sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

TÉCNICAS> Truques


ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Chegamos ao final do ano, e, como sempre, vêm as festas, férias, o verão e muitas fotos registrando todos esses eventos.

Pensando nisso, o Atila’s Produções Fotográficas publica uma edição extra sobre Técnicas e Truques para retratos perfeitos, visando proporcionar aos nossos leitores e seguidores que aprimorem suas técnicas com estas 20 dicas fantásticas publicadas pela revista Digital Photographer Brasil, Edição 12 – www.fotografodigital.com.br

(Artigo tirado da revista Digital Photographer Brasil, Ano 2, Edição 12 (setembro 2011), da Editora Digerati).


TÉCNICAS > Truques

Retratos perfeitos
Aprimore suas técnicas com estas 20 dicas fantásticas:


01 – Evite ângulos pouco lisonjeiros
            Não fotografe ninguém diretamente de baixo para cima. Coloque-se sempre bem de frente para a pessoa fotografada ou em um ângulo ligeiramente de cima para baixo. Ao fotografar crianças, agacha-se para ficar ao nível de seus olhos. Nada de clica-los do alto, deixando-as cabeçudas.

02 – Softbox de estúdio
            Ao usar iluminação de estúdio, evite uma luz direcional “dura” que possa criar sombras muito marcadas. Use um softbox para suavizar o efeito do flash e experimente bastante com a posição da luz. Tente fazer primeiro o arranjo mais básico, iluminando o rosto do modelo a partir de cima; será criada uma luz uniforme, com uma sombra em forma de borboleta sob o nariz.

03 – Objetivas recomendadas
            Use sempre uma lente adequada à tarefa. Grandes-angulares podem causar distorções pouco atraentes no rosto, especialmente se usadas muito de perto para tentar preencher o quadro com o rosto. Por sua vez, as lentes telefoto muito longas achatam a perspectiva da imagem e tendem a dar impressão de “engordar” a pessoa. Procure clicar com uma objetiva que tenha distância focal de 50 a 135 mm (tanto em full-frame quanto em APS-C ou DX) para obter os melhores resultados.

04 – Mais direção
            Fique tranquilo para ajudar seu modelo a relaxar diante da câmera e facilitar na hora de dar instruções. Tente sempre evitar que o rosto da pessoa esteja voltado para o sol direto, ou contra o vento; senão, a pessoa poderá sair na foto com o rosto franzido.

05 – Luz refletida
            Use um rebatedor para preencher as sombras no rosto do modelo, seja em estúdio ou em locação. O rebatedor é particularmente útil ao se fotografar em locação, pois permite dirigir a luz natural sem ter de mover o modelo de sua posição.

06 – Composição criativa
            Seja criativo com sua composição e não se conforme simplesmente às regras. Tente fazer cortes mais apertados ou colocar a figura na lateral do quadro. Um retrato não precisa ser apenas do rosto e dos ombros: afaste-se para incluir mais elementos no quadro, tanto do fundo quanto do modelo.

07 – Faça contato visual... ou não
            Os instantâneos permitem capturar mais momentos espontâneos, com uma atmosfera artística e ponderada> Não importa se seu modelo está ou não olhando diretamente para a câmera, pois esses detalhes dão um ar mais relaxado à imagem. Ao fotografar retratos, peça para o modelo desviar o olhar em alguns quadros para variar os resultados.

08 – Profundidade de campo rasa
            Use uma abertura ampla que dê a sua imagem uma profundidade de campo rasa, atraindo a atenção do espectador para sua imagem e seu tema. O efeito criado é mais artístico e evita que o espectador seja distraído por um fundo complicado.

09 – Silhuetas
            Um retrato não precisa ser óbvio. Tente fotografar apenas os olhos ou a boca. Silhuetas são um ótimo modo de criar retratos artísticos; para que a técnica funcione, é preciso apenas haver luz suficiente por trás da figura, pois apenas o fundo deverá ser exposto.

10 – Altere a perspectiva
            Mude sua própria terspectiva para criar imagens dinâmicas e criativas. Experimente clicar de ângulos altos ou inclinar a câmera para o lado para obter capturas com um ar experimental.

11 – Converse com o ambiente
            Pense em fotografar seu modelo em um ambiente em que ele se sinta confortável. Procure incluir a sua personalidade nas imagens, fotografando em locação enquanto ele está em ação, fazendo alguma coisa de que goste.

12 – Preto e branco
            Mantenha as cores uniformes para evitar distrações no fundo; mantenha o foco na figura> Pense em converter sua imagem em preto e branco na pós-produção para ver se a imagem tem algo a ganhar. Isso funciona especialmente bem em instantâneos e retratos urbanos.

13 – Ponto focal
            Sua imagem deve estar nítida e em foco. Ainda mais importante é garantir que a câmera esteja focalizada nos olhos do modelo, que atrairão naturalmente cada espectador que olhar para sua fotografia.

14 – Imitação inspiradora
            Procure achar inspiração no trabalho de outros fotógrafos. Tente reproduzir algumas imagens conhecidas com um toque pessoal. Analise as imagens alheias e procure recriar a exposição ou efeito para melhorar as suas próprias técnicas,

15 – Menos velocidade
            Dê mais movimento a suas imagens usando tempos mais longos no obturador, fazendo exposições mais longas para criar efeitos propositais de borrado de movimento ou duplas exposições fantasmagóricas. Esse estilo é muito criativo, mas é preciso praticar bastante para dominar a técnica ao fotografar pessoas.

16 – Fotos urbanas
            Desafie-se a abordar um estranho completo para fazer um retrato dele no meio da rua. Isso o ajudará a testar suas habilidades sob pressão e a aumentar sua confiança em si mesmo e em suas habilidades fotográficas.

17 – Câmera na cintura
            Para fazer instantâneos furtivos na rua, use uma câmera menor e menos chamativa que sua DSLR. Ou então, fotografe com a câmera na altura da cintura, sem olhar na tela ou no visor. Isso evita chamar a atenção, pois as pessoas nunca imaginam que estão sendo clicadas dessa forma. É preciso ter paciência até dominar a técnica, mas ajudará você a capturar momentos fantásticos na rua.

18 – Ajustes predefinidos
            Ao fotografar na rua, verifique seus ajustes e deixe a câmera prontinha para disparar, com o balanço de brancos e o ISO que preferir. Não faça seu modelo esperar que você configure os controles.

19 – Use acessórios
            Pense em incluir acessórios em suas fotos. Eles são ótimos para enriquecer seus retratos com elementos interessantes e atraentes. Escolha objetos que destaquem a personalidade do modelo ou a atmosfera da imagem.

20 – Série temática
            Invente um projeto de retratismo que envolva a criação de uma série de imagens concentradas em um único modelo ou tema. Essa é um jeito legal de enriquecer o portfólio e adquirir uma prática regular em campo.

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Nenhum comentário: