnologia que a cada dia está mais e mais presentes nas
câmeras fotográficas é realmente funcional. É implementado na lente da câmera e
até em binóculos. Um elemento óptico "flutua" e estabiliza a imagem.
Ajuda muito quando se usa o zoom, por exemplo.
Não confunda "optical" image stabilization com "digital"
image stabilization, normalmente encontrados em câmeras de vídeo. Embora tenham
a mesma função, seu funcionamento e princípio são diferentes.
A Konica
Minolta DiMAGE A2 possui um sistema chamado Anti-shake, que tem a mesma
finalidade. Veja o vídeo do Anti-shake em ação:
Obs: Os
movimentos foram aumentados para a demonstração.
Zoom óptico:
A maioria
das câmeras possui os dois tipos de zoom: óptico e digital. O zoom óptico é o
que permite aproximar e afastar o objeto que está sendo fotografado através da
movimentação dos elementos ópticos da lente. O zoom digital é....bem, esqueça o
zoom digital. Não se deixe enganar com zoom digital de 10X, 30X, etc,
definitivamente nem olhe para isso na hora da compra. O zoom digital funciona
da seguinte maneira: a câmera pega uma parte da imagem e amplia. Desta forma,
quando aumentamos o zoom digital estamos na verdade reduzindo a resolução,
portanto, reduzindo também a qualidade da foto. Tudo que não queremos.
Procure
câmeras que ofereçam um bom zoom óptico. Despreze totalmente o zoom digital.
Distância
mínima de foco:
É a
distância mínima que a câmera consegue colocar em foco o objeto a ser
fotografado. Colocar em foco é ter uma imagem nítida. Quanto menor esta
distância melhor para fotografar objetos pequenos ou pequenos detalhes.
Autofocus,
Manual focus:
Todas as
câmeras possuem foco automático (autofocus), mas a opção de foco manual (manual
focus) permite que você tenha um controle maior sobre o que você quer
"focar". Se você decidiu por uma câmera tipo Point & Shoot,
esqueça esta função. Caso você pretenda aprender alguma coisa sobre fotografia,
esta opção será muito útil.
RED-EYE
Reduction / Redução de Olhos Vermelhos:
Esta função
nas câmera dispara uma luz antes do flash, um pré-flash. Assim, as pupilas dos
olhos se retraem, evitando o problema dos olhos vermelhos nas fotos.
ISO:
É a
sensibilidade a luz que o sensor da câmera oferece. Lembram quando comprávamos
filmes para as câmeras analógicas? podíamos escolher a ASA do filme, pois é, a
ASA do filme no mundo digital se chama ISO. Sua função é tornar a câmera mais
sensível a luz que entra pela lente, desta forma conseguimos tirar fotos em
ambientes com menos luminosidade. Normalmente as opções são: Auto e os
selecionáveis 100, 200, 400. Existem ISOs mais altos, mas devem ser usados com
cuidado, pois geram mais ruídos. Ruídos em fotos, nada tem haver com
"chiados" em áudio e sim com pequenos pontos avermelhados que
aparecem na fotos.
Visor LCD:
Você precisa
ver o que vai fotografar, isso pode ser feito de duas maneiras nas digitais,
pelo viewfinder ou pelo visor de LCD. Algumas câmeras Point & Shoot
nem possuem mais o viewfinder, e cada vez mais os visores de LCD estão
maiores e com melhores definições.
O viewfinder
é aquele visor que você precisa colar a câmera no rosto e utilizar um olho para
ver o que está fotografando. Fotógrafos profissionais utilizam o viewfinder,
pois ele é mais fiel a foto. As máquinas profissionais, embora possuam LCD,
estes são utilizados somente para ver as funções de ajustes da câmera (menu) e
ver as fotos salvas. Algumas DSLRs, trazem a função Liveview, que
permite utilizar o LCD para visualizar o que vai ser fotografado, da mesma
maneira que uma Point & Shoot.
Alguns
visores podem ser "destacados" e girados, o que em algumas situações
facilita realizar a foto.
Objetiva
(equivalente 35 mm):
Se
falássemos de lentes, distância focal, objetivas, etc. fugiríamos da idéia
inicial deste artigo. O assunto "Lente" como um todo, merece um
artigo separado.
Para você
saber o quanto sua câmera vai "enxergar" ou, qual será o ângulo de
cobertura da sua lente, vamos citar o básico.
A sua câmera
possui um botão de ZOOM; W (Wide-angle) e T (Telephoto).
Quanto mais Wide-angle, maior será o ângulo de cobertura da sua lente,
conseguentemente mais objetos caberão na foto e mais distantes ficarão.
Quanto mais Telephoto, menor será o angulo de cobertura da sua lente,
conseguentemente menos objetos caberão na foto e mais próximos ficarão.
Essas
informações são sempre levando em consideração o filme de 35 mm e são expressas
em mm (milímetros) da seguinte forma: 28 – 135 mm. Significa que em W
(Wide-angle) sua lente é uma 28 mm, e possui mais ou menos 75º de ângulo de
visão e em T (Telephoto) ela é uma 135 mm, mais ou menos 18º de ângulo
de visão.
Para
ilustrar e facilitar o entendimento veja as fotos abaixo e repare com quais
lentes foram fotografadas.
28 mm W (Wide-angle)
50 mm Normal
135 mm T (Telephoto)
Se a câmera
que você vai comprar não permite trocar a lente, opte pela que possui o menor
número em W (Wide-angle) e o maior número em T (Telephoto), desta
forma, você terá uma maior cobertura nas suas fotos.
Definição da
lentes:
< 20mm
|
Super Wide Angle
|
24mm - 35mm
|
Wide Angle
|
50mm
|
Normal Lens
|
80mm - 300mm
|
Tele
|
> 300mm
|
Super Tele
|
|
As DSLR
permitem a troca de lentes, o que facilita muito o fotógrafo, uma vez que ele,
em posse de algumas lentes, está preparado para qualquer tipo de foto que
deseje fazer.
Memória e
cartões de memória:
As fotos
precisam ser armazenadas em algum local na câmera, isso é feito na memória.
Algumas câmeras possuem memória interna e conseguem guardar algumas poucas
fotos, outras não. Todas as câmeras utilizam cartões de memória para armazenar
as fotos. Normalmente os cartões que acompanham as câmeras são pequenos, e
precisamos comprá-los separadamente, com capacidade suficiente para nossas
fotos. Existem uma infinidade de marcas e modelos, os mais comuns são: Memory
Stick (normalmente usado pela Sony), SD, SDHC e Compact Flash, normalmente
usado pelas câmeras profissionais e algumas Canons antigas.
Todos
desempenham o mesmo papel e são encontrados com diversas capacidades. Os
cartões SD e SDHC vem se tornando muito comuns e devem liderar o mercado muito
em breve.
Pilhas ou
Baterias:
Neste item a
briga é feia. Baterias duram mais, ou seja, possibilitam um número maior de
fotos e tem uma durabilidade muito boa. Por outro lado, qualquer problema e
você terá que comprar uma nova bateria. Elas não custam barato, mas também não
estragam com facilidade.
Pilhas,
podem ser encontradas em qualquer local. Duram menos que as baterias, mas por
serem baratas você não terá problemas em ter mais de um jogo no bolso. As
pilhas recarregáveis, podem custar mais caro no início, mas logo se pagam com a
possibilidade da recarga.
Câmeras que
utilizam somente duas pilhas, demoram mais a recarregar o flash da câmera. Se a
sua câmera usa pilhas, utilize somente pilhas alcalinas, e for usar pilhas
recarregáveis utilize as de NiMH - Níquel Metal Hidreto. O visor de LCD, flash
e o zoom consomem mais bateria.
Pilhas,
pilhas recarregáveis ou baterias tem uma coisa em comum; nenhuma delas duram
para sempre! Cedo ou tarde você terá que substituí-las por novas.
Conexões:
As câmeras
costumam vir com as conexões:
- USB 2.0 Hi-Speed - Para conectá-las ao
computador;
- Vídeo Output - para conectá-la na TV;
- PictBridge - Para conectá-las em impressoras
com a mesma função e realizar uma impressão direta;
- HDMI - Algumas câmeras novas possuem esta
conexão de alta definição.
Qual marca
comprar:
Se você teve
paciência de ler este artigo até aqui, é porque não quer jogar seu dinheiro
fora, portanto, fique longe de marcas "ching ling". Vá nas
conhecidas: Canon, Sony, Nikon, Panasonic. Muito importante também, é comprar a
câmera em lojas de sua confiança, com nota fiscal e garantia.
Sobre a
garantia da Sony, vale uma observação: A Sony só oferece garantia aqui no
Brasil, em equipamentos que sejam comprados aqui e que possuam o termo de
garantia em português. Esta é a garantia de que o produto é Sony Brasil.
Outras
funções e características:
É claro, que
existem outras características nas câmeras, mas não seria possível enumerar
todas em um artigo só. Procurei mostrar que existem alguns pontos que são tão
importantes observar quanto a quantidade de megapixel, e alguns até mais
importantes.
Funções
extras são sempre bem vindas, desde que não sejam coisas inúteis que só servem
para aumentar o preço do produto.
E por fim, o
seu gosto deve pesar na sua decisão. Se você simpatizou mais com a marca ou
modelo X, se achou a preta mais bonita do que a prata, se gostou mais da
"pega" do modelo Y, compre-a. É sua câmera e você deve ficar feliz
com a sua compra. Quando for a loja comprar sua digital, faça como criança,
veja com as mãos. Segure a câmera, veja, fotografe, leia as especificações,
pergunte e tire suas dúvidas.
Espero que
este artigo auxilie você na sua comprar.
Boas fotos e
até o próximo artigo.
Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica
ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum
BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em
diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!
(Agradecemos
ao site Boa Dica, que nos autorizou
a publicação deste artigo e de outros postados em seu site. www.boadica.com.br).
ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS