sexta-feira, 3 de março de 2017

Aprenda a limpar sua câmera DSLR e preservar seu equipamento fotógrafo

ATILA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


Matéria publicada no site http://www.techtudo.com.br/

Saber a maneira correta de limpar sua DSLR e lente é essencial para manter seu equipamento em bom estado para cliques. Ao voltar de uma viagem ou de uma sessão de fotos externa, adote a limpeza como uma rotina para aumentar a vida útil de equipamento. Além de garantir uma imagem perfeita, você poderá vender seu equipamento antigo por um bom preço quando for adquirir uma nova câmera.

Kit de limpeza sobre mesa e fotógrafo limpando parte frontal da lente com lenço de microfibra (Foto: Reprodução/Digital Câmera World)


Existem Kits de limpeza a preços acessíveis. Opte pelos que contenham o borrifador de ar, pincel e flanela de microfibra, para limpeza básica.

Assessórios para limpeza de câmera digital e lentes (Foto: Reprodução/Tech Tudo)


Para uma limpeza mais profunda, como a remoção de manchas de gorduras das lentes e sujeira do sensor, serão necessárias soluções líquidas e pincel próprios para sensor.

Imagens de assessórios para limpeza de lentes e sensores de câmeras digitais DSLR (Foto: Reprodução/TechTudo)



A ordem indicada para limpar seu equipamento é a seguinte:

1. Parte externa da câmera (corpo e lente);
2. Lentes;
3. Sensor;
4. Tampas, filtros, cases e outros acessórios.


1 – Parte externa da câmera (corpo)


A sujeira de fora pode entrar em partes mais sensíveis. Retire o excesso de poeira com o soprador, limpe os cantos botões com um pincel e finalize com uma flanela limpa.


Imagem do processo de limpeza de uma câmera com borrifador de ar, pincel e flanela de microfibra (Foto: Reprodução/Digital Câmera World)



2 – Lentes (partes frontal e traseira)

As lentes merecem um cuidado especial, pois elas podem ser danificadas facilmente. Primeiro, utilize o borrifador na parte frontal da lente. Com um cotonete ou pincel, limpe os cantos e frestas. Por último, desacople a lente da câmera para limpar a parte traseira da lente com o borrifador.

Para limpar manchas de “dedo”, utilize apenas tecidos próprios de microfibra (semelhante as “flanelas” de limpar óculos). Se preciso, sopre a lente com a boca e aplique movimentos leves sobre ela com o lenço. A umidade da “baforada” facilita a remoção da sujeira.

Imagem da lente sendo limpa com borrifador, à esquerda, com lenço de microfibra, no meio, e aplicando vapor com a boca, à direita (Foto: Marlene Hielema)


Em sujeiras mais persistentes, use líquidos específicos para limpeza de lentes. Antes disso, porém, borrife a superfície com ar para remover grãos de poeira. Por último, limpe a tampa frontal e traseira da lente, por dentro e por fora.

Imagem do borrifador de ar sobre a lente, à esquerda, líquido para limpeza, no meio, e flanela seca, à direita (Foto: Reprodução/Digital Câmera World)


Salientamos a importância de borrifar sua lente com ar antes de usar a flanela. Mesmo com movimentos leves, os grãos de poeira podem arranhar a superfície. E para garantir a proteção da parte frontal da lente, opte pelo uso do filtro UV. Este filtro é barato e, apesar de não ser sua função principal, protege a lente contrachoques acidentais, toque de dedos e poeira.

Imagem de grãos de poeira sobre a lente, à esquerda, arranhões provocados pela poeira, no meio e filtro UV, à direita (Foto: Reprodução/TechTudo)


Dicas:

1 - Limpe as tampas sempre que possível;

2 - Guarde seus acessórios de limpeza em locais limpos;

3 - Não guarde suas lentes em locais úmidos para evitar a proliferação de fungos na parte interna da lente;

4 - Cuidado ao usar sprays de ar comprimido. A alta pressão e as substâncias contidas no jato de ar podem danificar seu equipamento;

5 - Não arrisque sua lente com métodos caseiros de recuperação, como uso de pasta de dentes. Procure uma assistência especializada.


3 – Sensor


Os sensores das câmeras DSLR também são passíveis de ter sujeira acumulada em sua superfície. Isto ocorre principalmente na troca de lentes. Veja a seguir as consequências do acúmulo de sujeira no sensor.

Fotografia de paisagem, à esquerda, detalhe ampliado, no meio, e detalhe com contraste aumentado, à direita (Foto: Reprodução/Cambridge in Colour)


Para confirmar se existe sujeira no sensor, fotografe uma superfície homogênea e clara, utilizando a menor abertura, mais evidente será a “sombra” provocada pela sujeira.

Esquema comparativo evidencia os efeitos provocados por sujeira no sensor, utilizando diferentes aberturas (Foto: Cambridge in Colour)



Câmeras avançadas possuem sistema de limpeza automático. Basta acionar os comandos de acordo com o manual. Na câmera D300 da Nikon, por exemplo, selecione a opção “Limpar o sensor” (“Clean image sensor”) e então “Limpar agora” (“Clean now”). Este modelo ainda oferece uma opção em que a limpeza do sensor é feita toda vez que a câmera é ligada ou desligada (“Clean at startup/shut down”).

Interface do menu de uma câmera digital para acionar a limpeza automática do sensor (Foto: Reprodução)


Caso seu equipamento precise de uma limpeza mais profunda, leve-o para uma assistência. Não se esqueça de observar se a limpeza do sensor realizada fora da assistência autorizada viola os termos da garantia.


Para limpar o sensor de maneira segura, retire a poeira interna da câmera com o borrifador, segurando a câmera com o orifício para baixo, antes de expor o sensor.

Para expor o sensor, acione a função “limpeza do sensor”.

Menu de uma câmera DSLR, à esquerda, espelho da câmera na frente do sensor, no meio, e espelho levantado, à direita (Foto: Marlene Hielema)


Caso sua câmera não tenha esta função, configure a velocidade para 30 segundos, dispare e limpe o sensor enquanto o obturador estiver aberto. Certifique-se que a bateria esteja devidamente carregada para a câmera não feche repentinamente.

Parte interna da câmera sendo borrifada, à esquerda, obturador exposto, no meio, e câmera sendo borrifada novamente, à direita (Foto: Marlene Hielema)


Se ainda houver sujeira impregnada do sensor, utilize um pincel próprio para sensores. Borrife o pincel com ar para limpá-lo e fazer com que as cerdas sejam carregadas com estática. A estática faz com que a poeira do sensor “grude” no pincel. Pincele o sensor do início ao fim uma única vez.

Pincel para limpeza de sensor sendo borrifado com ar, à esquerda, posição inicial para limpar, no meio, e final, à direita (Foto: Marlene Hielema)



Precisa de uma segunda mão? Então borrife o pincel novamente e pincele o sensor da maneira indicada. Faça um novo teste de imagem.

Se você fotografa em ambientes úmidos com frequência (cachoeiras, praias ou sob chuva), provavelmente o sensor estará impregnado com um tipo de sujeira que será removido somente com o uso de soluções para limpeza de sensores.

Materiais para limpeza de sensores de câmeras DSLR (Foto: Reprodução/TechTudo)


O método de limpeza “molhado” é o mais arriscado. Aplique o líquido no cotonete, conforme indicado pelo fabricante, e pincele levemente o sensor do início ao fim. Depois, com o outro lado do cotonete, pincele a volta do início ao fim.

Na dúvida ou na falta dos materiais necessários, não arrisque. Leve seu equipamento para a assistência.



Dicas:

1 - Faça a troca de lentes em ambientes limpos e sem poeira no ar;

2 - Ao remover a lente da câmera, mantenha o orifício do corpo para baixo, para evitar que a poeira se assente na parte interna;

3 - Não remova a lente de sua câmera sem necessidade, e quando o fizer, coloque a tampa na lente e no orifício do corpo da câmera;

4 - Não utilize cotonetes normais para limpar lentes e sensores;

5 - Não improvise soluções de limpeza. Você pode provocar danos irreversíveis;

6 - Informe-se sobre as condições da garantia do seu equipamento no momento da compra;

7 - Nunca aplique soluções de limpeza diretamente no sensor;

8 - A solução para limpeza de lentes não deve ser usada em sensores, a não ser que o fabricante informe isto.

Sujeiras no espelho podem aparecer na pré-visualização da imagem. Isto não afetará o resultado da foto, mas pode afetar o funcionamento do sistema de foco automático em casos extremos. De qualquer maneira, isto indica que há sujeira se acumulando na parte interna da câmera. Limpe a parte interna com o borrifador de ar com o orifício da câmera para baixo.



4 – Tampas, filtros e outros acessórios


As tampas devem ser limpas sempre que possível, para que sujem suas lentes e câmera. Os filtros também merecem o mesmo cuidado das lentes, pois sua sujeira pode contaminar as lentes.

Filtro sobre lente de câmera digital (Foto: Reprodução/Digital Câmera World)


Mantenha os contatos limpos, como no caso das baterias e flashes. Remova poeira e umidade para evitar a formação de ferrugem. Mantenha tripés e demais acessórios livres de sujeira e umidade.

Areia, maresia, terra e poeira acumulam com facilidade no interior de mochilas e cases. Ao retornar de uma viagem ou sessão externa, remova todo o conteúdo e faça a limpeza da parte interna.

Quanto menos tempo a sujeira e a umidade estiver em contato com o seu equipamento, mais fácil será removê-las. O melhor é limpar tudo logo após a sessão, e não quando você for fotografar.


(Matéria publicada no site da TechTudo – http://www.techtudo.com.br/
Autor: ADRIANO HAMAGUCH

ATILA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Nenhum comentário: