sexta-feira, 21 de abril de 2017

Aprenda o que é Panning e deixe suas fotos com efeito arrastado

ATILA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS



Por Tunai Caldeira -  
                                                                   
Para o Tech Tudo:  http://www.techtudo.com.br/



Panning é o efeito ótico feito por uma câmera fotográfica com velocidade de obturação lenta no qual é possível manter um assunto em foco ao mesmo tempo em que seu fundo fica com um efeito arrastado ou borrado.


Fotografia panning: efeito fica mais fácil fotografar esportes (Foto: Reprodução)


Tudo está ligado à velocidade de obturação. Quando alta, você consegue captar imagens estáticas e congeladas. Quando lente, você consegue um efeito de movimento.


Como fazer efeito Panning em suas fotos


Para que você possa dominar esta técnica é preciso prática e treino, não desanime se não conseguir de primeira. Tente fazer várias fotos com diferentes velocidades e acompanhando diferentes objetos.

O primeiro passo é selecionar uma velocidade de obturação baixa nas configurações de sua câmera.

Diminuindo a velocidade, aumenta o tempo de exposição e assim você conseguirá borrar uma parte da cena fotografada.

O grande truque é utilizar algumas leis da física a seu favor: acompanhar com a sua câmera o objeto em foco irá anular sua movimentação. Deixando-o com efeito congelado e o fundo desfocado dará o tal efeito arrastado ou borrado, parecendo estar em movimento.

Aponte e foque o seu assunto que está se movendo e acompanhe a câmera junto com ele. Clique e comece a tirar a foto. Continue seguindo o seu assunto com a câmera.

A exposição irá terminar e, se você conseguir a velocidade do assunto com sua câmera, ele deverá estar nítido enquanto o fundo ficou desfocado.

Cachorro correndo ajuda a produzir o resultado (Foto: Reprodução).


Pode parecer complicado, mas com o tempo e com treino você pegará jeito. Há como fazer um efeito similar no Photoshop, porém os resultados feitos diretamente na sua câmera costumam ser bem melhores.


Matéria publicada no site: http://www.techtudo.com.br/
Por Tunai Caldeira
Link:

ATILA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Nenhum comentário: