quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Conheça os principais tipos de fotografia

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

(Matéria publicada no site Fotografia-DG - http://www.fotografia-dg.com/conheca-os-principais-tipos-de-fotografia/).

Seja você é um entusiasta ou fotógrafo profissional, saber diferenciar corretamente os tipos de fotografias praticados no mercado é fundamental. É interessante ter em mente que buscar informações sobre quais são as tendências do setor, frequentar workshops, participar de palestras e cursos, vão te tornar bom tanto na teoria quanto na prática. Geralmente, imagina-se que a fotografia se resume a retratos, paisagens ou fotojornalismo, mas na verdade, ela pode se subdividir em muito mais tipos. Como são muitas as dúvidas, confira abaixo as categorias mais trabalhadas no mercado:
 Retrato: é um dos tipos de fotografia mais antigos. Tem como principal objetivo o registro exato do que a pessoa fotografada realmente é, ou, então, da personalidade ou essência do sujeito ou grupo de sujeitos fotografados.
Daniel Zanini H.
Fotografia arquitetônica: ela é perfeita para registrar obras arquitetônicas ou projetos voltados ao designer de interiores. Sofisticada, ela precisa encantar o potencial comprador, a fim de fazê-lo comprar determinada construção residencial, estabelecimento comercial, etc.


Magmacs



– Fotografia culinária: sem dúvida, a fotografia culinária é uma das mais prazerosas, uma vez que o fotógrafo precisa ter o dom de capturar uma imagem que transmita sensações agradáveis ao paladar. Restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias, padarias e outros estabelecimentos comerciais podem contratar esse tipo de serviço.


John Schilling




Fotografia erótica: a fotografia erótica precisa contar com fotógrafos sérios, comprometidos e que não sejam invasivos. Aqui, o respeito e a discrição são itens essenciais, caso contrário, o trabalho não será realizado com qualidade. Vale lembrar que a fotografia erótica nada tem a ver com pornografia.

Rodrigo Velásquez



Fotografia de ação: um bom fotógrafo de ação precisa ter a capacidade de antecipar o movimento que pretende captar, visto que o personagem estará se movimentando no momento do disparo da máquina fotográfica. Um exemplo disso é a fotografia esportiva. Ela abrange todos os tipos de esportes e requer a presença de um profissional ágil e que entenda muito bem sobre a modalidade esportiva que pretende registrar.
Tamaris Fontanella



 Fotografia infantil: é um estilo bastante requisitado nos últimos anos, pois os pais sentem prazer em registrar desde a gravidez até a adolescência dos seus filhos. Não é nada fácil fotografar os pequeninos, já que é primordial ter paciência, carinho e cuidado para se fazer os cliques.
Sara Musicò



– Fotografia de moda: é a fotografia que abastece catálogos e revistas de moda. Registrar as tendências da próxima estação é algo que encanta homens e mulheres. Basicamente, essa modalidade caminha lado a lado com a fotografia publicitária, por isso, o profissional deve ter foco para eternizar o que o cliente deseja, mas sem apelação. A realização desse trabalho é feita, geralmente, em estúdio, envolvendo modelos e fotógrafos de destaque com conceitos artísticos que podem chegar a ser surreais.
Renata Salles




– Fotografia publicitária: usada em diversas mídias, a fotografia publicitária deve vender uma ideia ou produto. Ela precisa convidar o consumidor a experimentar um produto ou contratar algum tipo de serviço. É uma das mais difíceis de praticar, pois é essencial se manter antenado e em alta no mercado. Em sua maioria, essas fotos passam por uma série de tratamentos em programas de edição de imagens.
Mirwav




– Macrofotografia: conhecida também pelo nome de macro, este tipo consiste em tirar fotos de perto, ou seja, focado nos detalhes do objeto ou sujeito captado. Usualmente são feitas com insetos, texturas, flores, etc.
Andrea



– Fotojornalismo: o fotojornalismo deve ser capaz de transmitir informações de eventos ou fatos importantes com detalhes singulares e que até mesmo dispensem legendas. O olhar do fotógrafo precisa ser cuidadoso e objetivo, pois, para conseguir as melhores imagens, o profissional tem de garantir que suas fotos mantenham a integridade da cena original, ou seja, sem qualquer tipo de manipulação.
Higor de Padua Vieira Neto



 Fotografia documental: fotografia documental conta histórias com imagens. Essa categoria diferencia-se do fotojornalismo no sentido em que o fotojornalismo documenta apenas uma cena ou momento particular enquanto o documentário conta uma história e qualquer tema é um bom tópico para o fotodocumentário. Contudo, tal como acontece com o fotojornalismo, neste tipo também não pode haver manipulação.
Allen Ferraz Lins


Além dos modelos citados acima, a fotografia industrial, científica, abstrata, médica, subaquática, aérea, de glamour, fotopaisagismo e outros estilos são considerados fotografias profissionais. Porém, a pessoa interessada em trabahar com um desses tipos deverá buscar a especialização correta e nunca ter preguiça de obter mais conhecimento sobre o assunto.


ATILA'S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


Nenhum comentário: