quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Guia de iniciantes para Preto e Branco



ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


(Reprodução do texto e fotos da matéria publicada na revista “Fotografia para iniciantes” – Ano 1 N° 3, da On Line Editora – site: www.revistaonline.com.br)


Guia de iniciantes para Preto e branco
Você descobrirá novas oportunidades quando passar a enxergar de forma monocromática.

Fotografias em preto e branco podem ser deslumbrantes. Elas funcionam em qualquer condição climática, dentro ou fora de casa, e com diversos assuntos diferentes, Isto acontece porque imagens sem nenhuma cor dependem de luz e contraste para produzir a profundidade e gerar interesse. Objetos com uma vasta gama de contraste funcionam ainda melhor, e isso significa procurar por qualquer um com uma grande variedade de tons: do branco puro ao preto piche, e qualquer tom intermediário.

Considerar a luz solar disponível ou ampliar a iluminação com seu flash pode ser uma excelente maneira de aumentar o contraste em fotos preto e branco. Pense em adicionar uma forte luz lateral para fotografar retratos, ou clicar paisagens em um dia nublado para que você tenha muito branco, cinza e tons escuros no céu.

Criar fotos em preto e branco pode ser muito simples, e existem diversas maneiras de fazê-lo. Usar o modo predefinido da câmera é o mais fácil, pois permite que você veja a foto final na hora.

No entanto, mesmo nas fotos em preto e branco, a gama de cores ainda afeta a aparência da foto final. Portanto, tirar uma foto colorida e usar um software de edição de imagens para remover e editar os tons de cor geralmente garante melhores resultados.

Aprenda o que procurar e como tirar fotos monocromáticas fantásticas







 
Decifrando jargões
Contraste
O contraste de uma foto se refere aos tons do objeto, que vão do branco ao preto, ou do tom mais claro ao mais escuro. Uma foto com áreas brancas ou pretas é chamada de uma cena de alto contraste. Se tiver muitos tons de cinza, é uma cena de baixo contraste.


Cinco passos para excelentes fotos em preto e branco
O1 – Inspiração
         Fotografias em preto e branco funcionam bem com muitos assuntos, e você pode melhorar a aparência geral de muitas fotos removendo toda a cor da cena.

02 – Paisagens
            Paisagens são muito populares na fotografia em preto e branco, uma vez que os muitos tons e cores da cena podem ser reforçados quando convertidos para preto e branco.

03 – Configurações
            Existem muitos modos específicos de fotografar em preto e branco e, dependendo da câmera, existem filtros de arte criativos que podem realçar ainda mais a aparência da foto.

04 – Retratos
            Remover a cor de um retrato pode eliminar qualquer distração da foto, bem como chamar a atenção para a expressão e os detalhes do rosto do modelo.

05 – Edição
            Algumas das melhores fotos em preto e branco são criadas após a remoção da cor em um programa de edições de imagens. Mostraremos a você as melhores técnicas para conversões criativas.






1.   Inspiração
Use a fotografia em preto e branco a seu favor
Existem muitos assuntos que funcionam melhor em tons de cinza com a ausência de cor melhorando a imagem.

Fotografia em preto e branco pode parecer uma técnica simples de dominar. No entanto, ela não é adequada a todos os assuntos e, com frequência, pode ser usada no contexto errado, resultando em imagens entediantes.

Fotografias com uma grande quantidade de detalhes de textura são excelentes para preto e branco, já que a conversão ressaltará os detalhes em todas as áreas da foto, do principal ponto de foco a todo e qualquer ponto de interesse no fundo.

O preto e branco também pode ser usado para melhorar uma foto, removendo a cor que distrai do assunto principal e direcionando o foco para onde realmente deve estar. Isto funciona bem em fotos com um segundo plano fora de controle e que possa perturbar.



2.   Paisagens
Use o preto e branco para aprimorar uma paisagem
O céu está entediante?
Descubra como salvar sua imagem

Paisagens são ótimas para as fotos em preto e branco, principalmente por sua ampla gama total. A conversão de paisagens para preto e branco também realçará os detalhes da cena, e pode ser usada como uma ferramenta para resgatar céus sem graça.

O céu, em qualquer foto, é muito importante, mas ainda mais quando você fotografa em preto e branco. Um céu plano entediante resultará em um céu sem vida e branco, o que pode tirar a graça de toda a imagem. Céus nublados, com muitas formações de nuvens, conterão uma maior quantidade de contraste, o que é perfeito para preto e branco, como mostramos em nosso exemplo...






Dica técnica
Nas fotos em preto e branco, a iluminação é tudo. Tente usar a luz do sol para adicionar profundidade e detalhe a sua foto.






3.   Configurações
Utilize as configurações disponíveis
Brinque com os diferentes filtros e faça a conversão no computador para ver o que produz o melhor resultado.

Existem duas maneiras principais de criar imagens em preto e branco – filtros de arte embutidos ou edição de imagem na pós-produção. Muitas câmeras digitais hoje vêm com uma série de modos de cena e filtros artísticos consagrados, incluindo o preto e branco. Estes modos buscam remover a cor e realçar o contraste da foto. O modo Sépia é muito popular e procura recriar o efeito de filmes antigos, ao passo que muitas câmeras oferecem o modo Filme Granulado, que converte suas fotos para monocromáticas e adiciona granulação com ruído, como as antigas fotos de filme.

No entanto, muitos fotógrafos ainda escolhem ignorar estes modos automáticos e convertem suas fotos coloridas para preto e branco usando softwares de edição de imagem após fotografar.

Descobriremos abaixo se os efeitos embutidos na câmera ou a edição das imagens dá o melhor resultado.




4.   Retratos
Faça retratos em preto e branco
Com a iluminação correta, qualquer clique pode ficar excelente.

         Retratos são muito populares na fotografia em preto e branco. Converter um retrato para preto e branco pode suavizar e ressaltar tons de pele, bem como aumentar os detaçhes as expressão facial. Bebês e pessoas de mais idade fivam ainda melhores com as rugas e as texturas da pele sendo ressaltadas, mas qualquer modelo funciona, conforme mostraremos a seguir.

            Remover a cor da foto vai ajudar a obter uma iluminação mais atraente, além de remover quaisquer distrações do segundo plano. Isso também ajuda a chamar atenção ao ponto de foco principal da imagem – os olhos do fotógrafo.

            Retratos também se beneficiam do uso de diferentes efeitos, tais como iluminações high key (baixo contraste, alta exposição) e low key (alto contraste, imagens com tons mais escuros), que ajustam a direção e força da iluminação na cena e podem ser conseguidos ao usar os modos embutidos da câmera ou iluminação extra, como efeitos do flash.

Decifrando jargões
High e low key
Imagens high key são, geralmente, aquelas que contêm a maioria de tons claros, ao passo que imagens low key contém tons e cores mais escuros. Os efeitos high e low key podem ser ressaltados usando consagrados modos de cena e artísticos, que possibilitam enfatizar os tons da cena.



5.   Edição
Use as conversões de preto e branco de forma criativa
Confira um toque de cor no Elements com o nosso tutorial de coloração seletiva.

         Coloração seletiva é o processo de converter uma imagem para preto e branco, mas escolhendo uma parte específica dela para manter colorida.

            Essa técnica destaca o objeto colorido como sendo o ponto focal da foto. Isto deixa o resto da foto sem cor e chama a atenção para o tema escolhido. Experimente para ver como fica!









ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS



sábado, 28 de julho de 2012

terça-feira, 27 de março de 2012

Fotografia Digital - Capítulo VI - Situações Especiais


ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
FOTOGRAFIA DIGITAL – Situações especiais
(Artigo tirado da revista FOTOGRAFIA DIGITAL, da Editora Escalawww.escala.com.br).
Uma verdadeira arte – Harmonia é o principal objetivo no momento da idealização de uma boa e inesquecível foto.

Capítulo VI
Situações Especiais


Cenas e temas
Diversos momentos exigem preparo diferenciado e técnicas específicas do fotógrafo.

FOGOS DE ARTIFÍCIOS
Quantas vezes você já tentou fotografar aquela chuva de fogos de artifício no réveillon? E o resultado? Saiu como o esperado? Caso nunca tenha conseguido a imagem desejada, não se preocupe, é só seguir nossas dicas:

Equipamentos necessários

  • Uma câmara digital (não automática)
  • Uma objetiva grande-angular
  • Tripé

Técnica

  • Utilize o ISO 200.
  • O tempo de exposição será de 4 segundos.
  • A abertura do diafragma de f/11.
  • O tripé é para a fotografia não sair tremida.
  • A grande-angular é necessária para pegar toda cena. Lembre-se que os fogos de artifício vão bem alto.
  • Desligue o flash.

Câmeras automáticas/compactas

  • Fique bem afastado da queima de fogos.
  • Caso não tenha um tripé, pode apoiar a câmera no chão ou em qualquer lugar onde ela fica estática.
  • Utilize o ISO 200.







FOTOGRAFIA COM MOVIMENTO
A técnica de movimento é muito utilizada em fotos de esportes, danças, movimentação de automóveis, entre outros. Mas como os fotógrafos conseguem deixar aquela sensação de velocidade em algumas fotografias? E como eles conseguem congelar aquela ação? Não se preocupe, não é uma técnica tão complicada. Veja como realizar ótimas fotografias utilizando a velocidade do disparo e de do obturador:
  • Caso o objetivo seja priorizar a nitidez, deve-se usar velocidade de obturação alta, aproximadamente 1/100 s. Se a ideia for deixar aquele rastro, então utilizada uma velocidade mais lenta, de 1/30 s.
  • Observe o que vai fotografar, por exemplo: um maratonista tem velocidade bem menor do que um carro de corrida ou ciclista.
  • Fotos de movimento exigem distância do assunto. Por isso a lente mais indicada é uma teleobjetiva.
  • Faça testes até o resultado sair como o esperado.
  • Fotos noturnas que deixam rastros dos faróis dos automóveis pedem velocidade do obturador bem baixa. Às vezes a utilização do tripé é necessária.
Se você gosta de fotografia de shows e tem vontade de produzir boas imagens para mostrar aos amigos, que tal postar na Internet ou quem sabe fazer cobertura fotográfica desses eventos?
 

FOTOS DE CASAMENTOS

A fotografia de casamento é um bom caminho para a profissionalização, mas exige muito cuidado do fotógrafo.
O mais importante é ter consciência da importância dessa data para os noivos e familiares. Antes de sair por aí fotografando casamentos, não se esqueça que não dá para repetir a cerimônia.

Equipamento
Máquina – leve duas câmeras, uma fica de reserva.
Objetiva – zoom 28/35-80/90/105 mm.
Flash – use os modelos mais potentes (Frata, Metz ou Nissin). O uso do flash acionado por fotocélula é recomendado. Ele garante melhor iluminação.

Como começar?
A melhor maneira de começar é praticando no casamento de amigos e parentes. Contudo, não venda seu serviço e avise para não dispensarem o serviço de um profissional.
Converse com algum profissional que já realiza esse trabalho. Veja a possibilidade de trabalhar como assistente.

Equipe
Esse é o tipo de evento que é impossível trabalhar sozinho, pois você vai precisar de ajuda de alguém com responsabilidade para não faltar no dia da cerimônia.
O fotógrafo e seu auxiliar precisam estar vestidos em trajes sociais.
Treine seu assistente, converse e diga o que ele irá fazer.

Passo a passo
  • Nunca deixe de fazer as fotos da noiva no carro, entrada na igreja, casal junto com o padre, padrinhos e plateia.
  • Em locais pequenos é inevitável que o cinegrafista e o fotógrafo fiquem próximos demais. Procure conversar com o outro profissional, veja o que é possível fazer.
  • Utilize velocidade de aproximadamente 1/90. Vai perder um pouco de luz, mas terá imagens mais estáveis.
  • Além da fotocélula, é possível usar radio flash. Seus auxiliares vão posicionar os flashs.
  • Use o ISO 400. Mas se for utilizar o melhor é ISO 100 ou 200, isso garante mais qualidade na ampliação.
  • Utilize sempre o modo manual. Para fotos estáticas, use velocidade 1/30. Para a entrada e saída dos noivos, 1/60 com abertura f/5.6.
  • Fique atento aos movimentos de emoção dos noivos e pais. Não perca o momento dos cumprimentos, sempre rendem belas imagens.
  • Depois de ter feito as fotos que não podem faltar, tente ângulos mais criativos. Um close do beijo, de uma lágrima ou um sorriso.




FOTOGRAFIA DE SHOWS
Todos os eventos, nacionais ou internacionais exigem credencial. Então será necessário entrar em contato com as assessorias de imprensa.
Caso seja uma cobertura independente, a dica é crie um blog, site e poste as fotos lá.
Use essa plataforma para vender seu peixe para as assessorias.
Caso não consiga a credencial, certifique-se com a organização se é permitida a entrada do público portando equipamento de filmagem ou fotográfico. Se for proibido, esqueça. Mas se for permitido, compre seu ingresso e mãos à obra.

Veja algumas dicas:
  • Procure um ponto onde tenha espaço suficiente para você ter mobilidade.
  • Nunca use flash. Os artistas não suportam aquela luz no rosto, já precisam suportar diversos canhões de luz direcionados para o palco.
  • Trabalhe com ISO 800 ou 1600. Observe se a luminosidade do palco é alta. Caso esteja, procure utilizar ISO menor para não ter muita granulação na foto.
  • Os fotógrafos profissionais aconselham uma velocidade de 1/60 s. Dificilmente as fotos saíram tremidas. Caso sinta segurança, pode utilizar velocidade 1/100 s.
  • Utilize o foto automático.
  • Utilize uma objetiva zoom. Com ela vai poder afastar e aproximar do assunto de forma rápida.





AUTORRETRATO
A chegada do Orkut, Myspace, Facebook e outras páginas de relacionamento na Internet fizeram aumentar as fotos de autorretrato. Se você já tentou fazer isso, notou que é preciso várias tentativas para alcançar o resultado desejado. Portanto, como tempo é dinheiro, observe como pode economizá-lo:

Passo a passo

  • Se sua câmera for reflex (sistema de espelho no corpo da câmera, que mostra a fotografia exatamente como o fotógrafo vê através de seu visor), utilize o modo manual, assim consegue um resultado bem melhor.
  • Pode utilizar um tripé ou algum lugar para apoiar o equipamento. Normalmente, os autorretratos mais interessantes são feitos sem esse auxílio. As fotos mais criativas são realizadas só utilizando as mãos.
  • Pegue um objeto e faça o foco na mesma distância que você vai ficar da câmera. Faça também a fotometria da luz.
  • Feito isso, é só substituir o objeto pela pessoa.
  • Caso deseje uma imagem bem próxima do rosto, utilize o modo macro (representado por uma flor na maioria das câmeras digitais).
  • Outra possibilidade de autorretrato é fazer uma foto com espelho, mas dispense o flash.
  • A ideia do autorretrato é ser diferente mesmo e mostrar suas diversas facetas.
  • Os autorretratos do artista plástico e cineasta Andy Warhol (Pittsburgh, 06/08/1928 – Nova Iorque, 22/02/1987) é um ótimo material de referência.



Primeiras cenas

PÔR-DO-SOL
Fotografar o pôr-do-sol é sempre uma ótima ideia. Com certeza, é um das cenas mais belas que a natureza proporciona.

Aí vão algumas dicas:

  • Fotografar castelos de areia: Fique no mesmo nível que o castelo e garanta que sua família também esteja no mesmo nível.
  • A melhor luz será geralmente no final da tarde ou de manhã cedo.
  • Observe os animais na praia, tais como caranguejos e fotografe-os usando a sua função macro.
  • Experimente em pé na água, mantendo sua câmera perto da água e bata a foto tendo como alvo a praia. Mantenha o flash. Isto irá “preencher” as sombras sobre seus rostos (especialmente se seus temas estão usando chapéus).
  • Tenha cuidado com sua câmera, areia e água salgada são muito nocivas e podem danificá-las!
  • A maior dificuldade ao se fotografar o pôr-do-sol está na medição correta da quantidade de luz. A luz direta, vinda do sol, faz com que somente ela seja considerada pelo fotômetro interno da câmera e as áreas adjacentes fiquem escuras, sem detalhe algum, como na fotografia abaixo.


 Passo a passo
  • Utilize uma teleobjetiva acima de 200 mm. Ela permite uma imagem mais próxima do sol. Se sua câmera é automática, utilize apenas o zoom óptico.
  • Faça a fotometria (medição de luz) no céu e nunca diretamente para o sol. Repare que a beleza da foto é a coloração do céu avermelhado ou alaranjado.
  • Algumas câmeras automáticas possuem uma medição de luz parcial da área (spot meter). Isso ajuda, pois dessa maneira é possível medir a área do céu que se deseja que fique com a luz correta.
  • Se o pôr-do-sol é em uma praia, você pode chegar mais próximo da água e tentar ângulos diferentes.
  • A praia é um lugar fantástico, não só para fotografar a família e os amigos se divertindo, como para obter algumas boas fotos de paisagem
Exemplo
Raríssimas vezes encontramos um pôr-do-sol avermelhado, igual a este que fotografamos. A localização geográfica, o clima, a época do ano e as condições do tempo vão dar a tonalidade ao espetáculo. Geralmente ele acontece amarelado, com poucos tons de laranja ou vermelho. Quando encontramos um pôr-do-sol avermelhado vale qualquer esforço para tentar obter uma boa foto. O resultado, por pior que seja sempre agradará.
Se a sua máquina possui zoom óptico, use-o. Não aconselho o uso do zoom digital. Raríssimas câmeras têm um zoom digital quase semelhante, em qualidade ao zoom óptico. A Canon S5IS é uma delas, que com um zoom óptico de 12x consegue multiplicar esse valor por 4, aproximando o assunto 48 vezes, quase sem perder a qualidade. Mas para fotografar esta cena, não precisa, e nem deve usar, tanta aproximação. A função tele, nessas fotos, é realçar o plano de fundo em relação aos elementos do primeiro plano, quando houver.
Quanto à fotometragem, devemos medir a luz nas áreas adjacentes. Nas câmeras automáticas, basta apontar para o céu, por exemplo, apertar o disparador até a metade e mantê-lo nesta posição tão logo a regulagem esteja concluída. Isso fará com que ela não se perca. Em seguida, aponte novamente para o assunto principal, o sol, e faça a tomada da fotografia com a regulagem obtida na focagem do céu.



FOTOGRAFIA DE MODELOS
Fotografar modelos é o sonho de muitos iniciantes. A melhor maneira de começar é contar com ajuda de amigos (as) ou namorados (as).
O importante no trabalho com modelos é dirigir a cena e não esperar que a pessoa saiba o que você quer. Se o objetivo é fazer fotos de nu artístico, seja mais cauteloso e leve o ensaio a sério. O mais importante entre o fotógrafo e o (a) modelo é a confiança.

Equipamento

Objetiva – zoom de 80/105/135 mm ou 300 mm. Caso não tenha esse tipo de lente, não precisa comprar. Seja criativo.

Flash – nas externas use flash menos potente (de preenchimento) ou para efeito com luz direta (sem rebatedor) nas internas. Você pode direcionar o flash para uma parede branca ou teto, isso vai suavizar a luz do flash.

Passo a passo
  • A abertura e velocidade que vai usar é uma escolha sua. Lembre-se, quem vai dirigir a cena é você. Use toda a técnica que aprendeu nos capítulos anteriores.
  • Converse bastante com a pessoa que vai fotografar, mostre alguma referência do que pretende fazer (fotos de revistas). Criar confiança é importante para o (a) modelo ficar mais à vontade.
  • Explique as poses. Evite tocar na pessoa, deixe que ela se posicione. Não deixe o (a) modelo ficar enfurecido (a) e não o (a) segure muito tempo em uma posição.
  • Utilizar objetos para o (a) modelo interagir é interessante. Cadeiras, bolas grandes e coloridas, um tecido. Esses objetos valem muito quando a ideia é realizar um ensaio nu.
  • Faça closes, não fique preso somente nas poses. Dispense aquele plano de 3x4.
  • Fotografe sem afobação. Tenha calma e passe essa tranquilidade para o (a) modelo.
  •  Use e abuse da iluminação. Tente fotografar com velas, lanternas, abajur, entre outras. Não use uma luz chapada sobre o (a) modelo, isso tira toda a graça do corpo.
  • Dispense fetiches exagerados, o resultado pode ser uma foto de mau gosto. Lembre-se que vai mostrar seu trabalho para outras pessoas.
  •  Um dia antes de fotografar o (a) modelo, é importante que ele (a) não use roupas com elásticos, isso deixa marca no corpo. Um banho morno ajuda a amenizar as marcas.
  • Evite locações com muita informação, isso desvia a atenção do (a) modelo. Praias são ótimos lugares para realizar belas imagens.
 
(continua - Próximo capítulo, Photoshop).

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

segunda-feira, 19 de março de 2012

Fotografia Digital - Capítulo V - Composição


ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
FOTOGRAFIA DIGITAL – Composição

(Artigo tirado da revista FOTOGRAFIA DIGITAL, da Editora Escalawww.escala.com.br)
Uma verdadeira arte – Harmonia é o principal objetivo no momento da idealização de uma boa e inesquecível foto.

Capítulo V
Composição

            Sem esquecer a parte técnica, é importante encarar a fotografia como arte, mesmo que esse não seja seu objetivo. Seja em uma foto industrial, casamento ou fotojornalismo, é a sensibilidade do fotógrafo que tornará a imagem atraente.

            Composição fotográfica é a disposição ou arranjo dos assuntos dentro da cena a ser fotografada. A ideia é criar harmonia entre todos os elementos da imagem, tornando-a agradável.

            Composição fotográfica é a seleção e o arranjo agradável dos assuntos dentro da área a ser fotografada.

REGRA DOS TERÇOS
           
            Um ótimo exercício para produzir belas imagens é a Regra dos Terços: imagine que a fotografia seja dividida com duas linhas paralelas horizontais e duas verticais. O encontro das linhas mostra quatro opções (ponto de ouro) para uma boa composição.

            Se o fotógrafo manter os assunto centralizados a foto ficará estática, o mais agradável é equilibrar os “pesos” dos assuntos.

Dicas
  • Utilizar linhas paralelas chama atenção do observador. Um exemplo são as linhas retas de um prédio mais as da rua, que convergem em um único ponto. Dessa maneira ele poderá criar uma imagem tridimensional.
  • Observe que as cores que mais chamam atenção em uma fotografia são o vermelho, azul, verde e amarelo. É importante trabalhar elementos de cores vivas dentro de uma cena de cores tênues para criar um contraste interessante.
  • Criar molduras com alguns elementos da imagem chama mais atenção para o assunto principal. As molduras podem ser folhagens, janelas, portas, entre outras.






A regra dos Terços é utilizada para facilitar a composição. Repare no equilíbrio da imagem.







 PLANOS
                O plano fotográfico é a distância da câmera em relação à cena capturada. Uma imagem pode ter diversos planos, mas é classificada sempre pela principal. Alguns planos dão ideia de distância e espaço, outros têm por objetivo os detalhes.

Grande plano geral
A paisagem é o assunto principal. O sujeito é colocado na sua situação geográfica. O sujeito é acuado pelo ambiente.












Primeiro Plano
                O objetivo é destacar as feições, gestos e emoção do sujeito, Esse plano isola o sujeito do ambiente, o que leva todas as atenções para seu rosto.

























Plano de detalhe
                Isolar uma parte do rosto do sujeito pode criar uma imagem abstrata.























Plano geral
                Nesse enquadramento, o ambiente divide o espaço com o sujeito. Existe uma interação entre ambos. O objetivo é situar o homem no ambiente em que corre a ação.
























Plano médio
                O sujeito preenche o quadro, a cabeça encosta na margem superior do quadro. O corte do sujeito é sempre na cintura. Esse enquadramento deixa espaço para outros elementos completarem a informação.























PALAVRA DO MESTRE
Henri Cartier-Bresson foi um dos grandes mestres da fotografia do século 20. Faleceu em 2 de agosto de 2004 com 95 anos. Trabalhou para as revistas “Life” e “Vogue”. Em 1947, fundou junto de Robert Capa a agência de fotografia Magnun.
                Cartier-Bresson não concordava com fotos arranjadas, montadas em estúdios. Ele admirava o inesperado e acreditava que o fotógrafo tinha que contar com o espírito daquele momento.

“Fotografar (....) é colocar na mesma linha de mira (....) a cabeça, os olhos e o coração.”

“A fotografia por si só não me interessa (....) mas a reportagem sim, a comunicação entre o mundo e o Homem com este instrumento maravilhoso do tamanho da mão que nos faz passar despercebidos. E assim participamos. É uma dança. Entende? É uma grande alegria fotografar assim.”
HENRI CARTIER-BRESSON

DICAS DE FILME
“HENRI CARTIER-BRESSON: Point d’Interrogation”, de Sarah Moon, produzido pela Production Take Five com direitos de copyright de 1994.

(continua - Próximo capítulo, Situações especiais).
ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS