domingo, 14 de agosto de 2011

19 de agosto - Dia Internacional da Fotografia

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


19 de agosto - Dia Internacional da Fotografia



Olha o passarinho! Esse é o dia internacional da fotografia

Reprodução da matéria da UOL – Datas Comemorativas, da página 3 Pedagogia & Comunicação, conforme endereço:

 George Eastman

George Eastman, o inventor das primeiras câmeras portáteis

A fotografia é uma técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa. A palavra fotografia deriva das palavras gregas phótos (luz), e graphis (estilo, pincel) ou graphê (desenhar).

As duas descobertas que possibilitaram o nascimento da fotografia foram, em primeiro lugar, o princípio da câmera escura: a luz refletida por um objeto projeta sua imagem no interior de uma câmera escura, que contenha um orifício para a entrada dos raios luminosos. Leonardo Da Vinci e outros artistas do século 16 utilizaram esse princípio para facilitar o esboço de suas pinturas.

Em segundo lugar, a fotossensibilidade, o fato de alguns compostos químicos serem alterados quando expostos à luz, o que permite a gravação de imagens. Esse princípio já era conhecido no século 18, mas faltava descobrir um material sensível à luz que pudesse substituir o pergaminho.

A França foi a mãe da fotografia, mas não se pode definir precisamente o pai. Durante muito tempo, o francês Louis Daguèrre ficou conhecido como o "inventor" da fotografia. Ele conseguiu registrar imagens em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio.

Sua invenção foi batizada de daguerreótipo e apresentada no dia 19 de agosto de 1839 na Academia de Ciências da França, em Paris. Mas dizem que foi Joseph Nicéphore Niépce, seu sócio nas pesquisas, quem fez a primeira fotografia verdadeira em 1826. Infelizmente Niépce morreu em 1833, antes de ver sua invenção aclamada.

Hippolyte Bayard foi o primeiro a fazer uma exposição de fotografias, em 24 de junho de 1839, meses antes de Daguèrre mostrar suas fotos. O inglês William Fox Talbot criou o negativo na metade do Século 19 e seu contemporâneo, Joseph Petzval, reduziu o tempo de pose, em que a pessoa deveria ficar imóvel. Em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou a fotografia colorida.

Por volta de 1880, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar. Ele inventou a primeira câmera fotográfica portátil e o filme embalado em rolos. "Você aperta o botão e nós fazemos o resto" era o slogan do anúncio de seu invento. Ele batizou a máquina portátil de Kodak, pois gostava da letra K e juntou-a com outras letras, até formar uma palavra sem sentido, mas de sonoridade agradável.

Recentemente surgiu a fotografia digital, que começa a se popularizar. O fotógrafo pode especializar-se em um tipo de fotografia ou assunto. As especializações mais conhecidas são a moda, o fotojornalismo, a paisagem, o retrato, a arte e a fotografia de objetos em estúdio.
 

 Veja o álbum

 Reprodução do texto publicado na Revista do Correio Braziliense, exemplar do domingo, 14 de agosto de 2011.ano 7. Número 326 – Photo & Grafia por Zuleika de Souzazuleikasouza.df@dabr.com.br


                Na manhã de 19 de agosto de 1839, em Paris, foi anunciado que o físico Louis Jacques Daguerre teria conseguido capturar e fixar uma imagem com uma câmera escura. Reza a lenda que as pessoas presentes na palestra saíram pelas ruas para tentar comprar câmeras e não conseguiram. Desde então, 19 de agosto é considerado o Dia Internacional da Fotografia, e agosto, o Mês da Fotografia. Para comemorar, o coletivo fotográfico Lente Cultural (um grupo formado por fotógrafos profissionais e amadores da cidade) trouxe para a capital várias exposições, oficinas e projeções de fotos de fotógrafos locais e internacionais.

                Uma das atrações é o FotoLata, projeto do fotógrafo José Rosa, que ajuda a desvendar os mistérios da fotografia. Rosa fez de um trailler uma câmera escura, onde os curiosos podem se sentir dentro de uma máquina fotográfica de verdade e captar imagens com uma latinha imitando Daguerre.

                Segundo o pensador Roland Barthes, a fotografia fixa um tempo que não volta, conserva e congela um momento, por assim dizer, e não representa apenas o resultado de um simples “clique”. Esses cliques – históricos, divertidos, inusitados, comoventes, denunciantes ou apenas belos – estão espalhados pelo Distrito Federal em shoppings, nas estações do metrô de Taguatinga e da Rodoviária, nos Sescs do Gama, de Ceilândia e da 504 Sul. A capital virou um grande álbum.

                Mas não é apenas em agosto que a população tem acesso à produção dos fotógrafos. Nos outros meses sempre na última quinta-feira, ocorre o FotoBarragem, simpático evento que o coletivo Lente Cultural organiza. É um convite aberto à cidade, qualquer pessoa pode mostrar suas fotos, em um telão montado na histórica Churrascaria JK, ao lado da barragem do Paranoá. O restaurante feito de madeira tem mais de 50 anos e ainda conserva mesas cadeiras do tempo em que o presidente JK almoçava por lá. Entre uma cervejinha e um churrasquinho, as fotos vão sendo projetadas. O evento também tem participações de fotógrafos de outros estados, ao vivo e pela internet.

                Passados quase 200 anos do anúncio de Daguerre, a câmera escura virou um sensor que captura imagens e está cada vez mais popular. Podemos encontrar câmeras nos celulares, nos computadores e também nos tablets. Agora todo dia é dia da fotografia.

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

domingo, 17 de julho de 2011

Como Fotografar Retratos Capturando Olhares


ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
Como fotografar retratos capturando olhares.
Matéria da revista Fotomania – “case Editorial” Edição nº 8 site www.revistafotomania.com.br







Renan Rosa



RETRATO:

Definido como representação de uma figura individual ou de um grupo, elaborada por um modelo vivo, documentos, fotografias ou memórias. Para muitos reflete o espelho da alma. Para os fotógrafos, uma maneira de submergir e interagir em um mundo diferente do seu. Um jeito único de entrar em contato com o coração das pessoas, de sentir suas angústias, medos, alegrias, enfim, uma maneira única de captar o pensamento e o sentimento alheio.

Uma imagem criada pela singela conexão do seu olhar e catalisada através da objetiva da câmera, numa fração de segundos, no simples clique do botão disparador. Um modo singular de potencializar todas as emoções sentidas naquele momento e eternizá-las em um instante, em uma imagem que ficará guardada para sempre no seu porta-retratos, na sua mente, no seu coração.

Renan Rosa foi o escolhido para nossa reportagem de capa por ser um fotógrafo que em 10 anos de carreira, já viajou por 40 países em busca desta particular mirada. Sentiu e viveu na pele as alegrias e tristezas dos povos por onde passou se misturou às culturas e estilos de vidas completamente diferentes dos seus tudo pela busca do retrato perfeito.

Seguramente ele voltará a participar de futuras edições da Fotomania com suas histórias e principalmente as fotografias. Por agora, leia e assimile as importantes dicas que ele compartilhará com os leitores apaixonados por pessoas, amantes da vida e dos retratos!

Absorver o sentimento de uma pessoa através de um retrato não é tarefa fácil. O ser humano traz em suas formas uma complexidade incrível, uma diversidade estética quase infinita, e olhares que podem ter tantos significados e sentimentos, que fazem do retrato uma das técnicas mais difíceis de controlar dentro da fotografia.

Viajando mundo afora o fotógrafo aprendeu a conhecer e a respeitar culturas completamente diferentes da sua. É essencial saber como aproximar-se do indivíduo a ser fotografado, e de ter a consciência dos efeitos que a câmera pode provocar sobre ele. O mais importante é não ultrapassar as regras locais, respeitando o consentimento das pessoas que por ventura o fotógrafo tenha interesse em retratar.

De acordo com o fotógrafo, alguns elementos são importantes para se realizar um bom retrato. São eles: a luz, o olhar, o foco e a composição dos elementos.


O PERSONAGEM

A escolha do personagem a ser retratado definirá as características visuais que acabarão por definir a sua imagem. A cor da pele é um elemento importante para a escolha correta da fotometria de um retrato. Cada tipo de pele reage de forma totalmente diversa de outra. Portanto, é importante saber visualizar anteriormente o tipo de composição que pretende fazer, para poder regular previamente a fotometria do seu retrato, evitando maiores surpresas na hora do resultado final.

É importante reparar na vestimenta da personagem. Há que observá-la quando muito clara, ou muito escura, principalmente quando ocupa grande parte do quadro. A partir daí, deve-se ficar de olho na fotometria!

Em alguns casos, a fotografia reage como um dilatador de algumas emoções pessoais, e pode ser uma descoberta muito positiva para o retratado, ao reconhecer uma característica que não percebera em si anteriormente.


A LUZ

Outro importante ponto abordado por Rosa em suas dicas. É fundamental observar a iluminação sobre os elementos que farão parte do seu retrato, evitando muitos contrastes e luz excessiva, caso queira maiores detalhes dos elementos, tais como: olhar, pele, vestimenta e cores. Sombras pode ser um grande problema quando o fotógrafo quer absorver o máximo dos detalhes do retrato, pois ela pode confundir a composição, e tornar a imagem descompassada e ilegível em muitos casos.

Porém o fotógrafo alertou que nem sempre as sombras são prejudiciais, principalmente em casos em que o reconhecimento do personagem não são elementos mais importantes da fotografia. Neste caso, dá-se maior prioridade aos contrastes, linhas de composição, ambiente e a luz.

Quando se busca um retrato mais convencional e nítido, onde o olhar e a homogeneidade da textura sejam os focos da criação, procure usar uma luz suave para compor. O ISSO é imprescindível em ambientes onde a luz não é suficientemente clara para uma boa composição. Observe a velocidade e a abertura que pretende usar, e caso não sejam suficientes para a composição, aumente o ISSO até encontrar o balanço perfeito para seu clique.


O OLHAR

Este é um conselho que Rosa pede que prestemos muita atenção. Foi dito no primeiro parágrafo do nosso texto: “O retrato é o espelho da alma”, e é captado pelo fotógrafo através do olhar do seu personagem. O olhar é a alma do retrato, mas muitas vezes, a ausência dele também pode caracterizar a fotografia de forma enigmática, ou trazer diferentes elementos que não se destacariam tanto na imagem, se o olhar estivesse impresso. É interessante lembrar que nem sempre um retrato, é essencialmente a fotografia de uma expressão facial. Muitas vezes o retrato carrega elementos que contam estórias sobre certa personalidade.


“O mais importante, a princípio, é saber se a história e as características visuais do personagem interessam enquanto imagem e de que forma seu olhar poderá resumir sua história na superfície sensível as fotografia”.


O FOCO

     Elemento básico da fotografia. Dicas importantes para não se ter nenhuma surpresa ao final, perdendo “aquela” fotografia e aquele momento único e mágico em seu retrato.

A)   Certifique-se que a velocidade da abertura da cortina que está usando é suficientemente alta para congelar a imagem que está focando.

B)    Confira sempre a abertura que está utilizando: se os elementos que estão mais distantes do ponto focado estiverem fora de foco, possivelmente você não está utilizando uma abertura de diafragma suficiente para alcançar o foco do elemento desejado.

C)    Dê uma conferida nos modos de foco de menu da sua câmera. Observe se o tipo de focagem que está utilizando é o melhor para o tipo de clique que pretende realizar.

D)   Evite focagens seletivas para fotos onde pretende ter todos os elementos do quadro, em foco.

E)   Para cada tipo de lente, controle previamente o ajuste na opção “micro lentes” no menu da sua câmera, caso seja necessário.

F)    Se o problema de foco persistir, mande sua câmera para uma calibragem em uma loja autorizada.

COMPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS

Um bom retrato não depende somente das técnicas listadas acima. A composição dos elementos (cores, luz, textura) que compõem a imagem, é de extrema importância para uma boa foto. Para qualificar de forma expressiva um retrato, é necessário construí-lo de forma equilibrada, sem sobrepor elementos desnecessários ao retrato.

Para se tirar um bom retrato, o fotógrafo recomenda que promeiramente se preste atenção à imagem como um todo: plano de fundo, movimentos, cores presentes no quadro, elementos indesejáveis, enfoque e desfoque pretendidos. Após prestar atenção a estes detalhes, busque o melhor ângulo para recriar fotograficamente o que visualizou mentalmente tentando reproduzir através das técnicas repassadas. Tudo é uma questão de prática e se puder sempre analisar ao menos uma parte desses princípios, em pouco tempo acontecerá naturalmente e você perceberá uma diferença enorme em seus retratos.

Rosa recomenda a leitura da Teoria de Gestalt, muito utilizada na psicologia para decifrar e entender formas. Esta teoria estuda a percepção visual e psicológica das composições e funciona muito bem na fotografia enquanto análise, entre as relações das partes de um quadro, e o todo de uma composição.


MATERIAIS: CÂMERA E LENTES

Fotógrafos profissionais e amadores jpa estão cansados de saber que os materiais fotográficos são caros. Antes de sua compra avalie melhor seus conceitos e necessidades. Primeiramente analise as questões básicas: suas facilidades de manejo, o que pretende obter do material durante seu trabalho, o quanto pretende investir, que tipo de retratos pretende fazer e em que locais pretende fotografar (ambientes fechados, externos, condições de luz noturna/dia, ou ambas).

São recomenda as câmeras DSLR pela sua qualidade de preço. Para seus retratos utiliza três tipos de lentes: Uma lente zoom de 70-200 mm para fotos à distância, uma 50 mm para retratos mais pessoais e próximos, e uma 20 mm para fotos mais angulares, onde o ambiente também faz parte da composição.

Caso sua lente possua quase todos esses alcances em uma peça única, le recomenda utilizar o zoom da maneira mais inteligível, buscando os melhores ângulos e utilizando o melhor da sua lente, observando sempre a abertura que ela proporciona, e a distância focal mínima que ela alcança. As lentes com maiores aberturas e distâncias focais de maior alcance, proporcionam mais luz e mais mobilidade para enfoque de desfoque.


“O fotógrafo precisa exercitar e capacitar o seu olhar para atrair para os seus retratos o melhor que cada tipo de fisionomia e de olhar que emanam”.


O fotógrafo finaliza nossa reportagem com uma preciosa e última dica, que fez com que ele fosse escolhido para ser o elemento principal da nossa matéria, além de seu imenso talento e dedicação à fotografia. “A imersão do fotógrafo dentro da sua própria obra e as necessidades de entrega dentro do trabalho são extremas. A quebra de estereótipos e de conceitos estéticos precisa acontecer continuamente. A busca pelo desconhecido e a quebra de barreiras sociais, se faz mais importante do que investimentos em grandes viagens, materiais de última geração ou vocação para a arte fotográfica. O grande retratista transpira paixão pela sua obra e pelas pessoas que fotográfica, transcendendo formas e criando significados além da própria fotografia” finalizou.


Renan Rosa, fotógrafo profissional de 31 anos, formou-se na Escola PanAmericana de Artes de São Paulo em 2055. O fotógrafo percorreu mais de 40 países durante 11 anos, de forma autônoma, buscando retratar a singularidade de culturas, tradições e costumes. Em 2009, foi selecionado pelo FIESP/SESI Cultural, ao lado da produtora cultural e curadora Aline Stürmer, com dois projetos fotográficos intitulados “O Olhar do Minotauro” e “O Flâneur da Babilônia”, que permanecerão em exposição durante 5 anos por todo o estado de São Paulo. Atualmente, trabalha como fotógrafo da agência americana Aurora Photos, e como colaborador das agências Getty e Corbis Images.
Mais sobre o trabalho do fotógrafo, disponível em: www.renanrosa.viewbook.com

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS