terça-feira, 4 de abril de 2017

Veja dicas para fotografar documentos e conseguir boas digitalizações

ATILA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


Por ADRIANO HAMAGUCHI
Para o Tech Tudo : http://www.techtudo.com.br/
Link: 


Aprenda neste artigo a fotografar seus documentos utilizando câmeras comuns. Se você não tem uma multifuncional ou precisa digitalizar documentos que não cabem neste equipamento, fotografá-los é uma solução interessante. E seguindo nossas dicas, é possível obter boas imagens sem a necessidade de manipulação ou tratamento.

Documentos e certificados a serem fotografados (Foto: Adriano Hamaguchi)



Preparando para fotografar


Evite as marcas de dobras e amassados dos documentos. Para desamassar, deixe o documento em questão descansando debaixo de um livro pesado. Não utilize ferro de passar, pois você pode danificá-los.

Indicamos o uso de um tripé e de uma superfície branca, na qual seja possível apoiar o documento. Você pode improvisar com folhas de papel branco ao fundo. Também é possível abrir mão do tripé, mas será necessário cuidado redobrado no momento do clique.

Documento com marca de dobra à esquerda, tripé no meio de duas folhas de A4 sulfite coladas sobre uma mesa (Foto: Adriano Hamaguchi)


O ângulo da câmera deve ser sempre perpendicular ao documento. Desta maneira, dispensamos os ajustes na perspectiva através de programas e também evitamos que a luz seja refletida na lente da câmera.

Mantendo o ângulo perpendicular da câmera em relação ao documento inclinado, à esquerda e no meio, ou sobre uma mesa, à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)



Iluminação


Fique atento à iluminação do local para não projetar sombras no documento que você quer fotografar. Escolha um ambiente iluminado e verifique se a luz está refletindo em excesso na lente.

Cuidado para não projetar sombras no documento. Isto ocorre quando você está entre a luz e o objeto fotografado.

Posição ideal para fotografar, evitando ficar entre os pontos de luz e o objeto (Foto: Adriano Hamaguchi)




Configuração da câmera


Utilize a resolução máxima de sua câmera para garantir que textos pequenos e marcas d’águas sejam devidamente capturadas.

Não utilize o flash. A plastificação geralmente reflete luz diretamente na lente, o que pode gerar “clarões” na imagem. E, caso seu documento seja um impresso no papel, o flash poderá iluminá-lo desproporcionalmente.

Cartão de CPF fotografado com flash à esquerda e sem flash à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)




Ajuste o controle do branco (“White Balance”) quando necessário. Documentos mais antigos tendem a ficar amarelados, e neste caso o controle do branco ajusta esta variação. A cor da luz do ambiente também influencia na tonalidade da fotografia (tons azulados ou amarelados). Verifique se seu equipamento possui este recurso e faça os ajustes necessários.

Menu de configuração de resolução à esquerda, status do flash ao meio e controle de branco à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)



Enquadramento


Uma boa distância entre a câmera e o objeto a ser fotografado é de no mínimo 50 cm, para evitar distorções da imagem causadas pela lente. Ajuste o enquadramento do documento na sua câmera com o zoom.

Documento com tamanho similar ao A4 com enquadramento ajustado para toda a área da fotografia (Foto: Adriano Hamaguchi)




Resultados


Confira agora os resultados, e as configurações utilizadas.

Cartão de CPF fotografado utilizando três configurações de exposição diferentes
(Foto: Adriano Hamaguchi)


Fotografia de certificado utilizando três configurações diferentes (Foto: Adriano Hamaguchi)


Carteira de habilitação fotografada utilizando três configurações diferentes (Foto: Adriano Hamaguchi)




Configurando a impressão

Com seu software de edição preferido, insira as imagens dos documentos e deixe tudo pronto para imprimir ou enviar por e-mail quando necessário.

========================================================================

Matéria publicada no site: http://www.techtudo.com.br/
Por ADRIANO HAMAGUCHI
Link:

ATILA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Nenhum comentário: