domingo, 17 de julho de 2011

Como Fotografar Retratos Capturando Olhares


ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
Como fotografar retratos capturando olhares.
Matéria da revista Fotomania – “case Editorial” Edição nº 8 site www.revistafotomania.com.br







Renan Rosa



RETRATO:

Definido como representação de uma figura individual ou de um grupo, elaborada por um modelo vivo, documentos, fotografias ou memórias. Para muitos reflete o espelho da alma. Para os fotógrafos, uma maneira de submergir e interagir em um mundo diferente do seu. Um jeito único de entrar em contato com o coração das pessoas, de sentir suas angústias, medos, alegrias, enfim, uma maneira única de captar o pensamento e o sentimento alheio.

Uma imagem criada pela singela conexão do seu olhar e catalisada através da objetiva da câmera, numa fração de segundos, no simples clique do botão disparador. Um modo singular de potencializar todas as emoções sentidas naquele momento e eternizá-las em um instante, em uma imagem que ficará guardada para sempre no seu porta-retratos, na sua mente, no seu coração.

Renan Rosa foi o escolhido para nossa reportagem de capa por ser um fotógrafo que em 10 anos de carreira, já viajou por 40 países em busca desta particular mirada. Sentiu e viveu na pele as alegrias e tristezas dos povos por onde passou se misturou às culturas e estilos de vidas completamente diferentes dos seus tudo pela busca do retrato perfeito.

Seguramente ele voltará a participar de futuras edições da Fotomania com suas histórias e principalmente as fotografias. Por agora, leia e assimile as importantes dicas que ele compartilhará com os leitores apaixonados por pessoas, amantes da vida e dos retratos!

Absorver o sentimento de uma pessoa através de um retrato não é tarefa fácil. O ser humano traz em suas formas uma complexidade incrível, uma diversidade estética quase infinita, e olhares que podem ter tantos significados e sentimentos, que fazem do retrato uma das técnicas mais difíceis de controlar dentro da fotografia.

Viajando mundo afora o fotógrafo aprendeu a conhecer e a respeitar culturas completamente diferentes da sua. É essencial saber como aproximar-se do indivíduo a ser fotografado, e de ter a consciência dos efeitos que a câmera pode provocar sobre ele. O mais importante é não ultrapassar as regras locais, respeitando o consentimento das pessoas que por ventura o fotógrafo tenha interesse em retratar.

De acordo com o fotógrafo, alguns elementos são importantes para se realizar um bom retrato. São eles: a luz, o olhar, o foco e a composição dos elementos.


O PERSONAGEM

A escolha do personagem a ser retratado definirá as características visuais que acabarão por definir a sua imagem. A cor da pele é um elemento importante para a escolha correta da fotometria de um retrato. Cada tipo de pele reage de forma totalmente diversa de outra. Portanto, é importante saber visualizar anteriormente o tipo de composição que pretende fazer, para poder regular previamente a fotometria do seu retrato, evitando maiores surpresas na hora do resultado final.

É importante reparar na vestimenta da personagem. Há que observá-la quando muito clara, ou muito escura, principalmente quando ocupa grande parte do quadro. A partir daí, deve-se ficar de olho na fotometria!

Em alguns casos, a fotografia reage como um dilatador de algumas emoções pessoais, e pode ser uma descoberta muito positiva para o retratado, ao reconhecer uma característica que não percebera em si anteriormente.


A LUZ

Outro importante ponto abordado por Rosa em suas dicas. É fundamental observar a iluminação sobre os elementos que farão parte do seu retrato, evitando muitos contrastes e luz excessiva, caso queira maiores detalhes dos elementos, tais como: olhar, pele, vestimenta e cores. Sombras pode ser um grande problema quando o fotógrafo quer absorver o máximo dos detalhes do retrato, pois ela pode confundir a composição, e tornar a imagem descompassada e ilegível em muitos casos.

Porém o fotógrafo alertou que nem sempre as sombras são prejudiciais, principalmente em casos em que o reconhecimento do personagem não são elementos mais importantes da fotografia. Neste caso, dá-se maior prioridade aos contrastes, linhas de composição, ambiente e a luz.

Quando se busca um retrato mais convencional e nítido, onde o olhar e a homogeneidade da textura sejam os focos da criação, procure usar uma luz suave para compor. O ISSO é imprescindível em ambientes onde a luz não é suficientemente clara para uma boa composição. Observe a velocidade e a abertura que pretende usar, e caso não sejam suficientes para a composição, aumente o ISSO até encontrar o balanço perfeito para seu clique.


O OLHAR

Este é um conselho que Rosa pede que prestemos muita atenção. Foi dito no primeiro parágrafo do nosso texto: “O retrato é o espelho da alma”, e é captado pelo fotógrafo através do olhar do seu personagem. O olhar é a alma do retrato, mas muitas vezes, a ausência dele também pode caracterizar a fotografia de forma enigmática, ou trazer diferentes elementos que não se destacariam tanto na imagem, se o olhar estivesse impresso. É interessante lembrar que nem sempre um retrato, é essencialmente a fotografia de uma expressão facial. Muitas vezes o retrato carrega elementos que contam estórias sobre certa personalidade.


“O mais importante, a princípio, é saber se a história e as características visuais do personagem interessam enquanto imagem e de que forma seu olhar poderá resumir sua história na superfície sensível as fotografia”.


O FOCO

     Elemento básico da fotografia. Dicas importantes para não se ter nenhuma surpresa ao final, perdendo “aquela” fotografia e aquele momento único e mágico em seu retrato.

A)   Certifique-se que a velocidade da abertura da cortina que está usando é suficientemente alta para congelar a imagem que está focando.

B)    Confira sempre a abertura que está utilizando: se os elementos que estão mais distantes do ponto focado estiverem fora de foco, possivelmente você não está utilizando uma abertura de diafragma suficiente para alcançar o foco do elemento desejado.

C)    Dê uma conferida nos modos de foco de menu da sua câmera. Observe se o tipo de focagem que está utilizando é o melhor para o tipo de clique que pretende realizar.

D)   Evite focagens seletivas para fotos onde pretende ter todos os elementos do quadro, em foco.

E)   Para cada tipo de lente, controle previamente o ajuste na opção “micro lentes” no menu da sua câmera, caso seja necessário.

F)    Se o problema de foco persistir, mande sua câmera para uma calibragem em uma loja autorizada.

COMPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS

Um bom retrato não depende somente das técnicas listadas acima. A composição dos elementos (cores, luz, textura) que compõem a imagem, é de extrema importância para uma boa foto. Para qualificar de forma expressiva um retrato, é necessário construí-lo de forma equilibrada, sem sobrepor elementos desnecessários ao retrato.

Para se tirar um bom retrato, o fotógrafo recomenda que promeiramente se preste atenção à imagem como um todo: plano de fundo, movimentos, cores presentes no quadro, elementos indesejáveis, enfoque e desfoque pretendidos. Após prestar atenção a estes detalhes, busque o melhor ângulo para recriar fotograficamente o que visualizou mentalmente tentando reproduzir através das técnicas repassadas. Tudo é uma questão de prática e se puder sempre analisar ao menos uma parte desses princípios, em pouco tempo acontecerá naturalmente e você perceberá uma diferença enorme em seus retratos.

Rosa recomenda a leitura da Teoria de Gestalt, muito utilizada na psicologia para decifrar e entender formas. Esta teoria estuda a percepção visual e psicológica das composições e funciona muito bem na fotografia enquanto análise, entre as relações das partes de um quadro, e o todo de uma composição.


MATERIAIS: CÂMERA E LENTES

Fotógrafos profissionais e amadores jpa estão cansados de saber que os materiais fotográficos são caros. Antes de sua compra avalie melhor seus conceitos e necessidades. Primeiramente analise as questões básicas: suas facilidades de manejo, o que pretende obter do material durante seu trabalho, o quanto pretende investir, que tipo de retratos pretende fazer e em que locais pretende fotografar (ambientes fechados, externos, condições de luz noturna/dia, ou ambas).

São recomenda as câmeras DSLR pela sua qualidade de preço. Para seus retratos utiliza três tipos de lentes: Uma lente zoom de 70-200 mm para fotos à distância, uma 50 mm para retratos mais pessoais e próximos, e uma 20 mm para fotos mais angulares, onde o ambiente também faz parte da composição.

Caso sua lente possua quase todos esses alcances em uma peça única, le recomenda utilizar o zoom da maneira mais inteligível, buscando os melhores ângulos e utilizando o melhor da sua lente, observando sempre a abertura que ela proporciona, e a distância focal mínima que ela alcança. As lentes com maiores aberturas e distâncias focais de maior alcance, proporcionam mais luz e mais mobilidade para enfoque de desfoque.


“O fotógrafo precisa exercitar e capacitar o seu olhar para atrair para os seus retratos o melhor que cada tipo de fisionomia e de olhar que emanam”.


O fotógrafo finaliza nossa reportagem com uma preciosa e última dica, que fez com que ele fosse escolhido para ser o elemento principal da nossa matéria, além de seu imenso talento e dedicação à fotografia. “A imersão do fotógrafo dentro da sua própria obra e as necessidades de entrega dentro do trabalho são extremas. A quebra de estereótipos e de conceitos estéticos precisa acontecer continuamente. A busca pelo desconhecido e a quebra de barreiras sociais, se faz mais importante do que investimentos em grandes viagens, materiais de última geração ou vocação para a arte fotográfica. O grande retratista transpira paixão pela sua obra e pelas pessoas que fotográfica, transcendendo formas e criando significados além da própria fotografia” finalizou.


Renan Rosa, fotógrafo profissional de 31 anos, formou-se na Escola PanAmericana de Artes de São Paulo em 2055. O fotógrafo percorreu mais de 40 países durante 11 anos, de forma autônoma, buscando retratar a singularidade de culturas, tradições e costumes. Em 2009, foi selecionado pelo FIESP/SESI Cultural, ao lado da produtora cultural e curadora Aline Stürmer, com dois projetos fotográficos intitulados “O Olhar do Minotauro” e “O Flâneur da Babilônia”, que permanecerão em exposição durante 5 anos por todo o estado de São Paulo. Atualmente, trabalha como fotógrafo da agência americana Aurora Photos, e como colaborador das agências Getty e Corbis Images.
Mais sobre o trabalho do fotógrafo, disponível em: www.renanrosa.viewbook.com

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

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