ATILA’S PRODUÇÕES
FOTOGRÁFICAS
FOTOGRAFIA DIGITAL – Acessórios
(Artigo tirado da revista
FOTOGRAFIA DIGITAL, da Editora Escala – www.escala.com.br)
Eles são indispensáveis – Diversos itens e equipamentos
podem ajudar em sua busca pela foto perfeita.
Capítulo IV
Acessórios
OBJETIVAS
Diferente das câmeras automáticas, as digitais semiprofissionais e
profissionais permitem a utilização de objetivas cambiáveis.
1 – Objetiva normal
Uma câmera 35 mm utiliza como padrão uma objetiva de 50 mm. Ela
captura imagens em um ângulo de 50 graus, próximo a de um olho humano. Essa é a
lente mais utilizada por amadores e profissionais.
2 – Objetiva grande angular
Sua área de visão é mais ampla.
É utilizada em fotos aéreas, paisagens e em ambientes, mas também pode
ser usada em ambientes pequenos, como apartamentos. O truque é aumentar a
profundidade de campo, o que dá impressão de um ambiente maior.
3 – Teleobjetiva
São utilizadas para fotografar a longa distância. Observe os fotojornalistas
que cobrem futebol, eles usam objetivas que parecem canhões. A função dessa
objetiva é se aproximar o máximo possível do assunto. Além dos fotojornalistas,
as teleobjetivas são os equipamentos
ideais para os paparazzo.
Para se ter uma ideia, a objetiva Canon Super Telephoto 1200 mm f/5.6L
EF USM Autofocus Lens tem mais de 80 cm de comprimento, 23 cm de diâmetro e
16,3 kg.
4 – Objetiva zoom
Ela varia a distância focal, ou seja, pode funcionar como uma grande
angular ou teleobjetiva. Sua vantagem está no custo-benefício, pois ela tem
três lentes em uma.
5 – Objetiva olho de peixe
Não deixa de ser uma grande angular, mas sua angulação é bem maior.
Ela chega até 180 graus, por conta disso, causa distorções. Fotógrafos que
fazem imagens para revistas de surfe e skate a utilizam bastante.
6 – Objetiva macro
Focaliza objetos a pequenas distâncias. O fotógrafo pode focar
detalhes de um objeto, inseto, plantas, entre outros. É uma objetiva muito
usada na publicidade.
TRIPÉ E MONOPÉ
A função do tripé é dar apoio ao fotógrafo no momento que ele utiliza
uma velocidade baixa de exposição, caso contrário a foto sairia tremida. Pode
ser utilizado em uma foto mais demorada, na qual a pessoa vai escolher a
posição correta, enquadramento, luz, entre outros.
O mercado disponibiliza uma variedade de tripé, entre modelos e
marcas. Tem pra todos os gostos e bolsos:
- Básico – tripés mais simples aguentam máquinas leves apenas e seu preço é mais atraente.
- Monopé – indicado para quem necessita de agilidade. É constantemente usado por fotojornalista esportivos.
- Avançados – mais fortes, consequentemente suportam mais pesos. Tem abertura de suas pernas independentes e abrem em vários ângulos. Permite que a câmera fique em diversas posições, isso é possível porque utiliza na sua base uma esfera. São produzidos com materiais mais nobres e leves, como fibra de carbono e titânio.
FLASH
É recomendado quando há pouca luz no ambiente, mas é preciso lembrar
que sua luz pode ser refletida se houver espelhos ou objetos metalizados na
cena a ser fotografada. Portanto, seu uso requer atenção.
Pode ser utilizado também para suavizar sombras ou criar efeitos mais
criativos. As câmeras automáticas não permitem controlar o flash. Essa
característica só é encontrada nas semiprofissionais e profissionais.
Manual
Permite regular abertura de distância entre o flash e o assunto, que
como o nome indica é a distância física entre o flash e o objeto a ser exposto.
A potência do flash e o Número Guia ou Guide Number. Observe que
quanto mais alto o número, maior será a potência do flash, portanto a luz
percorrerá uma distância bem maior.
Conforme a distância aumenta, acontece uma perda de potência, para
isso não existe solução. Note uma regra básica: utilizando o ISO 100 para
fotografar um assunto que esteja aproximadamente 18 metros da câmera, a
abertura será de f/2.8. Quer saber a abertura para as outras distâncias? Basta
dividir o número guia (NG) pela distância do assunto.
Automático
Os flashes que apresentam mais regulagens automáticas possuem mais
opções de preenchimento. Exemplo: caso a exposição do ambiente seja 1/125 s a
f/8 e você regular o flash e as lentes para f/8, terá uma razão de 1:1. Para
mudar isso, basta alterar a regulagem da abertura no flash, e deixar f/8 nas
lentes. Dessa forma, colocando f/5.6 no flash a razão será de 1:2; e para f/4
será de 1:4. Nos dois casos, o que acontece é que você está informando o flash
de que regulou a lente para uma abertura maior do que ela realmente apresenta,
e portanto, ele fornecerá menos luz ao ambiente. E assim, quanto maior a
abertura regulada no flash, mais fraco será o efeito.
Flash incorporado
Alguns flashes incorporados também possibilitam a técnica do
preenchimento. Mas como essa regulagem é pré-estabelecida, ela não permite o
controle sobre o flash. O ganho de luz é cerca de 2 vezes maior.
Flash TTL (through the lense)
O funcionamento é diferente dos demais. Pressionado o obturador, o
flash é disparado, a luz bate no assunto e é refletida em direção a câmera. Um
sensor (fotocélula) decide qual a exposição e tempos corretos, independe da
abertura ou distância do objeto.
Fotografando com o auxílio do
flash
Quando é a única luz do ambiente, seu uso torna-se bem simples, porque
o TTL calcula a exposição de acordo com a luz refletida do objeto.
Preenchimento
Um dia de sol muito forte ocasiona sombras também mais fortes. A dica
é usar o flash com potência baixa, apenas para amenizar as sombras, dessa forma
você conseguirá um efeito natural.
E nos dias de tempo fechado, ele pode ser útil para dar mais vida à
imagem.
Caso sua câmera seja automática, basta optar pelo modo “P”, que ela
equilibra a potência do flash.
Olhos vermelhos
Os olhos vermelhos ocorrem quando o ambiente é muito escuro e a luz do
flash atinge diretamente a pupila. Lembre-se que a pupila está dilatada e nela
existe sangue.
Para evitar que seus familiares ou amigos fiquem com olhos vermelhos,
vejam algumas dicas:
- Peça para a pessoa não olhar diretamente para a câmera.
- Procure rebater a luz do flash. Para isso você pode direcionar o flash para o teto, parede ou utilizar um cartão branco.
- Caso seja possível, acenda o máximo dde luz que tenha no ambiente.
- Algumas câmeras já possuem o recurso de redução de olhos vermelhos. Repare que algumas disparam duas vezes o flash, o primeiro disparo é apenas para reduzir o efeito da dilatação da pupila.
Dica – Naquela viagem de fim de ano você fotografou seus amigos, e alguns ficaram mais escuros e outros mais claros. Para isso não acontecer, mantenha todas as pessoas na mesma distância do flash.
(continua - Próximo capítulo,
Composição).
ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
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