segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fotografia Noturna

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Lance Keimig

O importante trabalho de Lance Keimig, um especialista em longas exposições.

(Reprodução da matéria publicada pela revista PHOTO MAGAZINE, da Editora Photos – Ago/Set 2011 – ano 7 - №39 - www.photomagazine.com.br).

A LUA COMO TESTEMUNHA

Um tripé no chão e um bocado de ideias na cabeça. Essa adaptação mais do que livre do lema do Cinema Novo de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos – "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" – poderia servir para o trabalho dos adeptos da fotografia noturna. Para esses apaixonados pela beleza das imagens captadas à noite, a lua, postes, faróis de carros, lanternas ou qualquer outra fonte de luz disponível se tornam, com o indispensável apoio – literalmente – de um bom tripé, os pincéis suficientes para a criação de fotos quase surreais em sua estranheza e impacto, como as assinadas pelo norte-americano Lance Keimig.

Uma das atrações do Estúdio Brasil 2011, que acontecerá em novembro, em São Paulo, Lance se encantou pela fotografia noturna já no começo da carreira, no início da década de 80. "Um dos primeiros filmes que operei foi em meu quarto, com as luzes apagadas. Coloquei a câmera sobre um tripé e fiz longas exposições de minha namorada brincando com lanternas. Fiquei intrigado com o resultado do obturador aberto por muito tempo", lembra. A experiência não trouxe apenas imagens curiosas, mas um caminho para sua trajetória fotográfica. "O potencial criativo dessa técnica é ilimitado", garante. 

Uma das razões de sua paixão pela fotografia noturna – que inclui inspiradas imagens com a técnica do light painting – é a possibilidade de trabalhar sem grandes aparatos tecnológicos. "Além de um tripé resistente e um timer para a câmera, não é preciso dispor de grandes recursos", afirma. Ele diz que câmeras de mecânica simples, como a Hasselblad, são perfeitas para os night shots – especialmente em preto e branco. "O filme ainda é melhor para exposições acima de 30 minutos, e eu continuo apreciando a arte de trabalhar com todo o aparato do laboratório PB", conta. 

Lance não despreza, no entanto, os avanços da tecnologia digital. "É ótimo para o aprendizado, dá uma visão imediata do resultado", analisa. A evolução das câmeras, especialmente dos sensores, também lhe agrada: "Estamos empurrando os limites do que os sensores podem registrar. A partir de 2008, SLRs como a 5D Mark II e a D700 redefiniram os padrões da fotografia noturna. Para fotos em cor, não vejo nenhuma razão para continuar com a película", acredita. 

Ele diz que não há grandes segredos na fotografia noturna – o que não significa que seja um trabalho simples. “Exige dedicação e muita tentativa de erro”, comenta. Nas fotos urbanas, destaca o controle do contraste e a mistura de fontes de luz como algumas chaves do sucesso. Para as de paisagens, em que a luz da lua é predominante, recomenda o uso de iluminação suplementar. “Aumenta o interesse visual”. Outra dificuldade, segundo o fotógrafo, é definir a composição e o foco: “Em condições de baixíssima luminosidade, é um grande desafio”. Como fotografia em Raw, não se preocupa muito com o balanço de branco. “Mas sempre é bom chegar o  mais perto possível do resultado desejado já na câmera”, aconselha. 

Professor da Escola de Fotografia da Nova Inglaterra, em Boston, e em diversos workshops nos Estados Unidos e Reino Unido, Lance também atua como curador na galeria Three Columns, da Universidade de Harvard, além de fotografar coleções de museus e exposições e ter imagens em diversos acervos corporativos e institucionais. “Na maior parte dos casos, vendo minhas impressões diretamente, não através de galerias”, explica. 

Seu envolvimento com a foto começou aos 19 anos, influenciado por uma namorada. “Não tinha noção do que faria na vida, mas assim que comecei a fotografar, descobri que tinha encontrado a minha paixão”, recorda. Fez os primeiros estudos em Baltimore, onde foi criado, e mais tarde se mudou para São Francisco, para estudar com Steve Harper na Academia de Arte, já de olho nas possibilidades da fotografia noturna. “Era a única que tinha uma especialização nesse assunto”, diz.

Em 1997, em parceria com Tim Baskerville, fundou a Nocturnes, especialidade em workshop de fotografia noturna em São Francisco, e desde então vem se dedicando a passar seus conhecimentos sobre o assunto. A partir do ano 2000, criou uma cadeira sobre o tema na Escola de Fotografia da Nova Inglaterra, em Boston, onde também dá aulas de light painting. “Não tenho noção de quantos alunos passaram pelos cursos. O que me alegra é que a maioria se encanta pela técnica e continua voltado a ela”, comemora.

Há uma boa e crescente demanda para esse tipo de imagem, segundo o fotógrafo, especialmente na publicidade e em editoriais. “Mas é um mundo do qual não faço parte”, esclarece. Um bom filão, para ele, é o de fotografia industrial. “Tenho um colega, Tom Paiva, que trabalha muito nessa área, e muitas vezes convence seus clientes a optarem por fotos noturnas das plantas industriais, porque a combinação de luzes cria cores que fazem as industrias, geralmente feias, parecem mais interessantes visualmente”, ressalta.

Além de Paiva (www.tompaiva.com), Lance destaca Michael Kenna (www.michaelkenna.com) como influência em seu trabalho, além do próprio Tim Baskerville, parceiro no grupo Nocturnes (www.thenocturnes.com), e de Scott Martin (www.on-sight.com). Outra fonte que recomenda para se apreciar boas imagens na área é www.darknessdarkness.com , fruto da curadoria do trabalho de 35 fotógrafos para a galeria de Harvard. “Há muitas pessoas verdadeiramente criativas trabalhando com isso. O Flickr é um grande canal para ver alguns desses ensaios”, recomenda.

Autor de um livro, Night Photography (lançado em quatro idiomas e com lançamento para o mercado brasileiro previsto para o mês de novembro), e com outros em fase final, Lance diz que seu workshop no Brasil terá uma intensa apresentação técnica, seguida de varias horas de prática. “Os alunos terão grande entendimento dos princípios básicos do tema e um forte desejo de continuar se aventurando na fotografia noturna”, assegura o fotógrafo, que também sobe ao palco do Teatro das Artes para apresentações ao vivo de light painting. Boa oportunidade – para notívagos ou não.

Fotos de Lance Keimig






ATILA'S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Nenhum comentário: