domingo, 14 de agosto de 2011

19 de agosto - Dia Internacional da Fotografia

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


19 de agosto - Dia Internacional da Fotografia



Olha o passarinho! Esse é o dia internacional da fotografia

Reprodução da matéria da UOL – Datas Comemorativas, da página 3 Pedagogia & Comunicação, conforme endereço:

 George Eastman

George Eastman, o inventor das primeiras câmeras portáteis

A fotografia é uma técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa. A palavra fotografia deriva das palavras gregas phótos (luz), e graphis (estilo, pincel) ou graphê (desenhar).

As duas descobertas que possibilitaram o nascimento da fotografia foram, em primeiro lugar, o princípio da câmera escura: a luz refletida por um objeto projeta sua imagem no interior de uma câmera escura, que contenha um orifício para a entrada dos raios luminosos. Leonardo Da Vinci e outros artistas do século 16 utilizaram esse princípio para facilitar o esboço de suas pinturas.

Em segundo lugar, a fotossensibilidade, o fato de alguns compostos químicos serem alterados quando expostos à luz, o que permite a gravação de imagens. Esse princípio já era conhecido no século 18, mas faltava descobrir um material sensível à luz que pudesse substituir o pergaminho.

A França foi a mãe da fotografia, mas não se pode definir precisamente o pai. Durante muito tempo, o francês Louis Daguèrre ficou conhecido como o "inventor" da fotografia. Ele conseguiu registrar imagens em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio.

Sua invenção foi batizada de daguerreótipo e apresentada no dia 19 de agosto de 1839 na Academia de Ciências da França, em Paris. Mas dizem que foi Joseph Nicéphore Niépce, seu sócio nas pesquisas, quem fez a primeira fotografia verdadeira em 1826. Infelizmente Niépce morreu em 1833, antes de ver sua invenção aclamada.

Hippolyte Bayard foi o primeiro a fazer uma exposição de fotografias, em 24 de junho de 1839, meses antes de Daguèrre mostrar suas fotos. O inglês William Fox Talbot criou o negativo na metade do Século 19 e seu contemporâneo, Joseph Petzval, reduziu o tempo de pose, em que a pessoa deveria ficar imóvel. Em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou a fotografia colorida.

Por volta de 1880, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar. Ele inventou a primeira câmera fotográfica portátil e o filme embalado em rolos. "Você aperta o botão e nós fazemos o resto" era o slogan do anúncio de seu invento. Ele batizou a máquina portátil de Kodak, pois gostava da letra K e juntou-a com outras letras, até formar uma palavra sem sentido, mas de sonoridade agradável.

Recentemente surgiu a fotografia digital, que começa a se popularizar. O fotógrafo pode especializar-se em um tipo de fotografia ou assunto. As especializações mais conhecidas são a moda, o fotojornalismo, a paisagem, o retrato, a arte e a fotografia de objetos em estúdio.
 

 Veja o álbum

 Reprodução do texto publicado na Revista do Correio Braziliense, exemplar do domingo, 14 de agosto de 2011.ano 7. Número 326 – Photo & Grafia por Zuleika de Souzazuleikasouza.df@dabr.com.br


                Na manhã de 19 de agosto de 1839, em Paris, foi anunciado que o físico Louis Jacques Daguerre teria conseguido capturar e fixar uma imagem com uma câmera escura. Reza a lenda que as pessoas presentes na palestra saíram pelas ruas para tentar comprar câmeras e não conseguiram. Desde então, 19 de agosto é considerado o Dia Internacional da Fotografia, e agosto, o Mês da Fotografia. Para comemorar, o coletivo fotográfico Lente Cultural (um grupo formado por fotógrafos profissionais e amadores da cidade) trouxe para a capital várias exposições, oficinas e projeções de fotos de fotógrafos locais e internacionais.

                Uma das atrações é o FotoLata, projeto do fotógrafo José Rosa, que ajuda a desvendar os mistérios da fotografia. Rosa fez de um trailler uma câmera escura, onde os curiosos podem se sentir dentro de uma máquina fotográfica de verdade e captar imagens com uma latinha imitando Daguerre.

                Segundo o pensador Roland Barthes, a fotografia fixa um tempo que não volta, conserva e congela um momento, por assim dizer, e não representa apenas o resultado de um simples “clique”. Esses cliques – históricos, divertidos, inusitados, comoventes, denunciantes ou apenas belos – estão espalhados pelo Distrito Federal em shoppings, nas estações do metrô de Taguatinga e da Rodoviária, nos Sescs do Gama, de Ceilândia e da 504 Sul. A capital virou um grande álbum.

                Mas não é apenas em agosto que a população tem acesso à produção dos fotógrafos. Nos outros meses sempre na última quinta-feira, ocorre o FotoBarragem, simpático evento que o coletivo Lente Cultural organiza. É um convite aberto à cidade, qualquer pessoa pode mostrar suas fotos, em um telão montado na histórica Churrascaria JK, ao lado da barragem do Paranoá. O restaurante feito de madeira tem mais de 50 anos e ainda conserva mesas cadeiras do tempo em que o presidente JK almoçava por lá. Entre uma cervejinha e um churrasquinho, as fotos vão sendo projetadas. O evento também tem participações de fotógrafos de outros estados, ao vivo e pela internet.

                Passados quase 200 anos do anúncio de Daguerre, a câmera escura virou um sensor que captura imagens e está cada vez mais popular. Podemos encontrar câmeras nos celulares, nos computadores e também nos tablets. Agora todo dia é dia da fotografia.

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Nenhum comentário: